Locaweb Edição 139

24 //capa / 50 soluções de IA //revistalocaweb @revistalocaweb STILINGUE by Blip Desde 2014, a STILINGUE by Blip é uma plataforma multicanal voltada para otimizar as experiências entre marcas e consumidores – organizando em um só lugar conversas em redes sociais, avaliações em sites e aplicativos, notícias, CRM e demais canais públicos e privados relacionados à empresa. Com isso, possibilita uma escuta mais ampla e em tempo real de tudo o que acontece. Em 2022, a STILINGUE foi adquirida pela Blip – à época conhecida como Take Blip –, especialista em conversas inteligentes nos principais aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. Agora, juntas, trabalham para oferecer o que há de mais relevante no mercado de comunicação, com foco em inteligência artificial e soluções conversacionais. “Empreendo em inteligência artificial desde 2014 e me orgulho em dizer que a STILINGUE by Blip é um caso de sucesso. À época, não se falava em IA, muito menos em Processamento de Linguagem Natural (NLP) – a palavra da moda era Big Data. Hoje, entretanto, estamos diante de uma revolução tecnológica, uma nova era IAfirst, repleta de oportunidades para as empresas brasileiras que souberem adotar bem a tecnologia e encarar a interface conversacional como um novo ativo digital”, diz Rodrigo Helcer, advisor da Blip e cofundador da STILINGUE by Blip. Clarice.ai Em 2020, centenário da escritora Clarice Lispector, chegou ao mercado uma inteligência artificial em sua homenagem. Batizada de Clarice.ai, a tecnologia trabalha como revisora de língua portuguesa. Criada por Felipe Iszlaji, PhD em Linguística Computacional com pós-doutorado em inteligência artificial, contou com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Já este ano, a empresa lançou a Clarice Escritora, uma integração da plataforma com o ChatGPT. A Clarice.ai ajuda os usuários a criar conteúdo original em poucos cliques, além de revisar ortografia, gramática e estilo de textos como artigos, posts para redes sociais, anúncios e e-mails. Para guiar os produtores, a IA conta, ainda, com mais de 50 templates de escrita. “Em cerca de três a cinco anos, a maioria dos textos será escrita com auxílio das IAs. Porém, por mais poderosas que sejam, elas não substituirão a criatividade e a intencionalidade humana. Por isso, desejamos que a Clarice.ai atue como uma ferramenta feita por escritores para escritores – e não como uma substituta”, diz Felipe. Squid Fundada em 2014, a Squid é uma empresa de tecnologia líder em marketing de influência baseado em dados. “Nos nos consolidamos como a maior plataforma de Creator Economy do país executando campanhas nacionais e internacionais para grandes marcas”, conta Luciano Kalil, CMO e CXO na Squid. Em setembro, o negócio lançou uma nova solução através de uma demanda trazida pelo Mercado Livre – e aplicada à nova plataforma de vídeos curtos da empresa. Batizada de Squid Content, foca facilitar a vida de marcas e criadores no processo de validação de vídeos para campanhas de marketing de influência. De acordo com Luciano, ao introduzir o conteúdo na ferramenta, uma IA proprietária o compara com os critérios preestabelecidos pelo contratante, listando os pontos de ajuste. Atualmente, além do Mercado Livre, outras marcas já podem ter acesso à plataforma de validação. “A Squid nasceu digital, então é natural que a inteligência artificial faça cada vez mais parte do nosso dia a dia. A Squid Content é só o pontapé inicial. Para 2024, nosso foco é estar na vanguarda em IA e aprimorar o atendimento e a experiência para os nossos clientes”, afirma Luciano.

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