Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  4 / 68 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 4 / 68 Next Page
Page Background

4

REVISTA LOCAWEB

ao

leitor

T

odos os “gurus da internet” previram a morte do e-mail

marketing nos últimos anos. Tinha até artigo que

terminava com #rip (rest in peace, em português,

“descanse em paz”). A tese era de que redes sociais,

retargeting, branded content e outras ciências promocionais

surgiriam com capacidade de converter muito mais e melhor. Porém,

entre uma modinha e outra, o e-mail marketing continuou comendo

pelas beiradas. O tempo passou e diversas outras técnicas de

divulgação se mostraram complementares, é verdade, mas pelo

menos até agora nenhuma ferramenta de comunicação foi capaz de

gerar mais resultados para quem lida com e-commerce. E é por isso

que #somos_todos_e-mail_marketing.

De acordo com OneSpot and The Relevancy Group, empresa

norte-americana que realiza pesquisas com executivos do setor,

a ferramenta respondeu por 20% do faturamento dos comércios

eletrônicos dos Estados Unidos no segundo trimestre de 2017. O

número, semelhante com o que ocorre no Brasil, é superior à média

histórica dos últimos anos, que gira em torno de 17%.

Isso, na prática, pode representar não só a sobrevivência de um

e-commerce de pequeno ou médio porte como seu sucesso. É fato

que para fazer boas campanhas por e-mail é preciso ficar de olho nas

mudanças pelas quais a ferramenta passou ao longo do tempo. Hoje,

uma mensagem promocional impulsionada a esmo dificilmente não

vai parar na caixa de spam. É preciso conversar com o consumidor

que deseja realmente receber seus comunicados. E, para isso, é

fundamental construir uma boa base de dados, obter informações

relevantes dos clientes, fazer testes, desenvolver peças chamativas e

com imagens de alta qualidade, focar em datas populares e por aí vai.

Tudo isso parece básico para muitas pessoas, mas, na prática,

o que se vê é uma ou outra campanha realmente matadora em um

mar de lama. Destacar-se, no entanto, não é o fim do mundo. É nisso

que a reportagem de capa desta edição pretende auxiliá-lo. E que o

resultado não seja nada inferior a #positivo!

Boa leitura.

Luis Carlos dos Anjos

Gerente de Marketing da Locaweb

#somos_todos_

e-mail_marketing

revista

locaweb

#74