47
[
O Subsonic Ultra Green Aircraft Research (SUGAR) Volt é um projeto
promissor de aeronave com dois motores: um equipado com
combustível convencional, outro funcionando com energia elétrica. O
objetivo é que o primeiro seja acionado em momentos em que se usa
mais energia, como na decolagem; o outro motor, com energia ‘carregada’
previamente, vai operar durante o restante do voo. Isso permitiria a
redução da queima de combustível e da emissão de poluentes.
O projeto é resultado de um contrato concedido pela Nasa à Boeing,
SDUD LGHQWLíFD©¥R GH WHFQRORJLDV GH WUDQVSRUWH FRPHUFLDO SDUD RV DQRV
entre 2030 e 2050.
AVIÃOECONÔMICO
combate que, por meio de um algoritmo batizado
de ALPHA, foi capaz de vencer os pilotos mais
experientes da Força Aérea dos Estados Unidos em
um teste de simulador.
A façanha veio a público em um informe da
University of Cincinnati, em junho de 2016, e, apesar
do resultado animador, os especialistas envolvidos
nos testes dizem que não há expectativas para
usar o sistema em combates reais. No entanto,
íFRX LQTXHVWLRQ£YHO VHX SRWHQFLDO SDUD VHU XVDGR
como ferramenta de simulação para treinamento de
pilotos humanos.
Ana Paula
Ferreira,
diretora de
comunicação da
Boeing
COMODIDADE
Não foi só a cabine de controle que se
GHVHQYROYHX DR ORQJR GRV DQRV $QD 3DXOD DíUPD
que novas tecnologias não param de ser avaliadas
para garantir o desenvolvimento de soluções que
tornem as viagens mais confortáveis. “No Brasil, por
exemplo, estamos realizando testes em parceria
FRP D 863 D íP GH DQDOLVDU GLIHUHQWHV SDU¤PHWURV
que impactarão a sensação de bem-estar do
passageiro durante o vôo, como umidade, ruído
e temperatura.”
Seja na infraestrutura, segurança ou bem-estar
do passageiro e da tripulação, a realidade é que,
quando se fala em tecnologia a favor da aviação, o
KRUL]RQWH ¢ IUHQWH « LQíQLWR
[
“DIFERENTES TECNOLOGIAS
SÃO TESTADAS PELA
INDÚSTRIA AEROESPACIAL
PARA LEVAR AO
DESENVOLVIMENTO DE
INOVAÇÕES CAPAZES DE
TRANSFORMAR OMODO
COMO CRUZAMOS OS CÉUS”
]
REVISTA LOCAWEB
TECNOLOGIA NOS TRANSPORTES