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P
or oferecem preços mais acessíveis do que aluguel e despesas
de uma sala comercial, os escritórios compartilhados são
bastante relacionados a pequenas empresas e
empreendedores. Entretanto, o coworking é recomendado
para diversos tipos de companhias, independentemente do
tamanho ou da área de atuação.
Os espaços funcionam da seguinte forma: o cliente aluga um escritório que
atende exatamente a sua demanda. Se a empresa tem três funcionários, serão
três mesas, três cadeiras e por aí vai. As salas contam com conexão à internet,
iluminação, água e outros recursos essenciais. Além dos escritórios, as pessoas
que optam por espaços de coworking dividem estacionamento, recepção,
salas de reunião e custos gerais, como com limpeza e segurança. Toda essa
coletividade ajuda a baixar os gastos com infraestrutura.
Nas próximas páginas você confere opiniões e experiências de
especialistas, proprietários e usuários de escritórios compartilhados. Eles
também apontam as principais vantagens dessa tendência para pequenas,
médias e grandes empresas.
A HISTÓRIA DO COWORKING
O conceito de criar um escritório compartilhado saiu do papel pela
primeira vez em 2005, quando o programador Brad Neuberg abriu as portas
de um escritório colaborativo em São Francisco, nos Estados Unidos. O local
funcionava como um centro de negócios direcionado para o público que
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Depois de observar o resultado positivo, empreendedores do mundo
inteiro decidiram investir em locais compartilhados para trabalhar. O
conceito começou a dar as caras no Brasil por volta de 2008. Ao longo
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aperfeiçoamentos para melhorar a rotina de trabalho dos usuários. “Esse
UMESCRITÓRIO,
VÁRIAS
EMPRESAS
QUANDO E COMO O COWORKING AJUDA A REDUZIR
GASTOS ATÉ DE GRANDES COMPANHIAS
Por Maria Beatriz Vaccari
REVISTA LOCAWEB
COWORKING