4
TUDO ÀS
CLARAS
O
sonho de todo mundo que tem um negócio, digital ou
não, é saber o que o consumidor pensa. Se pudessem,
o dono de uma loja, o responsável por um site, o
administrador de uma rede social e o gerenciador de
um aplicativo entrariam a cada cinco minutos na
cabeça de cada uma das pessoas que compõem seu
público-alvo para saber o que elas querem, se gostam ou não do
produto ou do serviço oferecido e, principalmente, como vão
agir diante das informações encontradas.
Eis então que o Google, que de bobo não tem nada, resolveu
entregar de bandeja o Analytics, uma ferramenta que perfila os
consumidores de acordo com o padrão de comportamento. Gratuita,
a plataforma tem como objetivo ajudar os donos de negócios
online a identificar o que o público-alvo tem em mente. Com base
nos resultados, dá para identificar de onde vem a audiência, como
as pessoas agem ao encontrar o que você tem a oferecer, quanto
tempo elas passam em sua página e por que decidem ou não adquirir
determinado produto ou serviço.
É incrível! É como tirar a venda dos olhos e, de repente, ver a luz.
Mas há ainda quem não usa a ferramenta do Google e continua na
escuridão por um motivo muito simples: medo. Isso porque, à primeira
vista, o Analytics não parece ser um sistema de domínio simples.
Entretanto, basta dar uma de xereta e explorá-lo para executar
algumas ações básicas que podem, por exemplo, aumentar a taxa de
conversão de vendas do seu e-commerce.
As mudanças decorrentes de boas análises realizadas a partir
da plataforma são tão positivas que vale a pena, inclusive, investir
em parceiros que saibam trabalhar de forma adequada com ela,
interpretando resultados e sugerindo ações. O retorno, quase sempre, é
garantido. Só não percebe isso quem morre de medo. De vencer!
Fernando Cirne
Diretor de Marketing
Com base nos resultados
fornecidos pelo Google
Analytics, dá para
identificar de onde
vem a audiência, como
as pessoas agem ao
encontrar o que você tem
a oferecer, quanto tempo
passam em sua página e
por que decidem ou não
adquirir determinado
produto ou serviço
REVISTA LOCAWEB
AO LEITOR