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O SOFTWARE MAIS COMUM USADO PARA INTERAGIR COM

O MUNDO REAL É O QR CODE, UM CÓDIGO DE BARRAS

EM 2D, QUE PODE SER ESCANEADO PELA MAIORIA DOS

APARELHOS QUE POSSUEM CÂMERA DIGITAL

De acordo com

Bruno Duarte,

do Senai,

a realidade

aumentada deixa

as aulas mais

didáticas e

fáceis de serem

absorvidas

Pokémon Go

: jogo difundiu uma tecnologia

que pode mudar a vida das pessoas

abraçar novas tecnologias. Isso não é diferente com

a realidade aumentada.

PRESENÇANOBRASIL

Uma companhia que está apostando em

realidade aumentada em solo brasileiro é a

Kriativos (

www.kriativos.com.br )

. A empresa

que desenvolve softwares criou uma loja que

vende canecas, camisetas e quadros que usam

a tecnologia, pois sentiu a necessidade de

popularizar o conceito no País. “Muitas vezes

tentávamos oferecer esse serviço para novos

clientes, mas as pessoas ainda não o conheciam e

acabavam rejeitando”, conta Simone Jusinskas, a

CEO da empresa. “Hoje, com uma rápida analogia ao

Pokémon GO

, todos entendem o que fazemos.”

O que era apenas uma forma de disseminar

a realidade aumentada deu tão certo que, em

2017, a Kriativos pretende abrir um plano de

franquias de sua loja. “Há uma grande procura

por empresários”, revela Simone. Por mês, são

vendidas cerca 1.500 unidades. O catálogo

conta com 50 estampas diferentes. Quem tiver

curiosidade de saber como os produtos funcionam,

basta baixar o aplicativo para Android (

http://

lwgo.to/1aq

) ou iOS (

http://lwgo.to/1ar

) em seu

GLVSRVLWLYR PµYHO 'HSRLV DFHVVH R VLWH RíFLDO GR

e-commerce, aponte a câmera para a tela e veja

os personagens em 3D pipocarem.

Aprendizagem Industrial (Senai) desenvolveu

um aplicativo próprio para usar a realidade

aumentada em sala de aula. “O app permite que

os alunos utilizem a câmera do celular ou do

tablet para reconhecer imagens em 3D, presentes

nos livros didáticos”, diz Bruno Duarte, gestor

nacional do programa de tecnologias

educacionais do Senai.

Segundo Bruno, muito mais do que um recurso

lúdico, a realidade aumentada deixa as aulas mais

didáticas e fáceis de serem absorvidas. “É bem mais

interessante apontar seu aparelho para a apostila

e acessar instantaneamente simuladores, vídeos

e outros conteúdos importantes do que encontrar

XP OLQN JLJDQWH QR íQDO GD S£JLQDÜ FRQWD R JHVWRU

A tecnologia é usada pelo Senai desde 2010 e está

disponível para quatro cursos técnicos. São eles:

Automação Industrial, Redes de Computadores,

Segurança do Trabalho e Eletroeletrônica. A ideia é

expandir seu uso para mais 11 cursos.

Aqueles que, assim como o Senai, querem

apostar na tecnologia e criar sua própria solução

devem pensar no uso prático da realidade

aumentada, antes de investir tempo e dinheiro. “O

empreendedor deve fazer algumas perguntas para

si mesmo antes de adotar o serviço. O produto

que eu estou investindo é útil? Ele resolve algum

problema da sociedade ou é apenas tecnologia pela

tecnologia? Somente com um propósito é possível

VH GDU EHP QR PHUFDGRÜ DíUPD :HOOLQJWRQ 0RVFRQ

diretor-geral da startup curitibana Eruga

( www.eruga.

com.br

), que desenvolve ferramentas e soluções que

usam realidade aumentada em sala de aula.

Com uma boa ideia na cabeça, basta correr

atrás para conseguir torná-la real. Até porque o

Brasil tem uma nação que está sempre disposta a

Foto: Divulgação

REVISTA LOCAWEB

REALIDADE AUMENTADA