52
EDUCAÇÃO
NOSTEMPOSDAWEB
USO DA TECNOLOGIA CONSEGUE TORNARMÉTODOS DE ESTUDO
MAIS ATRATIVOS E EFICIENTES
Por Maria Beatriz Vaccari
A
té alguns anos atrás, as salas
de aula contavam com os
arcaicos retroprojetores. Ao
longo dos anos, o processo de
posicionar uma folha
transparente sob a luz de um dispositivo
foi substituído pelos computadores e
projetores. O avanço das tecnologias fez
com que os complementos da educação
ëFDVVHP GLVSRQ¯YHLV GHQWUR H IRUD GD
sala de aula. Atualmente, estudantes
conseguem usar tablets, plataformas
online e até óculos de realidade virtual
para investir no aprendizado.
Um dos principais atrativos da relação
entre web e aprendizagem é a personalização
dos conteúdos. Não importa o assunto,
existem plataformas que conseguem adaptar
as informações conforme necessidades,
interesses ou diículdades do estudante.
Com isso, o processo se torna, além de mais
interativo, mais eíciente.
“Existem recursos que só podem ser
realizados por meio da web e um conjunto
de sensores e dispositivos que tornam a
aprendizagem ub¯qua. ,sso signiíca levar o
aprendizado a qualquer hora, em qualquer
lugar e para qualquer pessoa. Esse conceito
é chamado Anytime, Anywhere, Anybody
/earning AAA/ Ü, explica 6eiji ,sotani, professor
do Instituto de Ciências Matemáticas e de
Computação da Universidade de São Paulo
USP e cofundador da ferramenta Meu7utor
Soluções Educacionais, uma plataforma online
de aprendizado. Ele também esteve presente
no Pint of Science Brasil, um dos eventos
mundiais mais inîuentes na discussão sobre
tecnologia em união com a educação.
Apesar da popularização e do aumento
dos recursos de ensino via web, Isotani, não
acredita que um dia eles vão substituir o
método tradicional. “Acredito que o estudo
pela web complementa o estudo formal. É
importante lembrar que a tecnologia por si só
não ajuda a aprendizagem. Ela precisa se unir à
educação”, explica.
O professor da USP crê que a web vai se
tornar algo indispensável quando o assunto for
expandir conhecimentos. “Ela deve ser inerente
à educação, de tal forma que a tecnologia esteja
tão integrada ao ensino que se torne transparente
a alunos, professores e gestores. Isso só será
possível quando a internet estiver onipresente,
seja no ambiente educacional, para apoiar a
aprendizagem formal, seja no cotidiano do
aluno, para apoiar a aprendizagem informal em
diferentes situações”, aírma.
NO UNIVERSO VIRTUAL
Apesar de parecer coisa do futuro, os
óculos de realidade virtual já existem faz
tempo. Além dos conhecidos recursos de
entretenimento, os dispositivos também
podem ser usados como aliados da educação.
O Beenoculus, por exemplo, é uma espécie
de óculos de realidade virtual de baixo custo 5
129). Diferentemente de outros dispositivos, não
conta com um display próprio. A tela nada mais
Caio Braz,
empreendedor
e fundador
da plataforma
Backpacker -
backpacker.com.br
Seiji Isotani,
professor da
Universidade de
São Paulo (USP)
e cofundador
da ferramenta
MeuTutor
meututor.com.br
REVISTA LOCAWEB
ESPECIAL