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4

REVISTA LOCAWEB

ao

leitor

Q

uem gosta de montanha-russa sabe que é nos segundos

que antecedem a queda, ainda durante a subida, que a

espinha gela para valer. Naquele momento, tudo soa

ameaçador: a dúvida do que vem pela frente, as pessoas

ficando pequenininhas lá embaixo, os trilhos se retorcendo, dragões

cuspindo fogo... Epa, como assim? Na atração Kraken Unleashed, do

SeaWorld, em Orlando (EUA), tem até dragão cuspindo fogo, pode

crer. Trata-se de uma das primeiras experiências do gênero a

incorporar realidade virtual (VR). Usando óculos, os corajosos

aventureiros imergem em um universo de fantasia povoado por seres

mitológicos marinhos enquanto, do “lado de fora”, encaram subidas,

descidas e loopings. Ao longo do tour, todo mundo fica sete vezes de

cabeça para baixo. Mais ou menos como a adoção da VR em larga

escala promete deixar o mundo dos negócios daqui para a frente.

Mais do que elevar o entretenimento a outros níveis, a

realidade virtual já tem beneficiado setores fundamentais para o

desenvolvimento social, como saúde e educação. Em São Paulo,

por exemplo, uma clínica de fisioterapia promove sessões nas quais

os pacientes estimulammúsculos e ossos enquanto “viajam pelo

espaço”. Ao mesmo tempo, plataformas estudantis estão sendo

preparadas para levar os alunos para dentro de pirâmides egípcias

ou caravelas de exploradores europeus.

Para os empreendedores, isso tudo não representa apenas

uma luzinha acendendo na cabeça, mas sim um refletor ligado na

potência máxima. É a doceira que pode levar o aroma de sua cozinha

para clientes a quilômetros de distância. Ou o agente de turismo que

possibilita ao viajante, sentado em seu sofá, fazer um passeio de

gôndola em Veneza (Itália) ou dar uma volta no último piso da Torre

Eiffel – com direito, é claro, à estupenda vista de Paris (França).

Nunca a experimentação de produtos e serviços teve um alcance

tão grande. Agora, seu público-alvo pode, enfim, ver, pegar, sentir,

provar e cheirar o que você tem a oferecer, onde quer que esteja. Até

mesmo de cabeça para baixo. É um novo mundo que, como tal, ainda

provoca arrepios emmuita gente. Mas, acredite: vale a pena encarar,

pois a sensação ao final dessa jornada tem tudo para ser incrível.

Boa leitura.

Luis Carlos dos Anjos

Gerente de Marketing da Locaweb

Omundo de

cabeça para baixo

revista

locaweb

#75