50
receber. “Quem assina um clube de curadoria quer
conhecimento e aprendizado, quer descobrir coisas
QRYDV VHU VXUSUHHQGLGRÜ DíUPD *DEULHO 5LEHLUR
fundador do clube de gastronomia BistroBox (
http://
bistrobox.com.br
H GD $VVRFLD©¥R %UDVLOHLUD GRV
&OXEHV GH $VVLQDWXUD
www.clubesdeassinatura.
com.br
). O legal é que, geralmente, os produtos são
escolhidos por especialistas da área. Por exemplo,
QD 7$* FDGD P¬V DOJXPD UHIHU¬QFLD GR FHQ£ULR
intelectual e literário indica o livro que será enviado
aos associados.
Vale ressaltar que no segundo molde dá para
assinar os mais variados tipos de serviços. Há
empresas focadas em pet shop, azeite, vinho,
[
Para os empreendedores, é muito mais fácil administrar um clube
de assinatura do que um e-commerce. Isso porque se trabalha
com estoque mínimo e tudo o que for comprado já está vendido.
“Para mim é mais viável porque é algo que eu tenho programado.
Eu sei que tal dia eu tenho que entregar X arranjos. Assim, posso
QHJRFLDU R YDORU GDV ìRUHV H FRQVLJR ID]HU DOJR PDLV HODERUDGR
conforme o número de pedidos”, diz Dalila Assunção, sócia e
fundadora da Gentileza.
Já para os clientes a vantagem de comprar em um clube de assinatura
é que terão em suas mãos uma experiência mais completa. “Quem acessa
uma loja virtual não tem recomendações, informações sobre os produtos,
Q¥R JDQKD GLFDV GH FRPR XVDU R TXH FRPSURXÜ DíUPD *DEULHO 5LEHLUR
IXQGDGRU GD %LVWUR%R[ H GD $VVRFLD©¥R %UDVLOHLUD GRV &OXEHV GH $VVLQDWXUD
No clube o contato é mais dinâmico. O produto chega na casa do cliente, ele
usa e pode dar um retorno para a marca.
Por causa da tendência, alguns comércios eletrônicos também passaram
a oferecer o serviço. Um bom exemplo é a Wine.com.br que criou o ClubeW,
um clube de vinhos que hoje é considerado o maior do Brasil commais de
PLO DVVLQDQWHV 2XWUR H[HPSOR « D 0HQÙV 0DUNHW $ HPSUHVD FRPH©RX
vendendo produtos para homens em sua loja virtual e agora também
entrega caixinhas para seus mais de 3 mil associados.
CLUBEDE ASSINATURA
VS.
E-COMMERCE
André Moura Gomes, assinante do clube
de livros TAG, acredita que o potencial
do serviço está em entregar novidades
[
EXISTEMDOIS TIPOS DE CLUBES DE
ASSINATURA, UM FOCA EMPRATICIDADE E O
OUTRO, NA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO
]
REVISTA LOCAWEB
ESPECIAL