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CODE/

WEBGL

PRO-

GRAMAÇÃO WEBGL

2 HORAS

58

DICAS PARA PROGRAMAR DE UMA

MANEIRA FÁCIL E DESCOMPLICADA

W

ebGL (Web Graphics

/LEUDU\ « XPD $3, HP

JavaScript. Derivada

do elemento canvas

da HTML5, ela oferece

suporte para renderização

GH JU£ëFRV ' H ' &RPR

pode ser implementado em

uma aplicação web sem a

necessidade de plug-ins no

navegador, é uma API muito

interessante para criar

animações de forma rápida

H FRQë£YHO

WebGL é acessada por

meio de interfaces DOM

(Document Object Model), com

gerenciamento automático de

memória, que é fornecida como

parte da linguagem JavaScript.

PRIMEIRO TESTE

Para saber se seu navegador

suporta WebGL, basta acessar

o link

KWWSV JHW ZHEJO RUJ

.

Se a imagem dinâmica de um

cubo aparecer em rotação, seu

navegador tem suporte à API

e pode ser usado para acessar

qualquer renderização criada

com ela.

Embora seja uma ferramenta

HíFLHQWH Q¥R « I£FLO GH SURJUDPDU

diretamente. Por isso, diversos

frameworks surgiram para auxiliar

R XVR GD $3, FRPR XQLW\ G

com, goocreate.com, clara.io,

SOD\FDQYDV FRP HQWUH RXWURV

Para este tutorial, a ideia é usar

R 3OD\&DQYDV TXH WHP XP SODQR

gratuito para desenvolvimento.

O CUBO QUE GIRA

Antes de usar o framework

3OD\&DQYDV R REMHWLYR « FULDU XP

cubo com animação rotacional,

acessando diretamente a API.

A FORÇA

DOWEBGL

Primeiro, é preciso referenciar as

bibliotecas necessárias da API.

Abra um arquivo de texto e

digite estas linhas:

<!DOCTYPE html>

<html lang="en" dir="ltr"

class="client-nojs">

<head>

<meta charset="UTF-8" />

<title>Tutorial – Cubo que

gira</title>

<script type="text/

javascript" src="https://

www.khronos.org/registry/

webgl/sdk/demos/common/

webgl-utils.js"></script>

<script type="text/

Aprenda a usar esta

API, derivada do

canvas da HTML5,

com suporte para

renderização de

gráficos 2D e 3D

Por Homero Ottoni

O PlayCanvas é

um framework

que permite

trabalhar mais

facilmente

com o WebGL

javascript" src="https://

www.khronos.org/registry/

webgl/sdk/debug/webgl-debug.

js"></script>

<script src=

"https://www

.

khronos.org/registry/webgl/

sdk/demos/webkit/resources/

J3DI.js"></script>

<script src=

"https://www

.

khronos.org/registry/webgl/

sdk/demos/webkit/resources/

J3DIMath.js" type="text/

javascript"> </script>

A biblioteca principal está

contida no arquivo webgl-utils.js. As

bibliotecas J3DI e J3DIMath trazem

recursos de matrizes necessários

REVISTA LOCAWEB