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Mesmo com um universo tão rico em suas mãos,

*HRUJH /XFDV WHYH GH UDODU SDUD HPSODFDU R íOPH (

só conseguiu convencer a Fox a investir porque abriu

mão de seu salário inicial como diretor. Mas, em troca,

pediu os direitos de merchandising. O que parecia uma

bobagem para o estúdio acabou rendendo milhões

a Lucas, que faturou com roupas, bonecos e os mais

variados itens. Carrie Fisher, a Princesa Leia, até brinca

dizendo que toda vez que se olha no espelho deve

pagar alguns dólares para George.

PULO DO GATO

Embora

Star Wars

tenha um enredo fantástico,

as revelações que dão um novo rumo à franquia só

aparecem nos episódios V e VI. O primeiro longa da

VDJD « DSHQDV XP µWLPR íOPH GH DYHQWXUD FRP D

jornada do herói bem estabelecida, personagens

cativantes e uma temática espacial. O pulo do gato que

fez com que se destacasse foram os efeitos especiais.

Com recursos tecnológicos limitados e que

LPSHGLDP TXH R íOPH IRVVH IHLWR GD IRUPD TXH *HRUJH

tinha imaginado, o diretor acabou tendo de recorrer

D XP SODQR GHVDíDGRU FULDU VXD SUµSULD HPSUHVD GH

Com a história

construída em

cima da Teoria

do Monomito,

presente no

livro

O Herói

de Mil Faces

,

de Joseph

Campbell, a

saga

Star

Wars

inovou

em sistemas

de animação,

fotografia e

gráficos para

conquistar

o público.

Hoje, conta

com o poderoso

aparato de

marketing da

Disney para

atrair novos

fãs para o

lado luminoso

da força

efeitos especiais. A Industrial Light & Magic nasceu

em 1975 e se especializou emmodernizar e digitalizar

as técnicas análogas. Ela ainda é considerada uma

das mais inovadoras do ramo e foi responsável pelos

efeitos em

De Volta para o Futuro

,

Harry Potter

,

Os

Vingadores

e muitos outros.

Para atingir a qualidade que Lucas queria, um

grupo de jovens engenheiros passou quase dois anos

trabalhando em um local no norte de Los Angeles

(EUA). O objetivo era encontrar formas de inovar

RV VLVWHPDV GH DQLPD©¥R IRWRJUDíD H JU£íFRV

assim como as impressoras ópticas, com as quais

PHVFODYDP Y£ULDV íOPDJHQV 'HVVH HQFRQWUR VXUJLX D

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os movimentos de diferentes ângulos e que permitiu a

criação das famosas batalhas no espaço. Vale lembrar

que o esforço de Lucas e sua equipe foi condecorado

com o Oscar de Melhores Efeitos Visuais.

Conforme os recursos visuais cresciam, Lucas fazia

alguns ajustes na trilogia. O episódio IV foi reeditado

cinco vezes: 1978, 1979, 1981, 1982 e 1997. A última

versão contou até com um relançamento. Foi nessa

época que o diretor soltou uma bomba:

Star Wars

teria

PDLV WU¬V íOPHV ,VVR SRUTXH /XFDV WLQKD FRQFOX¯GR

TXH D WHFQRORJLD GLJLWDO íQDOPHQWH WLQKD DOFDQ©DGR D

visão original da saga e, assim, seria possível contar a

história com os efeitos visuais que ele tanto queria.

LEGADO

Com expectativas altas, os episódios I, II e III

IRUDP ODQ©DGRV HQWUH H

2V íOPHV WLQKDP

como pano de fundo a história de como Anakin

Skywalker virou Darth Vader. Embora os efeitos

visuais tenham agradado e o Yoda digitalizado

tenha conquistado o público, a impressão que

íFRX IRL D GH TXH /XFDV KDYLD VH HQFDQWDGR FRP

a tecnologia digital e suas possibilidades de criar

mundos e se esquecido do básico: contar uma boa

história. A recepção morna fez com que Lucas, que

DQWHV DíUPDYD TXH

Star Wars

era composto de três

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