4
REVISTA LOCAWEB
ao
leitor
Q
uem gosta de montanha-russa sabe que é nos segundos
que antecedem a queda, ainda durante a subida, que a
espinha gela para valer. Naquele momento, tudo soa
ameaçador: a dúvida do que vem pela frente, as pessoas
ficando pequenininhas lá embaixo, os trilhos se retorcendo, dragões
cuspindo fogo... Epa, como assim? Na atração Kraken Unleashed, do
SeaWorld, em Orlando (EUA), tem até dragão cuspindo fogo, pode
crer. Trata-se de uma das primeiras experiências do gênero a
incorporar realidade virtual (VR). Usando óculos, os corajosos
aventureiros imergem em um universo de fantasia povoado por seres
mitológicos marinhos enquanto, do “lado de fora”, encaram subidas,
descidas e loopings. Ao longo do tour, todo mundo fica sete vezes de
cabeça para baixo. Mais ou menos como a adoção da VR em larga
escala promete deixar o mundo dos negócios daqui para a frente.
Mais do que elevar o entretenimento a outros níveis, a
realidade virtual já tem beneficiado setores fundamentais para o
desenvolvimento social, como saúde e educação. Em São Paulo,
por exemplo, uma clínica de fisioterapia promove sessões nas quais
os pacientes estimulammúsculos e ossos enquanto “viajam pelo
espaço”. Ao mesmo tempo, plataformas estudantis estão sendo
preparadas para levar os alunos para dentro de pirâmides egípcias
ou caravelas de exploradores europeus.
Para os empreendedores, isso tudo não representa apenas
uma luzinha acendendo na cabeça, mas sim um refletor ligado na
potência máxima. É a doceira que pode levar o aroma de sua cozinha
para clientes a quilômetros de distância. Ou o agente de turismo que
possibilita ao viajante, sentado em seu sofá, fazer um passeio de
gôndola em Veneza (Itália) ou dar uma volta no último piso da Torre
Eiffel – com direito, é claro, à estupenda vista de Paris (França).
Nunca a experimentação de produtos e serviços teve um alcance
tão grande. Agora, seu público-alvo pode, enfim, ver, pegar, sentir,
provar e cheirar o que você tem a oferecer, onde quer que esteja. Até
mesmo de cabeça para baixo. É um novo mundo que, como tal, ainda
provoca arrepios emmuita gente. Mas, acredite: vale a pena encarar,
pois a sensação ao final dessa jornada tem tudo para ser incrível.
Boa leitura.
Luis Carlos dos Anjos
Gerente de Marketing da Locaweb
Omundo de
cabeça para baixo
revista
locaweb
#75