PASSAGEM
PARAOFUTURO
AVIÕES
DESDE OS ANOS DE 1980, AVIAÇÃO COMERCIAL
PASSA POR GRANDES E CONFORTÁVEISMUDANÇAS
TECNOLÓGICAS. AMILITAR NÃO FICA ATRÁS
46
D
urante uma viagem de avião,
HQTXDQWR YRF¬ DVVLVWH D XP ëOPH
observa as nuvens ou tira um
cochilo, uma série de sistemas
inteligentes não para de trabalhar
para oferecer uma experiência agradável e
segura para você, para outros passageiros, a
tripulação e o futuro do planeta.
“Diferentes tecnologias são testadas
FRQVWDQWHPHQWH SHOD LQG¼VWULD DHURHVSDFLDO D íP
de levar ao desenvolvimento de inovações capazes
de transformar o modo como cruzamos os céus”,
garante Ana Paula Ferreira, diretora de comunicação
da Boeing
( www.boeing.com.br) para a América
Latina. O fato é que a mudança do manche para
o “joystick” foi só um dos grandes passos que a
indústria protagonizou e no qual tem trabalhado.
Cada vez mais avançado graças ao casamento
da tecnologia aeronáutica com a informática, o
setor mudou mesmo dos anos de 1980 para cá,
quando aconteceu um grande salto de qualidade da
tecnologia embarcada.
Edvaldo Pereira Lima, autor do livro
Por Trás
do Tapete Mágico - Histórias da Aviação
, destaca
que, hoje, os aviões comerciais já contam com
computadores e sensores que comandam tudo,
da pilotagem ao gerenciamento do motor e à
navegação. “Os pilotos agora são os administradores
desses sistemas, nos quais adicionam um comando
H íFDP PRQLWRUDQGRÜ GL]
MENOS POLUIÇÃO
O empenho da indústria também se volta para
uma tendência cada vez mais forte: um modelo
de aviação comercial baseado em tecnologias
mais sustentáveis e menos nocivas ao meio
ambiente. Hoje, um dos maiores esforços nesse
sentido está voltado para o desenvolvimento dos
biocombustíveis, para que os níveis de emissão e
queima de combustível sejam minimizados.
Prova real desse trabalho é o modelo 737 MAX,
da Boeing, que será equipado com LEAP-1B da CFM
International, para garantir redução da queima
de combustível e da emissão de CO
2
em 13%, em
comparação com as aeronaves de corredor único
mais econômicas da atualidade.
PILOTO DE GUERRA
A tecnologia para a aviação militar também não
íFRX SDUD WU£V H VH GHVHQYROYHX PXLWR
ao longo dos últimos anos. Um case recente
« R VLVWHPD GH LQWHOLJ¬QFLD DUWLíFLDO GH
Edvaldo
Pereira Lima,
jornalista e
autor do livro
Por Trás do
Tapete Mágico
- Histórias da
Aviação
737 MAX, da Boeing, modelo que visa
redução da queima de combustível e
emissão de CO
2
na atmosfera
REVISTA LOCAWEB
ESPECIAL