45
UMA
CAUSA
DESCUBRA COMO INICIATIVAS PROPAGADAS
NA INTERNET GANHAMAPOIO POPULAR E
CONSEGUEM TRANSFORMAR OMUNDO
Por Bianca Bellucci
D
urante o mês de julho, o aplicativo Uber disponibilizou
carros em algumas cidades do Brasil para arrecadar
doações para a Campanha do Agasalho 2016. Quem
tivesse roupas, sapatos, cobertores podia solicitar um
veículo pelo app e o motorista parceiro iria até a casa
recolher os donativos gratuitamente. Além de aquecer o inverno de
quem mais precisava, a iniciativa esquentou o coração dos
doadores. Esse é só um exemplo de mobilização social – um ato que
reúne várias pessoas em prol de uma causa ou questão para se
expressar, defender ou lutar.
(PERUD VHMD I£FLO OLJDU R DWR D H[HPSORV RIîLQH QD LQWHUQHW HVVH WLSR GH D©¥R
JDQKD EHP PDLV IRU©D Û$ PRELOL]D©¥R RQOLQH « GLIHUHQWH GD IHLWD QD UXD SRLV HOD
SRGH VH WRUQDU JOREDO D SDUWLU GR HQJDMDPHQWR H FRPSDUWLOKDPHQWR GH XVX£ULRVÜ
H[SOLFD 3DWU¯FLD 0RXUD HVSHFLDOLVWD HP P¯GLDV GLJLWDLV H SURIHVVRUD GH FXUVRV GH
H[WHQV¥R H 0%$ HP P¯GLDV VRFLDLV QD (630 Û*HUDOPHQWH V¥R FRQVHTX¬QFLDV GH
IDWRV SDXWDGRV SHODV UHGHV VRFLDLV RX SHOD LPSUHQVD &RPR R )DFHERRN « D PDLRU
SODWDIRUPD VRFLDO « FRPXP TXH PRELOL]D©·HV RFRUUDP SRU O£ PDV LVVR Q¥R «
H[FOXGHQWH (ODV SRGHP VXUJLU HP RXWUDV UHGHV FRPR 7ZLWWHU <RX7XEH H EORJV H
VH GLVVHPLQDU SHOD ZHE GH PDQHLUD DEUDQJHQWHÜ FRPSOHWD
&RP XPD FDXVD QD FDEH©D H D DMXGD GD LQWHUQHW XP SHTXHQR DWR RQOLQH
SRGH PXGDU R PXQGR 6HMD SDUD PRGLíFDU R VLJQLíFDGR GH XPD SDODYUD QR
GLFLRQ£ULR RX SDUD FRQVFLHQWL]DU DV SHVVRDV VREUH R GHVSHUG¯FLR GH FRPLGD
TXDOTXHU KLVWµULD SRGH JDQKDU IRU©D QD ZHE Ö GHVGH TXH VHMD XPD ERD
KLVWµULD FODUR $ VHJXLU YRF¬ FRQIHUH FLQFR FDVRV GH TXHP XVRX D ZHE H
FRQVHJXLX PHOKRUDU D FRPXQLGDGH $SURYHLWH RV H[HPSORV H LQVSLUH VH SDUD
FULDU VXD SUµSULD PRELOL]D©¥R VRFLDO H WUDQVIRUPDU VHX EDLUUR VHX SD¯V RX
TXHP VDEH R SODQHWD
TODOS
Patrícia Moura,
especialista e
professora de
mídias digitais
na ESPM
POR
REVISTA LOCAWEB
MOBILIZAÇÃO SOCIAL