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Mesmo com um universo tão rico em suas mãos,
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só conseguiu convencer a Fox a investir porque abriu
mão de seu salário inicial como diretor. Mas, em troca,
pediu os direitos de merchandising. O que parecia uma
bobagem para o estúdio acabou rendendo milhões
a Lucas, que faturou com roupas, bonecos e os mais
variados itens. Carrie Fisher, a Princesa Leia, até brinca
dizendo que toda vez que se olha no espelho deve
pagar alguns dólares para George.
PULO DO GATO
Embora
Star Wars
tenha um enredo fantástico,
as revelações que dão um novo rumo à franquia só
aparecem nos episódios V e VI. O primeiro longa da
VDJD « DSHQDV XP µWLPR íOPH GH DYHQWXUD FRP D
jornada do herói bem estabelecida, personagens
cativantes e uma temática espacial. O pulo do gato que
fez com que se destacasse foram os efeitos especiais.
Com recursos tecnológicos limitados e que
LPSHGLDP TXH R íOPH IRVVH IHLWR GD IRUPD TXH *HRUJH
tinha imaginado, o diretor acabou tendo de recorrer
D XP SODQR GHVDíDGRU FULDU VXD SUµSULD HPSUHVD GH
Com a história
construída em
cima da Teoria
do Monomito,
presente no
livro
O Herói
de Mil Faces
,
de Joseph
Campbell, a
saga
Star
Wars
inovou
em sistemas
de animação,
fotografia e
gráficos para
conquistar
o público.
Hoje, conta
com o poderoso
aparato de
marketing da
Disney para
atrair novos
fãs para o
lado luminoso
da força
efeitos especiais. A Industrial Light & Magic nasceu
em 1975 e se especializou emmodernizar e digitalizar
as técnicas análogas. Ela ainda é considerada uma
das mais inovadoras do ramo e foi responsável pelos
efeitos em
De Volta para o Futuro
,
Harry Potter
,
Os
Vingadores
e muitos outros.
Para atingir a qualidade que Lucas queria, um
grupo de jovens engenheiros passou quase dois anos
trabalhando em um local no norte de Los Angeles
(EUA). O objetivo era encontrar formas de inovar
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assim como as impressoras ópticas, com as quais
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os movimentos de diferentes ângulos e que permitiu a
criação das famosas batalhas no espaço. Vale lembrar
que o esforço de Lucas e sua equipe foi condecorado
com o Oscar de Melhores Efeitos Visuais.
Conforme os recursos visuais cresciam, Lucas fazia
alguns ajustes na trilogia. O episódio IV foi reeditado
cinco vezes: 1978, 1979, 1981, 1982 e 1997. A última
versão contou até com um relançamento. Foi nessa
época que o diretor soltou uma bomba:
Star Wars
teria
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visão original da saga e, assim, seria possível contar a
história com os efeitos visuais que ele tanto queria.
LEGADO
Com expectativas altas, os episódios I, II e III
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como pano de fundo a história de como Anakin
Skywalker virou Darth Vader. Embora os efeitos
visuais tenham agradado e o Yoda digitalizado
tenha conquistado o público, a impressão que
íFRX IRL D GH TXH /XFDV KDYLD VH HQFDQWDGR FRP
a tecnologia digital e suas possibilidades de criar
mundos e se esquecido do básico: contar uma boa
história. A recepção morna fez com que Lucas, que
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Star Wars
era composto de três
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