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O SOFTWARE MAIS COMUM USADO PARA INTERAGIR COM
O MUNDO REAL É O QR CODE, UM CÓDIGO DE BARRAS
EM 2D, QUE PODE SER ESCANEADO PELA MAIORIA DOS
APARELHOS QUE POSSUEM CÂMERA DIGITAL
De acordo com
Bruno Duarte,
do Senai,
a realidade
aumentada deixa
as aulas mais
didáticas e
fáceis de serem
absorvidas
Pokémon Go
: jogo difundiu uma tecnologia
que pode mudar a vida das pessoas
abraçar novas tecnologias. Isso não é diferente com
a realidade aumentada.
PRESENÇANOBRASIL
Uma companhia que está apostando em
realidade aumentada em solo brasileiro é a
Kriativos (
www.kriativos.com.br ). A empresa
que desenvolve softwares criou uma loja que
vende canecas, camisetas e quadros que usam
a tecnologia, pois sentiu a necessidade de
popularizar o conceito no País. “Muitas vezes
tentávamos oferecer esse serviço para novos
clientes, mas as pessoas ainda não o conheciam e
acabavam rejeitando”, conta Simone Jusinskas, a
CEO da empresa. “Hoje, com uma rápida analogia ao
Pokémon GO
, todos entendem o que fazemos.”
O que era apenas uma forma de disseminar
a realidade aumentada deu tão certo que, em
2017, a Kriativos pretende abrir um plano de
franquias de sua loja. “Há uma grande procura
por empresários”, revela Simone. Por mês, são
vendidas cerca 1.500 unidades. O catálogo
conta com 50 estampas diferentes. Quem tiver
curiosidade de saber como os produtos funcionam,
basta baixar o aplicativo para Android (
http://
lwgo.to/1aq
) ou iOS (
http://lwgo.to/1ar) em seu
GLVSRVLWLYR PµYHO 'HSRLV DFHVVH R VLWH RíFLDO GR
e-commerce, aponte a câmera para a tela e veja
os personagens em 3D pipocarem.
Aprendizagem Industrial (Senai) desenvolveu
um aplicativo próprio para usar a realidade
aumentada em sala de aula. “O app permite que
os alunos utilizem a câmera do celular ou do
tablet para reconhecer imagens em 3D, presentes
nos livros didáticos”, diz Bruno Duarte, gestor
nacional do programa de tecnologias
educacionais do Senai.
Segundo Bruno, muito mais do que um recurso
lúdico, a realidade aumentada deixa as aulas mais
didáticas e fáceis de serem absorvidas. “É bem mais
interessante apontar seu aparelho para a apostila
e acessar instantaneamente simuladores, vídeos
e outros conteúdos importantes do que encontrar
XP OLQN JLJDQWH QR íQDO GD S£JLQDÜ FRQWD R JHVWRU
A tecnologia é usada pelo Senai desde 2010 e está
disponível para quatro cursos técnicos. São eles:
Automação Industrial, Redes de Computadores,
Segurança do Trabalho e Eletroeletrônica. A ideia é
expandir seu uso para mais 11 cursos.
Aqueles que, assim como o Senai, querem
apostar na tecnologia e criar sua própria solução
devem pensar no uso prático da realidade
aumentada, antes de investir tempo e dinheiro. “O
empreendedor deve fazer algumas perguntas para
si mesmo antes de adotar o serviço. O produto
que eu estou investindo é útil? Ele resolve algum
problema da sociedade ou é apenas tecnologia pela
tecnologia? Somente com um propósito é possível
VH GDU EHP QR PHUFDGRÜ DíUPD :HOOLQJWRQ 0RVFRQ
diretor-geral da startup curitibana Eruga
( www.eruga.com.br
), que desenvolve ferramentas e soluções que
usam realidade aumentada em sala de aula.
Com uma boa ideia na cabeça, basta correr
atrás para conseguir torná-la real. Até porque o
Brasil tem uma nação que está sempre disposta a
Foto: Divulgação
REVISTA LOCAWEB
REALIDADE AUMENTADA