Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  4 / 68 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 4 / 68 Next Page
Page Background

4

REVISTA LOCAWEB

ao

leitor

V

irou até programa de TV. De tão desejada, a conquista de

um investidor que aposte em sua ideia e o leve até o

sonhado sucesso transformou-se em show business.

O

Sócio

e

Shark Tank

que o digam. No entanto, a verdade é

que, no mundo real, a missão de receber um aporte financeiro vai

muito além do que os programas de TV pregam.

Muito se fala em apostar em uma área inovadora, descobrir algo

que solucione problemas das pessoas, montar planos de negócios

robustos, fazer apresentações convincentes. Parece até fácil. Basta

seguir uma receitinha pronta e tudo vai dar certo. Mas não é bem assim

que funciona. O que é bom, já que, no fundo, há uma seleção natural

em que apenas aquele que estiver realmente bem preparado sobrevive.

O dever de casa para quem deseja atrair investimento para uma

startup, por exemplo, começa cedo. A ideia tem de ser bem pensada,

estruturada, validada e testada com seus próprios recursos financeiros.

Deve haver projeções, números reais, escalabilidade. Sem contar

valuation, MVP e outros termos que deve descobrir e ter na ponta da

língua. Isso tudo requer tempo e dedicação.

É fato que, depois que esse trabalho todo é (bem) executado,

as chances de se dar bem são boas. Para acreditar nisso, tente pensar

como um investidor: ele entrou nessa porque quer injetar recursos

em bons negócios. Quanto mais, melhor. E ele deseja mais do que

ninguém que você voe longe, pois assim obterá retorno. Além disso,

está disposto a usar conhecimento e toda a rede de contatos disponível

para que vocês, juntos, cresçam cada vez mais.

Só há umprobleminha nesta história: afinal de contas, quemé ele?

Existe uma série de empresas especializadas emaportes comas portas

escancaradas esperando boas ideias, e vale a pena procurá-las. É possível

ir além, pois seu pote de ouro pode estar comquemmenos imagina. O

ator Luigi Baricelli, umdos entrevistados desta edição, por exemplo, é um

investidor cujos olhos brilhamdiante de empresas voltadas, sobretudo,

para a educação. E eis aí uma palavrinhamágica. Quem faz a lição de

casa direitinho aprende rápido e gera conhecimento. Primeiro é preciso

se formar para, depois, conquistar espaço. E, assim, ampliar as chances

de atingir o sucesso. Quem sabe, até emumprograma de TV.

Boa leitura.

Luis Carlos dos Anjos

Gerente de Marketing da Locaweb

Umshowde

investimento

revista

locaweb

#72