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SEO
Geolocalização
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O programador Paulo de Souza
Geyer, especialista em Ruby on Rails,
foi o responsável por criar a versão
para celular do Arte Fora do Museu
(arteforadomuseu.com.br). Ele conta,
abaixo, detalhes do desenvolvimento
de seu app e dá dicas para iniciantes.
“Um dos recursos mais interessantes
do aplicativo foi o uso da geolocalização
para listar as obras de arte por ordem de
proximidade do usuário, facilitando a
criação de um passeio artístico.
A experiência foi simples, já que pude
usar toda a base desenvolvida do site e
o único trabalho foi adaptar a interface.
Isso foi feito usando jQuery Mobile, um
framework para JavaScript com suporte
para as plataformas iOS, Android e
BlackBerry. Para quem está começando,
indico cursos no Code School, em que
se aprende sobre responsive web design
e outras técnicas de desenvolvimento.
Recomendo também o Udacity, que
tem cursos online – em especial o de
desenvolvimento de jogos com HTML5.”
Ferramentas
»
Confira nos links abaixo algumas das
ferramentas principais para desenvolvimento
multiplataforma de dispositivos móveis:
•
Sencha Touch:
•
jQuery Mobile:
jquerymobile.com
•
DHTMLX Touch:
locaweb
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app
Uma das dificuldades de se
trabalhar com a Apple sempre
foi a necessidade de aprender a
linguagem Objective-C. Ela é pouco
difundida e tem fama de ser de difícil
aprendizado. A boa notícia é que, com
a possibilidade de integrar o código
com HTML5, tem sido mais fácil
aproveitar os recursos dos dispositivos
sem ter um profundo conhecimento
da linguagem. Certamente, isso abre
portas para muitos desenvolvedores.
Para o sistema do Google, o
desenvolvedor terá de aprender
Java, uma linguagem muito bem
documentada e que tem grande
comunidade de entusiastas. O kit de
programação para Android conta com
poucos recursos se comparado ao da
Apple. Ao contrário do que acontece
com o SDK da empresa da maçã, o do
Google está disponível para Windows,
Mac OS e Linux. Informações são
encontradas no Android Developer
Center no endereço developer.android.
com/index.html.
Para quem deseja atingir os
usuários do Windows Phone,
por sua vez, a Microsoft oferece
diversos tutoriais no Windows Phone
Developer Center (
msdn.com/en-us/home/getting_
started). Nesse caso, é necessário ter
conhecimento de C#, que também é
bastante difundida e documentada.
Cases
A empresa Opus Software (www.
opus-software.com.br), especializada
em apps para diferentes plataformas,
vinha enfrentando grandes desafios
para criar para todos os dispositivos.
A situação mais comum com que
a companhia vinha se deparando
há algum tempo é a de aplicações
que possuem duas bases de código:
Java para Android e Objective-C
para iOS. Para conseguir tornar
acessível um mesmo app para
diferentes sistemas, criaram uma
solução inovadora: apostaram no
desenvolvimento de uma aplicação
com a linguagem C#, do ambiente
.NET. Assim, a Opus conseguiu
atingir a compatibilidade nas três
principais plataformas.
DHX: ferramenta é essencial para
os desenvolvedores de aplicativos
Sencha Touch é
um dos primeiros
frameworks
dedicados ao
desenvolvimento
de apps
A parte mais distinta do código
é a interface do usuário, na qual foi
preciso fazer adaptações para cada
ambiente específico. A tendência é de
que, com o tempo, o HTML5 ajude a
vencer essa e outras dificuldades.