Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  52 / 68 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 52 / 68 Next Page
Page Background

52

EDUCAÇÃO

NOSTEMPOSDAWEB

USO DA TECNOLOGIA CONSEGUE TORNARMÉTODOS DE ESTUDO

MAIS ATRATIVOS E EFICIENTES

Por Maria Beatriz Vaccari

A

té alguns anos atrás, as salas

de aula contavam com os

arcaicos retroprojetores. Ao

longo dos anos, o processo de

posicionar uma folha

transparente sob a luz de um dispositivo

foi substituído pelos computadores e

projetores. O avanço das tecnologias fez

com que os complementos da educação

ëFDVVHP GLVSRQ¯YHLV GHQWUR H IRUD GD

sala de aula. Atualmente, estudantes

conseguem usar tablets, plataformas

online e até óculos de realidade virtual

para investir no aprendizado.

Um dos principais atrativos da relação

entre web e aprendizagem é a personalização

dos conteúdos. Não importa o assunto,

existem plataformas que conseguem adaptar

as informações conforme necessidades,

interesses ou diículdades do estudante.

Com isso, o processo se torna, além de mais

interativo, mais eíciente.

“Existem recursos que só podem ser

realizados por meio da web e um conjunto

de sensores e dispositivos que tornam a

aprendizagem ub¯qua. ,sso signiíca levar o

aprendizado a qualquer hora, em qualquer

lugar e para qualquer pessoa. Esse conceito

é chamado Anytime, Anywhere, Anybody

/earning AAA/ Ü, explica 6eiji ,sotani, professor

do Instituto de Ciências Matemáticas e de

Computação da Universidade de São Paulo

USP e cofundador da ferramenta Meu7utor

Soluções Educacionais, uma plataforma online

de aprendizado. Ele também esteve presente

no Pint of Science Brasil, um dos eventos

mundiais mais inîuentes na discussão sobre

tecnologia em união com a educação.

Apesar da popularização e do aumento

dos recursos de ensino via web, Isotani, não

acredita que um dia eles vão substituir o

método tradicional. “Acredito que o estudo

pela web complementa o estudo formal. É

importante lembrar que a tecnologia por si só

não ajuda a aprendizagem. Ela precisa se unir à

educação”, explica.

O professor da USP crê que a web vai se

tornar algo indispensável quando o assunto for

expandir conhecimentos. “Ela deve ser inerente

à educação, de tal forma que a tecnologia esteja

tão integrada ao ensino que se torne transparente

a alunos, professores e gestores. Isso só será

possível quando a internet estiver onipresente,

seja no ambiente educacional, para apoiar a

aprendizagem formal, seja no cotidiano do

aluno, para apoiar a aprendizagem informal em

diferentes situações”, aírma.

NO UNIVERSO VIRTUAL

Apesar de parecer coisa do futuro, os

óculos de realidade virtual já existem faz

tempo. Além dos conhecidos recursos de

entretenimento, os dispositivos também

podem ser usados como aliados da educação.

O Beenoculus, por exemplo, é uma espécie

de óculos de realidade virtual de baixo custo 5

129). Diferentemente de outros dispositivos, não

conta com um display próprio. A tela nada mais

Caio Braz,

empreendedor

e fundador

da plataforma

Backpacker -

backpacker.com.br

Seiji Isotani,

professor da

Universidade de

São Paulo (USP)

e cofundador

da ferramenta

MeuTutor

meututor.com.br

REVISTA LOCAWEB

ESPECIAL