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REVISTA LOCAWEB
Projeto criado
por Arbex
detecta as
linhas de
transportes
mais usadas
RA:
Conforme o desenvolvimento do software
avança para incluir questões presentes nas cidades
brasileiras, como disponibilidade de tamanho de
frota distinta e consideração de corredores de
ônibus e linhas de metrô já existentes, almeja-se
que seja possível aplicá-lo para otimizar a rede
de transportes de cidades. Deve ajudar a reduzir
os tempos de viagem e de espera, tornando o
transporte coletivo mais atrativo para ser usado.
Com isso, planejamos reduzir os problemas
causados pelo transporte, como estresse, trânsito,
perda de tempo e poluição.
LW:
Como esse processo pode ajudar as
empresas de transportes a gastar menos?
RA:
O algoritmo procura atender aos objetivos
dos usuários, reduzir os tempos de viagem e
de transferências e também minimizar a frota
necessária para atender esse objetivo. Dessa
forma, as empresas tendem a gastar menos na
medida em que fornece um serviço de melhor
qualidade com o uso da frota otimizado.
LW:
As secretarias de transportes já
demonstraram interesse em implantar o
sistema nas cidades?
RA:
Ainda não. Conforme o amadurecimento
do algoritmo avança, acredito que futuramente
possam existir maneiras de aplicá-lo nas cidades
brasileiras para melhorar o transporte.
LW:
O projeto já teve repercussão
internacional. Como foi isso?
RA:
O algoritmo foi aplicado aos dados
existentes de uma região de cidades na Suíça,
com excelentes resultados. Sobre a implantação
em outros países, a ideia da pesquisa é
justamente permitir que outros pesquisadores
possam estudar a metodologia do algoritmo
DWUDY«V GH DUWLJRV FLHQW¯íFRV SXEOLFDGRV HP
revistas internacionais de transportes e
aplicá-los.
LW:
Quais são suas expectativas
para o futuro?
RA:
A ideia é avançar no algoritmo para poder
trabalhar com redes de maior porte, como
cidades médias e grandes. Para isso, será
necessário melhorar e incorporar novas ideias
PHWRGROµJLFDV WHVWDQGR D HíFL¬QFLD $O«P GLVVR
SURFXUR WUDEDOKDU FRP R GHVDíR GH FRQVLGHUDU
mais aspectos operacionais da realidade
EUDVLOHLUD 3RU íP « XPD SHVTXLVD FLHQW¯íFD
que se propõe a estudar um tema complexo e
relevante para os dias atuais. Imagino que não
só a otimização das redes de transporte como
também o estudo de outras formas de mobilidade
integradas com essa otimização, como ônibus
VHP URWD í[D VHMDP DOYR GH SHVTXLVDV IXWXUDV HP
conjunto com o algoritmo.
“O SOFTWARE AVANÇA
PARA INCLUIR QUESTÕES
PRESENTES NAS CIDADES
BRASILEIRAS”