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SOLUÇÃODEECONOMIAE

MOBILIDADEURBANA

METRÔ

MAIS DO QUE TRILHOS E VAGÕES,

INTEGRAR TECNOLOGIA AOMETRÔ

PODE ESTIMULAR O CRESCIMENTO

DAS CIDADES

42

N

a lista das cidades com sistemas de

metrô mais modernos, estão Nova

York, Pequim, Dubai, Paris e São

Paulo. O sistema paulista, inclusive,

tem um dos melhores intervalos

entre trens do mundo e já foi inaugurado de

forma bastante automatizada, com sistemas

de controle, sinalização e frenagem modernos.

Mas tanto ele, quanto a boa parte dos metrôs

ao redor do mundo, não são perfeitos.

Um dos maiores problemas é uma questão

matemática. O número de usuários de metrô cresce

a uma velocidade muito maior do que o de vagões

e linhas. O resultado é direto: aperto. A solução,

nesse caso, além da melhora da rede ferroviária, é

a aplicação de uma tendência mundial para o futuro

dos metrôs conhecida como centralidade.

Emiliano Stanislau, presidente da Associação

dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (Aeamesp,

www.aeamesp.org.br )

, explica que a metodologia

consiste em pensar no metrô em conjunto com

a cidade para que, mais do que simplesmente

carregar pessoas, funcione como um indutor de

desenvolvimento para a melhoria da cidade e da

vida do passageiro. E, dentro desse contexto, quanto

PDLV PRGHUQR H HíFLHQWH HOH IRU PHOKRU

AUTOMATIZAÇÃO

De olho na tendência da centralidade, metrôs de

várias partes do mundo já fazem uso da tecnologia

de Controle de Trens Baseado em Comunicação

(CTBC), considerada o sistema de controle de

trens mais moderno do mundo. Na prática, esse

sistema permite uma comunicação bilateral que,

via frequência de rádio, envia à central informações

em tempo real sobre como os trens devem se

locomover.

Metrô de Dubai:

modal é o modo

mais racional

de se locomover

em grandes

cidades

Emiliano

Stanislau,

presidente da

Aeamesp

Além de diminuir os intervalos de tempo entre

os trens em função de seu monitoramento preciso,

o sistema também ajuda a garantir a segurança dos

passageiros e condutores, pois evita que um trem

ocupe o espaço do outro e cause acidentes.

BOM PARA O PAÍS

No Brasil, de acordo com o IBGE, 84,2% da

população mora nas áreas urbanas. Emiliano diz

TXH SRU FRQWD GLVVR « GHYHU GD FLGDGH VHU HíFLHQWH

Investir no desenvolvimento do metrô é uma forma

de gerar vagas de emprego e melhorar a economia.

“A tendência é que o metrô dê uma forma

mais racional e integrada de se locomover na área

urbana”, comenta o especialista. Comportamento

esse que pode orientar o crescimento das cidades

por conta do ganho em mobilidade urbana, redução

da poluição e melhora da qualidade de vida.

[

Em parceria com o CTBC, o sistema Driveless tem permitido

automatização ainda maior no metrô. A tecnologia garante que toda

operação – condução, paradas regulares e de emergência, abertura

e fechamento de portas dos vagões e plataformas – seja feita sem a

presença de um condutor humano.

DRIVELESS

REVISTA LOCAWEB

ESPECIAL