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PASSAGEM

PARAOFUTURO

AVIÕES

DESDE OS ANOS DE 1980, AVIAÇÃO COMERCIAL

PASSA POR GRANDES E CONFORTÁVEISMUDANÇAS

TECNOLÓGICAS. AMILITAR NÃO FICA ATRÁS

46

D

urante uma viagem de avião,

HQTXDQWR YRF¬ DVVLVWH D XP ëOPH

observa as nuvens ou tira um

cochilo, uma série de sistemas

inteligentes não para de trabalhar

para oferecer uma experiência agradável e

segura para você, para outros passageiros, a

tripulação e o futuro do planeta.

“Diferentes tecnologias são testadas

FRQVWDQWHPHQWH SHOD LQG¼VWULD DHURHVSDFLDO D íP

de levar ao desenvolvimento de inovações capazes

de transformar o modo como cruzamos os céus”,

garante Ana Paula Ferreira, diretora de comunicação

da Boeing

( www.boeing.com.br

) para a América

Latina. O fato é que a mudança do manche para

o “joystick” foi só um dos grandes passos que a

indústria protagonizou e no qual tem trabalhado.

Cada vez mais avançado graças ao casamento

da tecnologia aeronáutica com a informática, o

setor mudou mesmo dos anos de 1980 para cá,

quando aconteceu um grande salto de qualidade da

tecnologia embarcada.

Edvaldo Pereira Lima, autor do livro

Por Trás

do Tapete Mágico - Histórias da Aviação

, destaca

que, hoje, os aviões comerciais já contam com

computadores e sensores que comandam tudo,

da pilotagem ao gerenciamento do motor e à

navegação. “Os pilotos agora são os administradores

desses sistemas, nos quais adicionam um comando

H íFDP PRQLWRUDQGRÜ GL]

MENOS POLUIÇÃO

O empenho da indústria também se volta para

uma tendência cada vez mais forte: um modelo

de aviação comercial baseado em tecnologias

mais sustentáveis e menos nocivas ao meio

ambiente. Hoje, um dos maiores esforços nesse

sentido está voltado para o desenvolvimento dos

biocombustíveis, para que os níveis de emissão e

queima de combustível sejam minimizados.

Prova real desse trabalho é o modelo 737 MAX,

da Boeing, que será equipado com LEAP-1B da CFM

International, para garantir redução da queima

de combustível e da emissão de CO

2

em 13%, em

comparação com as aeronaves de corredor único

mais econômicas da atualidade.

PILOTO DE GUERRA

A tecnologia para a aviação militar também não

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ao longo dos últimos anos. Um case recente

« R VLVWHPD GH LQWHOLJ¬QFLD DUWLíFLDO GH

Edvaldo

Pereira Lima,

jornalista e

autor do livro

Por Trás do

Tapete Mágico

- Histórias da

Aviação

737 MAX, da Boeing, modelo que visa

redução da queima de combustível e

emissão de CO

2

na atmosfera

REVISTA LOCAWEB

ESPECIAL