POST
DO DIEGO
DEV WEB
32
Cargo:
Criador do
Tableless.com.br e
coordenador de
Front-end na Locaweb
Contato:
diego@
tabeless.com.br
Twitter:
@diegoeis
DIEGO EIS
e você é novo na área,
deve entender que o
desenvolvimento para
internet passou por várias
revoluções. Uma das mais
recentes e que você deve
ter acompanhado de perto foi o
nascimento do HTML5.
O WHATWG é um grupo de
desenvolvedores que não se conformavam
com a velocidade em que as coisas
aconteciam no W3C. Esse grupo foi fundado
por membros de Mozilla, Apple e Opera por
volta de 2004. Eles resolveram iniciar a escrita
de uma nova recomendação para o HTML, já
que o W3C iria abandonar a linguagem e focar
apenas naquelas baseadas em XML.
Deu certo. Como os membros tinham
LQîX¬QFLD QD FRPXQLGDGH H WDPE«P
dentro dos browsers, o HTML5 logo se
tornou popular. Os browsers começaram
a adotar as novidades imediatamente e os
desenvolvedores começaram a implementá-las
em seus projetos.
Isso, porém, deu início a uma rixa entre o
WHATWG e o W3C. Mas o próprio Tim Berners-
-Lee, conhecido como o pai da internet por
ter criado a World Wide Web, admitiu em
outubro de 2006 que as tentativas de migrar
do HTML para XML não estavam funcionando
muito bem. Foi aí que o W3C decidiu criar um
HTML Working Group, começando do zero e
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base para a futura versão do HTML. Isso foi, ao
mesmo tempo, bom e ruim.
8P GRV SUREOHPDV « TXDO HVSHFLíFD©¥R
os desenvolvedores devem seguir quando há
duas delas? Aposto que você, hoje em dia,
acessa pouco a documentação do W3C, não
é? Eu gosto bastante do WHATWG, porque a
documentação deles é bastante ativa. Eles
escrevem-na com base em pequenos pedaços
e não como algo monolítico, que muda de
tempos em tempos depois de muita, muita
revisão. Assim, são mais ágeis.
Mas quem decide quais as futuras
novidades? O W3C está trabalhando no HTMl
5.1, que inclui uma série de novidades em
Canvas e drag-and-drop. Mas o WHATWG
também está com foco em coisas assim.
O W3C tem tentado se mover mais rápido
no processo de transformar rascunhos em
recomendações. Mas isso não é tão fácil. Para
se movimentar rápido, você precisa desapegar
de algumas coisas. A ideia do W3C é que tudo
seja altamente estável.
Existem três pilares principais: W3C,
browsers e devs. E eu sempre presto atenção
nos browsers. Se eles acham legal uma
GHWHUPLQDGD HVSHFLíFD©¥R FRPH©DP D
adotá-la de forma que os devs implementam
essa novidade em seus projetos. Vamos ver
como isso tudo se desenrola. E participe. Não
seja um dev passivo às mudanças.
S
[
O PAPEL DO
W3C É BASTANTE
IMPORTANTE PARA
REGULAMENTAR
PADRÕES. MAS
ELE PRECISA
SEGUIR A
VELOCIDADE
DOS DEVS,
ASSIM COMO
OS BROWSERS
TÊM FEITO
]
WHATWG
EW3C
LW
REVISTA LOCAWEB