IT’SEVOLUTION,
BABY
REALIDADE VIRTUAL PEDE
PASSAGEM E PROJETA-SE COMO
A TECNOLOGIA DOMOMENTO
Por Bianca Bellucci e Maria Beatriz Vaccari
A
ndrew House,
executivo-chefe da Sony
Computer Entertainment,
acertou quando disse que
2016 seria o ano da
UHDOLGDGH YLUWXDO $ DëUPD©¥R IHLWD QD
edição 2015 da convenção de games
E3, foi dita antes mesmo de a
tecnologia entrar na vida dos
consumidores e os protótipos dos
famosos óculos chegarem às
prateleiras. Agora, a estimativa é que
a venda de tais aparelhos cresça a um
ritmo anual de 84,5% nos próximos
quatro anos, com o mercado
chegando a 50 milhões de unidades
em 2020. Os dados são da ABI
Research, consultoria dedicada à
inovação no cenário tecnológico.
Após chegarem ao mercado, os
óculos de realidade virtual passaram
por diversas modificações para ganhar
a confiança do público. Um dos maiores
problemas relatados por quem testou
os acessórios era o enjoo causado
por pequenos delays e movimentos
bruscos. Mas os desenvolvedores
garantem que isso é coisa do passado.
Isso porque os modelos Beenoculus,
Gear VR, Oculus Rift e PlayStation VR
aparecem com a intenção de quebrar
a primeira impressão e conquistar
consumidores e gamers.
[
Muito além dos óculos de realidade virtual, outras
tecnologias chegaram para revolucionar o mercado.
Uma delas é o hoverboard, uma espécie de skate inspirado
no usado por Marty McFly em
De Volta para o Futuro
. O
aparelho é controlado com o movimento do próprio corpo
e possui um giroscópio que ajuda a evitar quedas.
Já as
lâmpadas HUE da Philips permitem controlar e personalizar a
iluminação de um ambiente com um aplicativo, reproduzindo
as cores de fotos armazenadas na biblioteca do smartphone.
Também não se pode deixar de citar a realidade aumentada.
Se você não está relacionando o fenômeno à tecnologia, uma
dica: PokéStop! Sim,
Pokémon GO
é um jogo que mistura o
real com o digital e fez um tremendo sucesso no
mundo. Outros games do mesmo
tipo são
Zombies
,
Run!
e
Night Terrors
.
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