locaweb
possibilidades de arrastar, aproximar,
afastar e organizar arquivos, a mesa
futurista desenvolvida pela turma
de Bill Gates inova ao ter como
uma de suas funcionalidades o
reconhecimento de objetos nela
apoiados. É basicamente o conceito
de realidade aumentada.
Quando uma câmera fotográfica
é colocada sobre a mesa, o sistema de
câmeras e infravermelho reconhece o
periférico, acessa via wireless os dados
nele contidos e os transporta para a
tela. O mesmo ocorre em uma busca
no sistema Bing.
Com o Surface, o usuário
pode colocar, digamos, uma ficha
de pôquer na mesa e o Bing acha
regras, fotos e vídeos do esporte. No
futuro, a ideia é que essa mesa sirva
para a troca de informações ou até
como um móvel de cozinha ou sala de
jantar, no qual seria possível posicionar
determinado alimento sobre ela e ter
resultados sobre receitas ou outras
informações relevantes.
Caminho a ser seguido
A usabilidade, como não poderia
deixar de ser, é uma das facetas
mais necessárias para que o uso
da tecnologia continue rendendo
frutos. De nada adianta às empresas
comercializar computadores
superpotentes e com diversas
funcionalidades se eles requererão
um conhecimento avançado. Ou, pior,
se nenhuma dessas "atrações" tiver
impacto na vida do usuário.
A tecnologia pela tecnologia é
descartável, como explica a artista e
pesquisadora em semiótica Rejane
Cantoni. "Se o custo cognitivo
(facilidade x pré-requisitos) for muito
alto, todas as novas possibilidades
se perdem. Eu passo a negar, por
exemplo, todas as melhorias do meu
novo celular para me ater às funções
que já sei como usar", analisa.
Para Rejane, esse é o fator
principal da interface computacional
do futuro, porque iniciativas como
o 10/Gui e o Surface, no estágio
que estão, ainda não podem ser
consideradas grandes passos rumo
à modernidade. "Do ponto de vista
tecnológico, temos um dispositivo que
permite usar dez dedos para operar
algumas funções na comunicação
usuário-máquina. Usar dez dedos
para isso, no entanto, continua sendo
apenas uma maneira diferente de
lidar com o computador", afirma.
Para Rejane, apesar de facilitar o uso,
o grande passo será quando essa
nova tecnologia agregar também
experiências novas.
Independentemente de
quais sejam os caminhos rumo ao
computador do futuro, o fato é
que, Surface, 10/Gui e até o iPad
são plataformas que aproximam a
tecnologia das pessoas comuns e
tornam a navegação por esse mundo
abstrato um pouco mais intuitiva
e interativa. A notícia fica ainda
melhor pelo fato de que essas não
são as únicas ideias do tipo. Uma
rápida busca na internet mostra
diversos outros dispositivos de
interface inovadores, como realidade
aumentada, reconhecimento facial,
máquinas muito mais rápidas e
potentes, computadores de vestir e
De nada adianta às empresas projetar
computadores futuristas se eles
requererão um conhecimento avançado
O desktop
do futuro
A interface do computador vai
evoluir e ficar assim:
• Um touchpad comprido que permite
interação de dez dedos, sensível
a toque, pressão e com sensores
infravermelho capazes de reconhecer
objetos. Há também um teclado que
pode ser usado para digitar.
• Para logar no sistema, o
usuário tem a retina escaneada
pelo computador ou então usa o
reconhecimento de digitais.
• As janelas do sistema são arranjadas
de forma horizontal, permitindo que a
plataforma de interação de dez dedos
funcione facilmente.
• Se o usuário não quiser digitar,
pode acionar o reconhecimento de
voz e falar ao computador, que então
coloca na tela o que foi dito.
• Uma pequena webcam pode ser
acoplada a um óculos, por exemplo,
a fim de permitir que o local onde o
usuário está seja registrado. Essa
foto ou vídeo aciona, via realidade
aumentada, uma busca capaz de dar
informações sobre o lugar. Integrado
a um sistema como o 4square, é
possível ver quem mais está por ali.
• Todo o sistema está conectado
a celulares, tablets, tocadores de
MP3 e outros aparatos, que podem
interagir visando a uma portabilidade
e interatividade maior com o ambiente
e com outras pessoas.
o próprio acessório Kinect, disponível
para o videogame Xbox 360 e que
reconhece os movimentos do usuário
por uma câmera. Com tudo isso
combinado, é possível vislumbrar que
a relação usuário-máquina, muito em
breve, mudará completamente.
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