Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  4 / 68 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 4 / 68 Next Page
Page Background

4

AINDA A

USABILIDADE

E

ntre as tantas reportagens relevantes desta edição da

Revista Locaweb, um trecho de “Prazer, sou um site

FRQë£YHOÛ FKDPRX PLQKD DWHQ©¥R $SHQDV GDV VH©·HV

4XHP 6RPRV HP VLWHV V¥R FXPSULGRUDV GH VHXV REMHWLYRV 2

restante é, no mínimo, confuso

A informação é de Jakob Nielsen, um dos pais da

usabilidade. Ele é também um dos profissionais com o crivo mais alto

da história quando o assunto é transmitir informações no mundo digital.

Nielsen foi um dos primeiros especialistas a, por exemplo, condenar

páginas em Flash, pois considerava que eram pesadas e rebuscadas,

não iam direto ao assunto e complicavam a vida dos usuários. Havia

outras críticas variadas a respeito do assunto e, por fim, a história

mostrou que ele tinha razão.

A primeira vez que Nielsen divulgou seu estudo sobre as páginas

About Us (sobre nós, em inglês) foi em 2008, quase dez anos atrás.

Depois, ele as transformou em um livro de mais de 200 páginas, que

vem sendo atualizado a cada edição – o nome é

Presenting Company

Information on Corporate Websites and in About Us Sections

. Pelo

que se pode perceber, o cenário não mudou muito de quando o estudo

original foi feito até os dias atuais. A maior dificuldade de empresas

em geral (e-commerces, em particular) é resumir em poucas linhas

(ou rápidos minutos, em caso de vídeos), de forma direta e prática, o

que oferece. O bom e velho “o quê, quando, como, onde e por quê” dá

lugar a informações irrelevantes ou a textos longos, densos, maçantes

e reflexivos ou, isso quando essa área não está em branco ou com

vários “nononono”.

Sendo uma das quatro páginas mais importantes de um site

corporativo ou de serviços, isso precisa ser mudado. A melhor forma

de fazer isso você aprende a partir da página 54. O repórter Leo Alves

dá a fórmula para mudar o cartão de visitas da sua empresa no mundo

digital e aumentar a confiabilidade de seu projeto.

Boa leitura.

Fernando Cirne

Diretor de Marketing

Nielsen foi um dos

primeiros especialistas

a, por exemplo, condenar

páginas em Flashs, pois

considerava que eram

pesadas e rebuscadas,

não iam direto ao assunto

e complicavam a vida

dos usuários. Havia

outras críticas variadas a

respeito do assunto e, por

fim, a história mostrou que

ele tinha razão

REVISTA LOCAWEB

AO LEITOR