Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  32 / 68 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 32 / 68 Next Page
Page Background

POST

DO DIEGO

DEV WEB

32

Cargo:

Criador do

Tableless.com.br e

coordenador de

Front-end na Locaweb

Contato:

diego@

tabeless.com.br

Twitter:

@diegoeis

DIEGO EIS

e você é novo na área,

deve entender que o

desenvolvimento para

internet passou por várias

revoluções. Uma das mais

recentes e que você deve

ter acompanhado de perto foi o

nascimento do HTML5.

O WHATWG é um grupo de

desenvolvedores que não se conformavam

com a velocidade em que as coisas

aconteciam no W3C. Esse grupo foi fundado

por membros de Mozilla, Apple e Opera por

volta de 2004. Eles resolveram iniciar a escrita

de uma nova recomendação para o HTML, já

que o W3C iria abandonar a linguagem e focar

apenas naquelas baseadas em XML.

Deu certo. Como os membros tinham

LQîX¬QFLD QD FRPXQLGDGH H WDPE«P

dentro dos browsers, o HTML5 logo se

tornou popular. Os browsers começaram

a adotar as novidades imediatamente e os

desenvolvedores começaram a implementá-las

em seus projetos.

Isso, porém, deu início a uma rixa entre o

WHATWG e o W3C. Mas o próprio Tim Berners-

-Lee, conhecido como o pai da internet por

ter criado a World Wide Web, admitiu em

outubro de 2006 que as tentativas de migrar

do HTML para XML não estavam funcionando

muito bem. Foi aí que o W3C decidiu criar um

HTML Working Group, começando do zero e

XVDQGR DV HVSHFLíFD©·HV GR :+$7:* FRPR

base para a futura versão do HTML. Isso foi, ao

mesmo tempo, bom e ruim.

8P GRV SUREOHPDV « TXDO HVSHFLíFD©¥R

os desenvolvedores devem seguir quando há

duas delas? Aposto que você, hoje em dia,

acessa pouco a documentação do W3C, não

é? Eu gosto bastante do WHATWG, porque a

documentação deles é bastante ativa. Eles

escrevem-na com base em pequenos pedaços

e não como algo monolítico, que muda de

tempos em tempos depois de muita, muita

revisão. Assim, são mais ágeis.

Mas quem decide quais as futuras

novidades? O W3C está trabalhando no HTMl

5.1, que inclui uma série de novidades em

Canvas e drag-and-drop. Mas o WHATWG

também está com foco em coisas assim.

O W3C tem tentado se mover mais rápido

no processo de transformar rascunhos em

recomendações. Mas isso não é tão fácil. Para

se movimentar rápido, você precisa desapegar

de algumas coisas. A ideia do W3C é que tudo

seja altamente estável.

Existem três pilares principais: W3C,

browsers e devs. E eu sempre presto atenção

nos browsers. Se eles acham legal uma

GHWHUPLQDGD HVSHFLíFD©¥R FRPH©DP D

adotá-la de forma que os devs implementam

essa novidade em seus projetos. Vamos ver

como isso tudo se desenrola. E participe. Não

seja um dev passivo às mudanças.

S

[

O PAPEL DO

W3C É BASTANTE

IMPORTANTE PARA

REGULAMENTAR

PADRÕES. MAS

ELE PRECISA

SEGUIR A

VELOCIDADE

DOS DEVS,

ASSIM COMO

OS BROWSERS

TÊM FEITO

]

WHATWG

EW3C

LW

REVISTA LOCAWEB