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NOVA MENSAGEM

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REVISTA LOCAWEB

LUCAS MACHADO ROCHA

UHFHEHP HPP«GLD PLO XVX£ULRV WRGRV RV

meses. Já o projeto em escolas públicas conta com

DSUR[LPDGDPHQWH PLO DOXQRV VHQGR TXH GHOHV

estão na Fundação Casa.

LW:

Como o programa ajuda a melhorar a

vida de jovens da Fundação Casa?

LMR:

O Programaê! apresenta aos adolescentes

da Fundação Casa uma possibilidade de conhecer

XPD QRYD RS©¥R GH SURíVV¥R 2 PRYLPHQWR

coloca ao alcance dos alunos um conhecimento

que, para muitos, estava distante. Esses jovens

relatam que o processo de tentativa e erro,

comum na programação, ajuda no exercício de

aptidões, como capacidade de trabalhar em

grupo, paciência, tolerância, raciocínio lógico e

FULDWLYLGDGH 1R íP GR FXUVR RV MRYHQV UHFHEHP

XP FHUWLíFDGR GR 3URJUDPD¬ TXH LQGLFD TXH

já deram os primeiros passos na linguagem de

programação.

LW:

Quais tipos de programação são

ensinados no Programaê!?

LMR:

Grande parte do conteúdo é introdutória,

utilizando a programação em blocos, para dar

os primeiros passos na lógica de programação

e ensinar conceitos básicos, como variáveis e

estruturas de controle. Para quem deseja ir além,

o Programaê! também oferece conteúdos em

Python, Ruby, HTML, CSS, JavaScript e outros.

LW:

Quem pode participar da iniciativa?

LMR:

A plataforma online é aberta a todos e tem

trilhas dinâmicas e lúdicas, com personagens

que agradam a meninas e meninos a partir dos

seis anos de idade. Cuidamos para que haja um

equilíbrio de personagens femininos e masculinos

nas atividades disponíveis, e uma de nossas

missões é quebrar o paradigma de que o universo

da computação é acessível apenas aos rapazes.

Dentro das escolas atendidas pelo Programaê!,

meninas e meninos programam em pé de

igualdade, e na Fundação Casa estamos presentes

em três unidades femininas.

LW:

Como a tecnologia e a

programação ajudam a melhorar

o desempenho na escola?

LMR:

Gostamos bastante do conceito de

“aprendizagem criativa”, pesquisado por

professores do MIT, como Seymour Papert e

Micthel Resnick. Esse conceito fala de uma

educação baseada em quatro pilares: Project

Based Learning, Peer Learning, Passion e Play.

Acreditamos bastante no “programar para

aprender” e não somente no “aprender para

programar”. A ideia é que a tecnologia seja

uma ferramenta para colocar a aprendizagem

criativa em prática.

LW:

2 TXH HVVHV FRQFHLWRV VLJQLëFDP"

LMR:

O Project Based Learning mostra que o

LPSRUWDQWH Q¥R « R SURGXWR íQDO PDV VLP R

processo de produção. Construir é muito mais

engajante que reproduzir, e isso é importante

QD HGXFD©¥R 2 3HHU /HDUQLQJ VLJQLíFD TXH «

importante estimular o trabalho em equipe e

garantir que exista troca de conhecimento entre

alunos durante todo o processo. O pilar Passion

No projeto,

tecnologia

é usada como

ferramenta de

aprendizagem

criativa

Programaê!

oferece cursos

de programação

básica para

meninos e

meninas