Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  13 / 68 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 13 / 68 Next Page
Page Background

13

REVISTA LOCAWEB

Curso de

linguagens

digitais ajuda

a melhorar

o desempenho

na escola

se baseia no fato de que aprendemos muito

melhor quando o assunto é interessante. O último,

Play, indica que aprendemos melhor quando

assumimos a postura de quem brinca.

LW:

Existe algum caso de maior

destaque? Se sim, poderia

H[HPSOLëFDU SRU IDYRU"

LMR:

Os comandos são todos escritos em

caixa-alta, que é o primeiro tipo de letra ao

qual a criança tem acesso quando está sendo

alfabetizada. Isso torna as trilhas acessíveis

a um número maior de pessoas. Há relato de

um aluno da Fundação Casa que, ao perceber

que um comando não funcionava por conta de

XP HUUR GH JUDíD SDVVRX D íFDU PDLV DWHQWR

à sua escrita em geral, pois compreendeu

a importância da palavra escrita para se

expressar e ser entendido.

LW:

O Programaê! revela novos talentos?

LMR:

Nosso objetivo não é revelar talentos. Se

por meio do Programaê! surgir o próximo gênio

da programação, ótimo, mas o objetivo não é

esse. Queremos ir mais para a base. Mostrar que

todos têm o direito e o caminho para aprender

a programar e usar a programação a seu favor.

Nossos conteúdos são bastante básicos e podem

inspirar jovens a buscar ir além.

LW:

Quanto tempo dura o curso e onde

acontecem as aulas?

LMR:

Na Fundação Casa os cursos duram

três meses, com duas aulas semanais, e

acontecem nos laboratórios de informática das

unidades atendidas. Nas escolas atendidas pelo

Programaê!, a vivência dura um semestre e

acontece de uma a duas vezes por semana. Já

as atividades propostas no nosso site são livres

e podem ser acessadas a qualquer momento.

LW:

Quais são as expectativas para

o futuro do Programaê!?

LMR:

Esperamos poder ampliar nossas

opções de conteúdo, oferecer mais trilhas

de programação de aplicativos e continuar

fomentando o ecossistema de ensino de

programação no Brasil. Desejamos também

começar a discutir o papel da programação

no currículo das escolas e entender como

preparar melhor os professores e demais

profissionais para usar a tecnologia como

ferramenta na educação.

“O PROJETO EM ESCOLAS

CONTA COM CERCA DE 3 MIL

ALUNOS, SENDO 300 DA

FUNDAÇÃO CASA”