13
REVISTA LOCAWEB
Curso de
linguagens
digitais ajuda
a melhorar
o desempenho
na escola
se baseia no fato de que aprendemos muito
melhor quando o assunto é interessante. O último,
Play, indica que aprendemos melhor quando
assumimos a postura de quem brinca.
LW:
Existe algum caso de maior
destaque? Se sim, poderia
H[HPSOLëFDU SRU IDYRU"
LMR:
Os comandos são todos escritos em
caixa-alta, que é o primeiro tipo de letra ao
qual a criança tem acesso quando está sendo
alfabetizada. Isso torna as trilhas acessíveis
a um número maior de pessoas. Há relato de
um aluno da Fundação Casa que, ao perceber
que um comando não funcionava por conta de
XP HUUR GH JUDíD SDVVRX D íFDU PDLV DWHQWR
à sua escrita em geral, pois compreendeu
a importância da palavra escrita para se
expressar e ser entendido.
LW:
O Programaê! revela novos talentos?
LMR:
Nosso objetivo não é revelar talentos. Se
por meio do Programaê! surgir o próximo gênio
da programação, ótimo, mas o objetivo não é
esse. Queremos ir mais para a base. Mostrar que
todos têm o direito e o caminho para aprender
a programar e usar a programação a seu favor.
Nossos conteúdos são bastante básicos e podem
inspirar jovens a buscar ir além.
LW:
Quanto tempo dura o curso e onde
acontecem as aulas?
LMR:
Na Fundação Casa os cursos duram
três meses, com duas aulas semanais, e
acontecem nos laboratórios de informática das
unidades atendidas. Nas escolas atendidas pelo
Programaê!, a vivência dura um semestre e
acontece de uma a duas vezes por semana. Já
as atividades propostas no nosso site são livres
e podem ser acessadas a qualquer momento.
LW:
Quais são as expectativas para
o futuro do Programaê!?
LMR:
Esperamos poder ampliar nossas
opções de conteúdo, oferecer mais trilhas
de programação de aplicativos e continuar
fomentando o ecossistema de ensino de
programação no Brasil. Desejamos também
começar a discutir o papel da programação
no currículo das escolas e entender como
preparar melhor os professores e demais
profissionais para usar a tecnologia como
ferramenta na educação.
“O PROJETO EM ESCOLAS
CONTA COM CERCA DE 3 MIL
ALUNOS, SENDO 300 DA
FUNDAÇÃO CASA”