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REVISTA LOCAWEB
ao
leitor
D
ois bolsos. Um do lado esquerdo, outro do lado direito.
Esse era o destaque da camisa que Jean Paul Jacob vestia
em 2001, durante uma entrevista em que falava sobre os
benefícios da internet das coisas (IoT). À época, o visionário
cientista da IBM esperava que, num futuro próximo, ao caminhar em
frente a uma loja, seria automaticamente avisado pelo celular se ela
tinha no estoque uma camisa com dois bolsos – algo de que ele gostava
bastante, mas praticamente desistia de comprar por perder muito
tempo procurando pelos raros modelos do gênero.
Dezesseis anos se passaram e o conceito dos objetos conectados
entre si tornou-se uma realidade que vai além do que se imaginava,
como as geladeiras que avisariam quando estivesse faltando algo ou
cafeteiras que saberiam o momento mais propício para deixar o café
prontinho. Por mais que essas tecnologias ainda não estejam acessíveis
ao grande público, podemos encará-las como coisas do passado. Algo
viável, que só não é mais aplicado porque soluções para necessidades
mais vitais clamam para serem exploradas.
Hoje, parece faltar gente e ideias nomercado que usufruam
o poder da IoT. A exceção é a indústria, que vempromovendo uma
revolução emdiversas áreas coma personalização de itens semgrandes
prejuízos para o processo de produção emmassa. É a chamada Indústria
4.0, que abre caminho para umuniverso de possibilidades infinitas.
Felizmente, universidades do Brasil e do mundo começam a
formar as primeiras levas de profissionais capacitados a expandir a
IoT. Em uma velocidade arrebatadora, a tendência é observarmos nos
próximos anos o surgimento de carros inteligentes, exames médicos
automatizados e uma série de outras tecnologias que farão essas linhas
ficarem obsoletas num piscar de olhos. Finalmente, Jean Paul poderá
encontrar commais facilidade suas camisas de dois bolsos. E nem
precisará pesquisar na internet. Talvez seu armário resolva a questão.
Trata-se de um (ou ummonte de) novo(s) mercado(s) surgindo.
Uma nova era para quem deseja empreender. Vale a pena estudar,
colocar a cabeça para funcionar e enxergar a tecnologia com outros
olhos. Nunca na história houve uma abertura tão grande para a criação
de novos negócios que atendam alguma necessidade pouco explorada
das pessoas e, assim, obtenham sucesso. Só é bom agir logo, de
preferência antes que alguém ou alguma coisa tome a dianteira.
Boa leitura.
Luis Carlos dos Anjos
Gerente de Marketing da Locaweb
Umanovaera
revista
locaweb
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