NOVA MENSAGEM
12
REVISTA LOCAWEB
LUCAS MACHADO ROCHA
UHFHEHP HPP«GLD PLO XVX£ULRV WRGRV RV
meses. Já o projeto em escolas públicas conta com
DSUR[LPDGDPHQWH PLO DOXQRV VHQGR TXH GHOHV
estão na Fundação Casa.
LW:
Como o programa ajuda a melhorar a
vida de jovens da Fundação Casa?
LMR:
O Programaê! apresenta aos adolescentes
da Fundação Casa uma possibilidade de conhecer
XPD QRYD RS©¥R GH SURíVV¥R 2 PRYLPHQWR
coloca ao alcance dos alunos um conhecimento
que, para muitos, estava distante. Esses jovens
relatam que o processo de tentativa e erro,
comum na programação, ajuda no exercício de
aptidões, como capacidade de trabalhar em
grupo, paciência, tolerância, raciocínio lógico e
FULDWLYLGDGH 1R íP GR FXUVR RV MRYHQV UHFHEHP
XP FHUWLíFDGR GR 3URJUDPD¬ TXH LQGLFD TXH
já deram os primeiros passos na linguagem de
programação.
LW:
Quais tipos de programação são
ensinados no Programaê!?
LMR:
Grande parte do conteúdo é introdutória,
utilizando a programação em blocos, para dar
os primeiros passos na lógica de programação
e ensinar conceitos básicos, como variáveis e
estruturas de controle. Para quem deseja ir além,
o Programaê! também oferece conteúdos em
Python, Ruby, HTML, CSS, JavaScript e outros.
LW:
Quem pode participar da iniciativa?
LMR:
A plataforma online é aberta a todos e tem
trilhas dinâmicas e lúdicas, com personagens
que agradam a meninas e meninos a partir dos
seis anos de idade. Cuidamos para que haja um
equilíbrio de personagens femininos e masculinos
nas atividades disponíveis, e uma de nossas
missões é quebrar o paradigma de que o universo
da computação é acessível apenas aos rapazes.
Dentro das escolas atendidas pelo Programaê!,
meninas e meninos programam em pé de
igualdade, e na Fundação Casa estamos presentes
em três unidades femininas.
LW:
Como a tecnologia e a
programação ajudam a melhorar
o desempenho na escola?
LMR:
Gostamos bastante do conceito de
“aprendizagem criativa”, pesquisado por
professores do MIT, como Seymour Papert e
Micthel Resnick. Esse conceito fala de uma
educação baseada em quatro pilares: Project
Based Learning, Peer Learning, Passion e Play.
Acreditamos bastante no “programar para
aprender” e não somente no “aprender para
programar”. A ideia é que a tecnologia seja
uma ferramenta para colocar a aprendizagem
criativa em prática.
LW:
2 TXH HVVHV FRQFHLWRV VLJQLëFDP"
LMR:
O Project Based Learning mostra que o
LPSRUWDQWH Q¥R « R SURGXWR íQDO PDV VLP R
processo de produção. Construir é muito mais
engajante que reproduzir, e isso é importante
QD HGXFD©¥R 2 3HHU /HDUQLQJ VLJQLíFD TXH «
importante estimular o trabalho em equipe e
garantir que exista troca de conhecimento entre
alunos durante todo o processo. O pilar Passion
No projeto,
tecnologia
é usada como
ferramenta de
aprendizagem
criativa
Programaê!
oferece cursos
de programação
básica para
meninos e
meninas