Locaweb Edição 139

26 //capa / 50 soluções de IA //revistalocaweb @revistalocaweb Oncase A proposta da Oncase é democratizar o acesso a soluções de IA de ponta para as estratégias de relacionamento de empresas nos segmentos varejo, educação e financeiro. “A Scora Journey, nossa solução baseada em IA e Big Data, visa ser um motor de inteligência para guiar a jornada do consumidor – permitindo ao negócio entender o perfil de cada cliente e fazer recomendações personalizadas no momento ideal e através do canal mais adequado”, explica Iandé Coutinho, fundador e CEO da Oncase. O principal objetivo dos clientes da empresa é melhorar seus resultados de vendas. Por isso, a Oncase combina fontes de dados exclusivas com dados internos e algoritmos proprietários para: otimizar a performance das equipes de vendas – empoderando os vendedores com dados para que eles façam mais com menos –; escalar operações de venda – sem aumentar o quadro de funcionários –; e definir e executar estratégias de marketing – entendendo a audiência ideal para aprimorar a performance das campanhas. Com a aceleração da digitalização das PMEs pós-pandemia, Iandé acredita que ferramentas de personalização deixam de ser vantagem competitiva e tornam-se indispensáveis à sobrevivência das empresas. “Antes da Journey, as soluções de hiperpersonalização eram complexas e custosas. Por isso, para 2024, o plano é continuar a ampliar o acesso a recursos de IA para os pequenos e médios empreendedores no Brasil.” BI & ANALYTICS Price Survey O trabalho da empresa envolve a transformação das pesquisas de mercado por meio de tecnologia de ponta e abordagem inovadora. Assim, ela se dedica a oferecer informação precisa e em tempo real sobre preços e condições de venda de produtos no varejo físico e online. Na Price Survey, o uso de IA tem foco especial no reconhecimento de imagem e na tecnologia Optical Character Recognition (OCR). “No primeiro caso, aplicamos IA para aprimorar a coleta de dados no mercado físico. Na prática, os pesquisadores podem tirar fotos de produtos, etiquetas de preço e outros elementos relevantes durante as pesquisas. Depois, a inteligência artificial entra em ação para analisar e interpretar essas imagens”, explica Maycon Andrade, CEO da empresa. O OCR, por sua vez, é uma tecnologia que permite converter os textos das imagens em dados editáveis e pesquisáveis – funcionalidade bastante útil, já que o varejo trabalha com etiquetas, folhetos e placas. “Nosso panorama para 2024 é empolgante e repleto de avanços tecnológicos. A empresa está firmemente comprometida em continuar aprimorando e ampliando a utilização de IA para oferecer serviços ainda mais sofisticados e valiosos para os clientes”, destaca Maycon.

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=