49
DOCLUBE
VEJA COMO INVESTIR EMSERVIÇOS DE
ASSINATURA, PROGRAMA QUE CADA VEZ MAIS
CONQUISTA CLIENTES POR OFERECER PRODUTOS
SELECIONADOS A DEDO
Por Bianca Bellucci
P
ara entender como funcionam os clubes de assinatura,
EDVWD OHPEUDU VH GR ëOPH
Clube de Compras Dallas
. O
premiado longa conta a história de Ron Woodroof, um
cowboy heterossexual e preconceituoso que foi
diagnosticado com Aids em plena década de 1980, quando
ainda era tabu falar sobre o assunto. Para “prolongar” sua
expectativa de vida, ele decide usar medicamentos considerados
ilegais. Ao ver que outras pessoas que estão na mesma situação
topariam também os consumir mesmo correndo riscos, Ron decide
criar um clube que fornece os remédios. Para fazer parte, só era
preciso pagar uma taxa mensal de US$ 400.
Tirando a visão ilegal e obscura do drama baseado em fatos reais
estrelado por Matthew McConaughey e Jared Leto, existe a fórmula crua
dos clubes de assinatura. Basicamente, são empresas que oferecem
SURGXWRV HVSHF¯íFRV SDUD VHXV FOLHQWHV H HQWUHJDP D PHUFDGRULD FRP
comodidade em sua casa. Para receber tal “presente”, é necessário pagar
XPD PHQVDOLGDGH í[D $ TXHVW¥R « TXH SRU WU£V H[LVWH PXLWR PDLV SURSµVLWR
e cuidado do que simplesmente ganhar dinheiro, como fazia Ron.
O MODELO DE NEGÓCIOS
Existem dois tipos de clubes de assinatura. O primeiro foca na
praticidade. Eles entregam produtos que estão sempre na rotina do cliente,
como absorventes ou anticoncepcionais. Todo mês, a empresa garante
o envio de maneira prática, conveniente e sem que o usuário precise se
preocupar com tal mercadoria. Uma das companhias do setor é a Home
Shave Club, que entrega lâminas de barbear a partir de R$ 8 mensais.
O outro modelo preza pela experiência do usuário. O cliente contrata um
serviço de que gosta (livros, cosméticos, cervejas), mas não sabe o que vai
Renata
Tomoyose,
associada do
ClubeW, da
Wine.com.br
Flora Singer,
diretora
do clube de
produtos de
beleza Glambox
Audrey Grace
Santos Dias
Pereira,
cliente da
Glambox
FAÇAPARTE
Dalila
Assunção,
fundadora do
clube de flores
Gentileza
Gabriel
Ribeiro, da
Associação
Brasileira
dos Clubes de
Assinatura
REVISTA LOCAWEB
CLUBES DE ASSINATURA