Locaweb Edição 139

29 //capa / 50 soluções de IA //revistalocaweb Panorama.id Aberta em 2018, a startup é responsável por desenvolver soluções para inventário baseadas no uso de drones e reconhecimento de imagens. “A proposta da nossa ferramenta, a fly.id, é tornar o processo de inventário mais seguro e produtivo. Para isso, substituímos o trabalho em plataformas elevatórias, por exemplo, por uma operação totalmente automatizada”, explica Antonio Carlos Martos, CEO da Paranoma.id. Atualmente, a empresa tem desenvolvido algoritmos de inteligência artificial para processamento e reconhecimento de imagens. “Com isso, a IA otimiza a contagem dos produtos em estoque e permite a navegação autônoma dos equipamentos móveis envolvidos”, conta Antonio Carlos. O uso da tecnologia traz perspectivas de aumento de produtividade e segurança nos processos não apenas para os clientes, mas também para a empresa em si. “Para 2024, nossa expectativa é oferecer novas aplicações, incorporando mais automação ao processo através da utilização de drones inteligentes e autônomos.” GAIA A solução de inteligência artificial especializada tem a missão de identificar padrões de consumo, otimizar consideravelmente a gestão de estoque e impulsionar a lucratividade de empreendedores varejistas – tornando suas atividades mais prósperas e descomplicadas. “A Gaia revoluciona a gestão do estoque oferecendo um acompanhamento organizado e em tempo real, que resulta em decisões mais assertivas e redução de custos operacionais”, destaca Tiago Carneiro, CEO da startup. Por meio de IA e da abordagem de gamificação, a GAIA atua em diferentes pontos essenciais da rotina em questão. Na prática, ela é uma grande aliada para ajudar gestores a identificar rupturas, gerenciar estoque virtual, otimizar inventários e garantir maior eficácia no controle de prazos de validade, por exemplo. “Junto com nossos clientes, alcançamos diversas conquistas, incluindo redução de até 18% na quebra operacional de inventário, diminuição de até 50% no estoque físico (por meio de sugestões de compras), e entrega de uma solução abrangente de FEFO (First-Expire, First-Out) e auditoria”, conta Tiago. Para 2024, a GAIA projeta uma expansão estratégica, impulsionada pela integração crescente de inteligência artificial. “Estamos comprometidos em garantir que os clientes tenham acesso a insights de negócios em tempo real, otimização de operações e ferramentas de tomada de decisão que impulsionem sua eficiência e seu sucesso”, diz o CEO.

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=