Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  53 / 68 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 53 / 68 Next Page
Page Background

53

COMASMÃOS

MOBILE FIRST QUER INSPIRAR AS EMPRESAS A

PENSARMAIS (E PRIMEIRO) NO AMBIENTE MÓVEL.

ESSA É A CHANCE DE GARANTIR UMA EXPERIÊNCIA

DE USUÁRIO AINDAMAIS COMPLETA, CÔMODA E

PRESENTE ONDE E QUANDO O CLIENTE PRECISAR

Por Marcella Blass

D

HëQLGR LQLFLDOPHQWH SRU /XNH :UREOHZVNL GR *RRJOH

FRPR D LGHLD GH SHQVDU PRELOH DQWHV GR GHVNWRS R

FRQFHLWR 0RELOH )LUVW DSDUHFHX SDUD TXH DV HPSUHVDV

GHVHQYROYDP VHX SRGHU GH V¯QWHVH $ëQDO R XQLYHUVR PµYHO

Q¥R G£ FKDQFH SDUD FRQWH¼GR GH UHOHY¤QFLD GXYLGRVD

O conceito ganhou força com a popularização dos smartphones e o

nascimento das startups digitais. Ao trabalhar dessa forma, Edu Agni (

www.

uxdesign.blog.br

), especialista em User Experience e veterano na área de

design e usabilidade, conta que os desenvolvedores conseguem pensar não

apenas de uma forma objetiva na versão mobile como também otimizar as

plataformas desktop.

No Brasil, o conceito começou a ser usado pouco depois de 2010. O

primeiro segmento a apostar foi o e-commerce, seguido pelos aplicativos de

táxi, que hoje são considerados referência de Mobile First no País.

Um dos precursores foi o aplicativo de transporte Easy Taxi (

www.

easytaxi.com/br

). Lançado em 2012, o software nasceu em uma época

na qual os smartphones ainda não tinham tanta popularidade. “Quando

lançamos, inclusive, distribuímos aparelhos para alguns motoristas poderem

usar o serviço”, conta Fernando Matias, diretor-geral da empresa no Brasil.

Hoje, a marca se considera parte importante do processo de penetração

desses dispositivos no mercado brasileiro.

VOCÊVÊ

OUCOMOSOLHOS?

Diego Eis,

coordenador de

desenvolvimento

de produto da

Locaweb

REVISTA LOCAWEB

MOBILE FIRST