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Em 2017, o Senai
pretende aplicar
a realidade
aumentada em
mais 11 cursos
de ensino
profissionalizante
e, posteriormente, com a febre do
Pokémon GO
”,
comenta Carlo Gigel, diretor executivo e fundador
do Grupo Plan Marketing
( www.planmkt.com.br),
empresa que desenvolveu trabalhos utilizando RA.
Embora seja mais conhecida pelas opções de
entretenimento e jogos mobile – outros games
que fazem sucesso são
Clandestine Anomaly
e
Ingress
, este último também foi criado pela Niantic,
desenvolvedora do
Pokémon GO
–, a realidade
aumentada pode ser aplicada em diferentes setores,
como saúde, marketing, ciências, indústria e turismo,
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RAIOXDA TECNOLOGIA
“Basicamente, a realidade aumentada funciona
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inserida em dispositivos móveis ou computadores.
Quando apontada para algum objeto que contém
a tecnologia, ela reconhece determinada marca
ou elemento e insere no ambiente uma imagem
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“Essa sincronização e detecção é feita por meio
de softwares que interpretam as informações em
tempo real, agregando funcionalidades de interação
aos usuários.”
O software mais comum usado para interagir
com o mundo real é o QR Code, um código de barras
em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos
aparelhos que têm câmera acoplada. Outra técnica
GRAÇAS À REALIDADE AUMENTADA,
POKÉMON GO
ATINGIU O SUCESSO PERMITINDO QUE OS JOGADORES
CAPTUREM OS MONSTRINHOS NO MUNDO REAL
ÓCULOSMÁGICO
A primeira menção a algo que poderia se tornar
a realidade aumentada ocorreu em 1901, no livro
The Master Key: An Electric Fairy Tale
, de L. Frank
Baum, mais conhecido por
O Mágico de Oz
. Na
história, o escritor descreve um tipo de óculos que
dava a capacidade de visualizar características da
personalidade de outras pessoas. Já os primeiros
passos reais foram registrados em 1968. Na época,
o engenheiro elétrico Ivan Sutherland desenvolveu
o protótipo de um capacete que, ao ser conectado
a um computador, permitia a visualização de
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Entretanto, o termo foi cunhado apenas em 1992
pelos pesquisadores Tom Caudell e David Mizell.
Na ocasião, Caudell trabalhava para a empresa de
aviões Boeing, quando apresentou um projeto que
facilitaria a vida dos mecânicos das aeronaves. Era
uma espécie de aparelho que substituiria manuais
complexos indicando em que lugar cada cabo
deveria ser encaixado.
Outro fato que vale destaque foi a criação de
um sistema de imersão ambiente pela MTecna,
em 1997. A ideia da empresa era desenvolver um
software em que o jogador pudesse aproveitar o
cenário real e misturá-lo ao universo de efeitos dos
games. Assim, utilizando óculos translúcidos ou
câmera e TV, o usuário poderia participar de uma
batalha em meio a edifícios e ruas. Anos mais tarde,
esse protótipo deu vida aos videogames portáteis
com câmera embutida.
“Somente com a criação de dispositivos que
evidenciavam e traziam a tecnologia para usos
cotidianos, a realidade aumentada ganhou força.
Isso ocorreu, primeiramente, com o Google Glass
REVISTA LOCAWEB
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