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REVISTA LOCAWEB

Projeto criado

por Arbex

detecta as

linhas de

transportes

mais usadas

RA:

Conforme o desenvolvimento do software

avança para incluir questões presentes nas cidades

brasileiras, como disponibilidade de tamanho de

frota distinta e consideração de corredores de

ônibus e linhas de metrô já existentes, almeja-se

que seja possível aplicá-lo para otimizar a rede

de transportes de cidades. Deve ajudar a reduzir

os tempos de viagem e de espera, tornando o

transporte coletivo mais atrativo para ser usado.

Com isso, planejamos reduzir os problemas

causados pelo transporte, como estresse, trânsito,

perda de tempo e poluição.

LW:

Como esse processo pode ajudar as

empresas de transportes a gastar menos?

RA:

O algoritmo procura atender aos objetivos

dos usuários, reduzir os tempos de viagem e

de transferências e também minimizar a frota

necessária para atender esse objetivo. Dessa

forma, as empresas tendem a gastar menos na

medida em que fornece um serviço de melhor

qualidade com o uso da frota otimizado.

LW:

As secretarias de transportes já

demonstraram interesse em implantar o

sistema nas cidades?

RA:

Ainda não. Conforme o amadurecimento

do algoritmo avança, acredito que futuramente

possam existir maneiras de aplicá-lo nas cidades

brasileiras para melhorar o transporte.

LW:

O projeto já teve repercussão

internacional. Como foi isso?

RA:

O algoritmo foi aplicado aos dados

existentes de uma região de cidades na Suíça,

com excelentes resultados. Sobre a implantação

em outros países, a ideia da pesquisa é

justamente permitir que outros pesquisadores

possam estudar a metodologia do algoritmo

DWUDY«V GH DUWLJRV FLHQW¯íFRV SXEOLFDGRV HP

revistas internacionais de transportes e

aplicá-los.

LW:

Quais são suas expectativas

para o futuro?

RA:

A ideia é avançar no algoritmo para poder

trabalhar com redes de maior porte, como

cidades médias e grandes. Para isso, será

necessário melhorar e incorporar novas ideias

PHWRGROµJLFDV WHVWDQGR D HíFL¬QFLD $O«P GLVVR

SURFXUR WUDEDOKDU FRP R GHVDíR GH FRQVLGHUDU

mais aspectos operacionais da realidade

EUDVLOHLUD 3RU íP « XPD SHVTXLVD FLHQW¯íFD

que se propõe a estudar um tema complexo e

relevante para os dias atuais. Imagino que não

só a otimização das redes de transporte como

também o estudo de outras formas de mobilidade

integradas com essa otimização, como ônibus

VHP URWD í[D VHMDP DOYR GH SHVTXLVDV IXWXUDV HP

conjunto com o algoritmo.

“O SOFTWARE AVANÇA

PARA INCLUIR QUESTÕES

PRESENTES NAS CIDADES

BRASILEIRAS”