4
REVISTA LOCAWEB
ao
leitor
V
irou até programa de TV. De tão desejada, a conquista de
um investidor que aposte em sua ideia e o leve até o
sonhado sucesso transformou-se em show business.
O
Sócio
e
Shark Tank
que o digam. No entanto, a verdade é
que, no mundo real, a missão de receber um aporte financeiro vai
muito além do que os programas de TV pregam.
Muito se fala em apostar em uma área inovadora, descobrir algo
que solucione problemas das pessoas, montar planos de negócios
robustos, fazer apresentações convincentes. Parece até fácil. Basta
seguir uma receitinha pronta e tudo vai dar certo. Mas não é bem assim
que funciona. O que é bom, já que, no fundo, há uma seleção natural
em que apenas aquele que estiver realmente bem preparado sobrevive.
O dever de casa para quem deseja atrair investimento para uma
startup, por exemplo, começa cedo. A ideia tem de ser bem pensada,
estruturada, validada e testada com seus próprios recursos financeiros.
Deve haver projeções, números reais, escalabilidade. Sem contar
valuation, MVP e outros termos que deve descobrir e ter na ponta da
língua. Isso tudo requer tempo e dedicação.
É fato que, depois que esse trabalho todo é (bem) executado,
as chances de se dar bem são boas. Para acreditar nisso, tente pensar
como um investidor: ele entrou nessa porque quer injetar recursos
em bons negócios. Quanto mais, melhor. E ele deseja mais do que
ninguém que você voe longe, pois assim obterá retorno. Além disso,
está disposto a usar conhecimento e toda a rede de contatos disponível
para que vocês, juntos, cresçam cada vez mais.
Só há umprobleminha nesta história: afinal de contas, quemé ele?
Existe uma série de empresas especializadas emaportes comas portas
escancaradas esperando boas ideias, e vale a pena procurá-las. É possível
ir além, pois seu pote de ouro pode estar comquemmenos imagina. O
ator Luigi Baricelli, umdos entrevistados desta edição, por exemplo, é um
investidor cujos olhos brilhamdiante de empresas voltadas, sobretudo,
para a educação. E eis aí uma palavrinhamágica. Quem faz a lição de
casa direitinho aprende rápido e gera conhecimento. Primeiro é preciso
se formar para, depois, conquistar espaço. E, assim, ampliar as chances
de atingir o sucesso. Quem sabe, até emumprograma de TV.
Boa leitura.
Luis Carlos dos Anjos
Gerente de Marketing da Locaweb
Umshowde
investimento
revista
locaweb
#72