Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  11 / 68 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 11 / 68 Next Page
Page Background

UM BATE-PAPO

RÁPIDO COM

QUEM REALMENTE

FAZ A DIFERENÇA

NA INTERNET

11

Transporte

público

eficiente

ENGENHEIRO RENATO ARBEX FALA SOBRE

SOFTWARE DESENVOLVIDO PARA MELHORAR

A MOBILIDADE URBANA

PorMaria Beatriz Vaccari

P

or conta das áreas extensas,

grandes cidades, como São Paulo,

costumam sofrer comproblemas

demobilidade urbana. O trânsito e

a carência de transportes públicos

expressos são alguns dos principais

problemas. Depois de sofrer com

inúmeras baldeações e atrasos durante a

época da faculdade, o engenheiro Renato Arbex

desenvolveu um software que promete deixar o

WUDQVSRUWH S¼EOLFRPDLV HëFLHQWH

O projeto, que é acadêmico e ainda está em

testes, usa um algoritmo para otimizar rotas. Isso

VLJQLíFD TXH RV XVX£ULRV SRGHP RSWDU SHORV WUDMHWRV

mais rápidos. Além do tempo de duração mais

curto, as opções tendem a evitar complicações

como baldeações e transferências. Apesar de

ainda não ter sido testado na prática no Brasil, o

trabalho já chamou a atenção de estudiosos de

outros países. O serviço também foi aplicado na

Suíça e obteve ótimos resultados. “Este exercício é

um excelente indicador de que é possível otimizar

o sistema de transportes de forma inteligente,

utilizando algoritmos adequados”, explica Arbex.

Revista Locaweb:

Como surgiu a ideia

de criar um sistema para melhorar o

transporte público?

Renato Arbex:

A ideia surgiu durante minha

época de graduação, quando precisava pegar dois

ônibus na ida e na volta da faculdade. Eu realizava

baldeações, muitas vezes cansativas, com esperas

muito demoradas, e sempre com aquela incerteza

Renato Arbex é

engenheiro de

transportes,

com mestrado

também em

engenharia de

transportes

pela Poli-USP

REVISTA LOCAWEB

NOVA

MENSAGEM

RENATO ARBEX