NOVA MENSAGEM
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REVISTA LOCAWEB
RENATO ARBEX
de chegar atrasado à aula. Comecei a investir no
estudo de engenharia de transportes e transporte
urbano na Universidade Federal do Rio de Janeiro
(UFRJ), fui fazer mestrado e, agora, doutorado na
Universidade de São Paulo (USP). É exatamente
sobre como melhorar as rotas dos sistemas de
transporte público para reduzir os tempos de
espera e de viagem. Tenho sido orientado pelo
professor Claudio Barbieri.
LW:
Como o projeto funciona?
RA:
A ideia do projeto é elaborar, em um primeiro
momento, milhares de itinerários possíveis para
fazer parte da rede de transportes. Em seguida, são
feitas seleções de certo número de linhas desse
conjunto para formar a rede. Depois, o algoritmo
procura estimar qual a quantidade de passageiros
que utilizará cada linha para que se possa fazer
o dimensionamento da frota e calcular diversas
estatísticas de qualidade, como tempos médios de
viagem dos usuários. As linhas são misturadas entre
as boas propostas, por meio de uma
meta-heurística chamada algoritmo genético, que
cria outras soluções para a rede de transportes
FDGD YH] PHOKRUHV $R íP WHPRV XPD UHGH
TXH DWHQWH D FULW«ULRV GHíQLGRV DQWHULRUPHQWH
contendo baixos tempos de viagem, transferências
e de espera e operando com a quantidade de
frota necessária para atender a esses critérios de
TXDOLGDGH GH IRUPD HíFLHQWH
LW:
&RPR R VRIWZDUH GHëQH DV PHOKRUHV
rotas e vias para cada passageiro?
RA:
O software usa algoritmos de menor caminho,
como o Dijkstra, na rede de transporte construída
anteriormente. Dessa forma, estima-se que o
usuário vai utilizar um conjunto dentre as rotas
mais rápidas que ligam sua origem ao seu destino.
Caso, eventualmente, não tenha disponível uma
linha com ligação direta, o algoritmo vai fornecer
o menor caminho utilizando uma transferência, de
tal forma que o usuário espere o mínimo possível
nos pontos.
LW:
Quais foram as maiores conquistas
até agora?
RA:
Dentre as maiores conquistas, está a
aplicação a uma rede de transportes na Suíça,
que serviu de exercício para o algoritmo. Outros
pesquisadores já haviam trabalhado com essa
rede como teste metodológico, porém com
UHVXOWDGRV PHQRV HíFLHQWHV SDUD R XVX£ULR HP
comparação com o algoritmo brasileiro que está
sendo desenvolvido.
LW:
4XDLV V¥R RV SULQFLSDLV GHVDëRV SDUD
colocar o serviço em prática?
RA:
8P GRV GHVDíRV « FRQVWUXLU D EDVH GH
dados necessária para a aplicação do algoritmo.
,VVR VLJQLíFD TXH « SUHFLVR VDEHU TXDO D
demanda em valores de origens e destinos na
cidade (comportamento dos usuários e seus
desejos de viagem). Além disso, o sistema de
transportes tem outras questões que são um
GHVDíR QD DSOLFD©¥R FRPR D ULJLGH] GDV UHGHV
de transportes atuais. É complexo fazer muitas
grandes mudanças em um período curto.
LW:
Como o software pode ajudar
a melhorar a rotina das cidades e a
qualidade de vida das pessoas?
Algoritmo foi
testado em uma
pequena região
da Suíça e
obteve bons
resultados
Software usa
matemática
para indicar as
melhores rotas
do transporte
público