Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  15 / 68 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 15 / 68 Next Page
Page Background

15

EDSON ROMÃO GOMES

Cargo:

Pioneiro da internet comercial. Criou com

RXWURV JUDQGHV SURíVVLRQDLV DV PHOKRUHV SU£WLFDV

do mercado “.com.br”. Fundou empresas como STI,

KS* $SUH[ HQWUH RXWUDV

POST

DO ROMÃO

MUNDO.COM

ngredientes conhecidos,

utilizados de forma inovadora.

Sim, um “arroz com feijão”

preparado como nunca antes

que caiu no gosto do público.

A combinação de algumas

tecnologias disponíveis há algum tempo,

somada a uma marca de sucesso, fez toda

diferença. Resultado: Pokémon GO, o mais

novo e estrondoso fenômeno do mercado

mobile, garante uma guinada no valor das

ações da Nintendo, dona da franquia dos

monstrinhos, e também das companhias

que criaram o game, que em poucos dias

se tornou um sucesso de público e de

faturamento do mundo digital e mobile.

8PD FRPELQD©¥R GH FRQKHFLPHQWR GH

geolocalização, mapas e realidade aumentada

criou o jogo móvel de maior sucesso de todos

RV WHPSRV $ UHDOLGDGH DXPHQWDGD Q¥R « XPD

WHFQRORJLD QRYD +£ DOJXP WHPSR PXLWDV

empresas tentaram sem sucesso popularizar

seu uso em aplicações educacionais,

corporativas ou de marketing. Mesmo aqui

no Brasil, editores de livros a usaram para

criar objetos educacionais digitais, mas longe

de perceber ou valorar essa oportunidade

da forma genial como foi aplicada agora.

6LPSOLFLGDGH « PDLV TXH XP FRQFHLWR « XPD

IRUPD GH XWLOL]DU R FRQKHFLPHQWR HP IDYRU GDV

D©·HV PDLV GHVHMDGDV RX QHFHVV£ULDV GR

GLD D GLD ‹ IRQWH LQHVJRW£YHO GH LGHLDV H DLQGD

deve ser muito estudada na criação de

negócios “.com”.

$VVLP WHPRV PDLV XPD YH] GH DSODXGLU

*RRJOH H RV FULDGRUHV GR 32*2 D 1LDQWLF SRU

perseverar em sua própria visão de negócios,

usando algo que estava em sua frente e de

WRGRV QµV PDV QLQJX«P FRQVHJXLD PRQHWL]DU

( HOHV í]HUDP LVVR GH IRUPD HVWURQGRVD

+DYLD WDPE«P D 1LQWHQGR ÛFHUHMD GR ERORÜ

nesta receita, que licenciou sua propriedade

intelectual para o estúdio de jogos e colocou

VHXV SHUVRQDJHQV SDUD WUDEDOKDU HP MRJRV GH

VPDUWSKRQHV *R 3RN«PRQ *R

(QTXDQWR 3RN«PRQ *2 YHP VHQGR ODQ©DGR

pelo mundo, país a país, região a região, a

1LDQWLF IDWXUD PDLV GH 86 PLOK·HV HP

UHFHLWD GL£ULD Vµ QRV (8$ H SDUHFH TXH SRGH

VXSHUDU D PDUFD GH ELOK¥R HP YHQGDV

DW« R íQDO GH

YDORUL]DQGR D HPSUHVD

segundo relatório do Citibank, em mais de

86 ELOK·HV ([DJHUR"

3RN«PRQ *2 HQVLQRX D PLOK·HV GH SHVVRDV

TXH UHDOLGDGH DXPHQWDGD H[LVWH DSRQWDQGR

para a validação de um modelo de negócios -

para games e outras aplicações corporativas

- baseado em geolocalização, ramo em que

RXWURV WHQWDUDP H IDOKDUDP 1D YHUGDGH D

HPSUHVD H VXD H[SHUL¬QFLD UHSUHVHQWDP XPD

oportunidade para outros desenvolvedores,

uma vez que popularizou o conceito de

realidade aumentada. Mas, veja, a mesma

inspiração pode valer para outras tecnologias

H QHJµFLRV DOJR VLPSOHV H TXH HVW£ EHP SHUWR

GH QµV SRGH VH WRUQDU XP QHJµFLR PLOLRQ£ULR

-£ YLPRV LVVR DFRQWHFHU H HVSHUR TXH YHMDPRV

QRYDPHQWH 'H SUHIHU¬QFLD GLDQWH GR HVSHOKR

I

[

REALIDADE

AUMENTADA NÃO É

UMA TECNOLOGIA

NOVA. HÁ ALGUM

TEMPO, MUITAS

EMPRESAS

TENTARAM,

SEMSUCESSO,

POPULARIZAR

SEUUSO EM

APLICAÇÕES

EDUCACIONAIS,

CORPORATIVAS E

DE MARKETING

]

UMANOVARECEITA,

COMVELHOS INGREDIENTES

LW

REVISTA LOCAWEB