25 //capa / 50 soluções de IA //revistalocaweb Diferente Partindo do lema “não julgue pela casca”, a missão da Diferente é proporcionar alimentação saudável e acessível para os brasileiros, contribuindo para o combate ao desperdício. Ao mesmo tempo, a empresa dá um destino sustentável a alimentos que seriam descartados por serem considerados “fora do padrão”. Com base na PitaIA, uma inteligência artificial 100% proprietária, a empresa tem aperfeiçoado a experiência do consumidor com entregas de alimentos orgânicos até 40% mais baratos do que a concorrência. De acordo com Paulo Monçores, cofundador e CTO da Diferente, antes de tudo, a IA verifica a disponibilidade do mercado e dos produtores rurais e orgânicos, ajudando no processo de curadoria da empresa. Depois, a partir das preferências e restrições do cliente, tenta montar a cesta mais fiel possível. “Temos também um projeto beta que já está trazendo resultados interessantes.” De maneira geral, a inteligência artificial está ajudando a Diferente a resolver os problemas com as compras semanais dos brasileiros. Isso porque os usuários têm à disposição um personagem shopper, que se encarrega de montar uma cesta saudável e com alimentos de qualidade. ClickBus Fundada em 2013, é a maior plataforma de soluções de viajantes, viações e parceiros do setor rodoviário no Brasil. “Ao longo de 10 anos de operação, revolucionamos a experiência de viagem de ônibus no país, introduzindo soluções digitais que tornaram os deslocamentos mais convenientes, fáceis e seguros para passageiros e empresas de transporte rodoviário”, destaca Rodrigo Polacco, chief product & operations officer na ClickBus. A empresa foi a primeira no mercado rodoviário a aplicar a inteligência artificial em benefício da experiência do usuário. A ClickAI é a feature da ClickBus que utiliza IA generativa para montar roteiros e ajudar o viajante a planejar sua próxima viagem. Com ela, o cliente pode enviar dúvidas sobre destinos de interesse, melhores épocas para viajar, atrações imperdíveis, segurança e muito mais. “A ClickAI é uma ferramenta tanto para os usuários quanto para a empresa, que pode utilizar a tecnologia para aprofundar o entendimento sobre o tema e suas possibilidades”, explica Polacco. “Isso nos permite obter insights valiosos para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, proporcionando aos clientes um nível mais elevado de personalização e fortalecendo nossa proposta de valor.” 8Beats Idealizada por Fernando Silva, o negócio nasceu em 2023 com a missão de democratizar o acesso à inovação tecnológica na indústria fonográfica. Junto de Talita Rock, figura carimbada da cena musical brasileira, a empresa é especialista na criação de batidas e instrumentais personalizados. Seu marco inicial foi o lançamento da faixa “Se Entrega e Vem Sem Medo”, colaboração entre Kevin O Chris e DeeDee Beatz, o DJ-IA da empresa. “A 8Beats utiliza inteligência artificial como parceira estratégica para impulsionar cantores e elevar a qualidade do material produzido. Somos um aliado criativo para artistas de diversos níveis, abrindo possibilidades tanto para os mais experientes, que buscam levar inovação para seu público, quanto para os iniciantes, que ainda não possuem a técnica ou os recursos necessários para produzir uma boa música”, afirma Fernando. Em dois anos, a meta da empresa é atingir R$ 10 milhões em faturamento – impulsionado pelo desenvolvimento contínuo de ferramentas e parcerias. “Nosso compromisso é capacitar artistas a explorar novas fronteiras, usando a IA para potencializar a voz humana e revolucionar a indústria fonográfica”, completa o executivo. B2C
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=