4
AINDA A
USABILIDADE
E
ntre as tantas reportagens relevantes desta edição da
Revista Locaweb, um trecho de “Prazer, sou um site
FRQë£YHOÛ FKDPRX PLQKD DWHQ©¥R $SHQDV GDV VH©·HV
4XHP 6RPRV HP VLWHV V¥R FXPSULGRUDV GH VHXV REMHWLYRV 2
restante é, no mínimo, confuso
A informação é de Jakob Nielsen, um dos pais da
usabilidade. Ele é também um dos profissionais com o crivo mais alto
da história quando o assunto é transmitir informações no mundo digital.
Nielsen foi um dos primeiros especialistas a, por exemplo, condenar
páginas em Flash, pois considerava que eram pesadas e rebuscadas,
não iam direto ao assunto e complicavam a vida dos usuários. Havia
outras críticas variadas a respeito do assunto e, por fim, a história
mostrou que ele tinha razão.
A primeira vez que Nielsen divulgou seu estudo sobre as páginas
About Us (sobre nós, em inglês) foi em 2008, quase dez anos atrás.
Depois, ele as transformou em um livro de mais de 200 páginas, que
vem sendo atualizado a cada edição – o nome é
Presenting Company
Information on Corporate Websites and in About Us Sections
. Pelo
que se pode perceber, o cenário não mudou muito de quando o estudo
original foi feito até os dias atuais. A maior dificuldade de empresas
em geral (e-commerces, em particular) é resumir em poucas linhas
(ou rápidos minutos, em caso de vídeos), de forma direta e prática, o
que oferece. O bom e velho “o quê, quando, como, onde e por quê” dá
lugar a informações irrelevantes ou a textos longos, densos, maçantes
e reflexivos ou, isso quando essa área não está em branco ou com
vários “nononono”.
Sendo uma das quatro páginas mais importantes de um site
corporativo ou de serviços, isso precisa ser mudado. A melhor forma
de fazer isso você aprende a partir da página 54. O repórter Leo Alves
dá a fórmula para mudar o cartão de visitas da sua empresa no mundo
digital e aumentar a confiabilidade de seu projeto.
Boa leitura.
Fernando Cirne
Diretor de Marketing
Nielsen foi um dos
primeiros especialistas
a, por exemplo, condenar
páginas em Flashs, pois
considerava que eram
pesadas e rebuscadas,
não iam direto ao assunto
e complicavam a vida
dos usuários. Havia
outras críticas variadas a
respeito do assunto e, por
fim, a história mostrou que
ele tinha razão
REVISTA LOCAWEB
AO LEITOR