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NOVA MENSAGEM

12

REVISTA LOCAWEB

RENATO ARBEX

de chegar atrasado à aula. Comecei a investir no

estudo de engenharia de transportes e transporte

urbano na Universidade Federal do Rio de Janeiro

(UFRJ), fui fazer mestrado e, agora, doutorado na

Universidade de São Paulo (USP). É exatamente

sobre como melhorar as rotas dos sistemas de

transporte público para reduzir os tempos de

espera e de viagem. Tenho sido orientado pelo

professor Claudio Barbieri.

LW:

Como o projeto funciona?

RA:

A ideia do projeto é elaborar, em um primeiro

momento, milhares de itinerários possíveis para

fazer parte da rede de transportes. Em seguida, são

feitas seleções de certo número de linhas desse

conjunto para formar a rede. Depois, o algoritmo

procura estimar qual a quantidade de passageiros

que utilizará cada linha para que se possa fazer

o dimensionamento da frota e calcular diversas

estatísticas de qualidade, como tempos médios de

viagem dos usuários. As linhas são misturadas entre

as boas propostas, por meio de uma

meta-heurística chamada algoritmo genético, que

cria outras soluções para a rede de transportes

FDGD YH] PHOKRUHV $R íP WHPRV XPD UHGH

TXH DWHQWH D FULW«ULRV GHíQLGRV DQWHULRUPHQWH

contendo baixos tempos de viagem, transferências

e de espera e operando com a quantidade de

frota necessária para atender a esses critérios de

TXDOLGDGH GH IRUPD HíFLHQWH

LW:

&RPR R VRIWZDUH GHëQH DV PHOKRUHV

rotas e vias para cada passageiro?

RA:

O software usa algoritmos de menor caminho,

como o Dijkstra, na rede de transporte construída

anteriormente. Dessa forma, estima-se que o

usuário vai utilizar um conjunto dentre as rotas

mais rápidas que ligam sua origem ao seu destino.

Caso, eventualmente, não tenha disponível uma

linha com ligação direta, o algoritmo vai fornecer

o menor caminho utilizando uma transferência, de

tal forma que o usuário espere o mínimo possível

nos pontos.

LW:

Quais foram as maiores conquistas

até agora?

RA:

Dentre as maiores conquistas, está a

aplicação a uma rede de transportes na Suíça,

que serviu de exercício para o algoritmo. Outros

pesquisadores já haviam trabalhado com essa

rede como teste metodológico, porém com

UHVXOWDGRV PHQRV HíFLHQWHV SDUD R XVX£ULR HP

comparação com o algoritmo brasileiro que está

sendo desenvolvido.

LW:

4XDLV V¥R RV SULQFLSDLV GHVDëRV SDUD

colocar o serviço em prática?

RA:

8P GRV GHVDíRV « FRQVWUXLU D EDVH GH

dados necessária para a aplicação do algoritmo.

,VVR VLJQLíFD TXH « SUHFLVR VDEHU TXDO D

demanda em valores de origens e destinos na

cidade (comportamento dos usuários e seus

desejos de viagem). Além disso, o sistema de

transportes tem outras questões que são um

GHVDíR QD DSOLFD©¥R FRPR D ULJLGH] GDV UHGHV

de transportes atuais. É complexo fazer muitas

grandes mudanças em um período curto.

LW:

Como o software pode ajudar

a melhorar a rotina das cidades e a

qualidade de vida das pessoas?

Algoritmo foi

testado em uma

pequena região

da Suíça e

obteve bons

resultados

Software usa

matemática

para indicar as

melhores rotas

do transporte

público