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REVISTA LOCAWEB
ao
leitor
T
odos os “gurus da internet” previram a morte do e-mail
marketing nos últimos anos. Tinha até artigo que
terminava com #rip (rest in peace, em português,
“descanse em paz”). A tese era de que redes sociais,
retargeting, branded content e outras ciências promocionais
surgiriam com capacidade de converter muito mais e melhor. Porém,
entre uma modinha e outra, o e-mail marketing continuou comendo
pelas beiradas. O tempo passou e diversas outras técnicas de
divulgação se mostraram complementares, é verdade, mas pelo
menos até agora nenhuma ferramenta de comunicação foi capaz de
gerar mais resultados para quem lida com e-commerce. E é por isso
que #somos_todos_e-mail_marketing.
De acordo com OneSpot and The Relevancy Group, empresa
norte-americana que realiza pesquisas com executivos do setor,
a ferramenta respondeu por 20% do faturamento dos comércios
eletrônicos dos Estados Unidos no segundo trimestre de 2017. O
número, semelhante com o que ocorre no Brasil, é superior à média
histórica dos últimos anos, que gira em torno de 17%.
Isso, na prática, pode representar não só a sobrevivência de um
e-commerce de pequeno ou médio porte como seu sucesso. É fato
que para fazer boas campanhas por e-mail é preciso ficar de olho nas
mudanças pelas quais a ferramenta passou ao longo do tempo. Hoje,
uma mensagem promocional impulsionada a esmo dificilmente não
vai parar na caixa de spam. É preciso conversar com o consumidor
que deseja realmente receber seus comunicados. E, para isso, é
fundamental construir uma boa base de dados, obter informações
relevantes dos clientes, fazer testes, desenvolver peças chamativas e
com imagens de alta qualidade, focar em datas populares e por aí vai.
Tudo isso parece básico para muitas pessoas, mas, na prática,
o que se vê é uma ou outra campanha realmente matadora em um
mar de lama. Destacar-se, no entanto, não é o fim do mundo. É nisso
que a reportagem de capa desta edição pretende auxiliá-lo. E que o
resultado não seja nada inferior a #positivo!
Boa leitura.
Luis Carlos dos Anjos
Gerente de Marketing da Locaweb
#somos_todos_
e-mail_marketing
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