#139 ANO 17 Iberê Thenório Fundador do “Manual do Mundo” conta como usa IA no dia a dia do canal DESCUBRA COMO AS EMPRESAS ESTÃO UTILIZANDO ESSA TECNOLOGIA PARA OTIMIZAR E DESENVOLVER DIFERENTES MERCADOS NO BRASIL
//revistalocaweb #139 // Ano 17 (2023) 50 SOLUÇÕES DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL #139 ANO 17 R$15,90 Iberê Thenório Fundador do “Manual do Mundo” conta como utiliza IA no dia a dia do canal DESCUBRA COMO AS EMPRESAS ESTÃO UTILIZANDO ESSA TECNOLOGIA PARA OTIMIZAR E DESENVOLVER DIFERENTES MERCADOS NO BRASIL Coordenação Editorial: Liliane Oliveira Editora Europa Diretor-Executivo: Luiz Siqueira Editores: Marcella Blass e Paulo Basso Jr. Editor de Arte: Alexandre Dias (Nani) Redação: Bianca Bellucci e Maria Beatriz Vaccari Revisão: Jaciara Carneiro Publicidade São Paulo: publicidade@europanet.com.br Negócios de Publicidade: Angela Taddeo A Revista Locaweb é uma publicação da Editora Europa Ltda. e do departamento de Marketing Institucional da Locaweb Serviços de Internet. A Editora Europa não se responsabiliza pelo conteúdo dos anúncios de terceiros. Negócio inteligente A ssunto do momento, o termo inteligência artificial (IA) torna-se mais e mais natural não apenas aos ouvidos, mas também às rotinas pessoais, corporativa, educacionais e diversas outras. Isso mostra como essa tecnologia já faz parte da vida das pessoas em uma dinâmica que não tem mais retorno. Extremamente promissor, esse mercado tem crescido com rapidez. Em parte porque o público está muito mais aberto a ele. Mas especialmente porque as empresas têm se dedicado a facilitar e otimizar todo tipo de tarefa, corporativa ou não, por meio dessa tecnologia. E, veja só, esse cenário não se limita ao contexto internacional. O Brasil tem protagonizado grandes contribuições quando o assunto é inteligência artificial. Para potencializar o ecossistema nacional, a reportagem de capa desta edição especial da Revista Locaweb traz uma vitrine com 50 soluções de inteligência artificial desenvolvidas por negócios brasileiros – lembrando que não se trata de um ranking, mas de uma exposição da tecnologia que nosso país tem a oferecer para outras empresas, para o consumidor final e para o mundo. Já na Entrevista, virando a página, você confere como Iberê Thenório, fundador do canal no YouTube Manual do Mundo, usa IA para potencializar os negócios e a produção de conteúdo. Boa leitura! 4 //ao leitor Raquel Dalastti Diretora na Locaweb raquel-caruso-dalastti C M Y CM MY CY CMY K
POR APENAS R$ ,90 4/MÊS NO PLANO ANUAL
//revistalocaweb 14 20 8
Entrevista Iberê Thenório Radar Novidades, números e curiosidades da tecnologia Raio-X Tablet VAIO TL 10 Opinião 5 tendências para as redes sociais em 2024 Opinião O marketing de comunidades é a parte humana que as máquinas não podem substituir Matéria de capa 50 soluções de inteligência artificial Inovação Startups nacionais e estrangeiras com ideias disruptivas Top 5 Ferramentas de IA Multimídia As dicas de empreendedorismo do universo digital Profissionais de internet Prestadores de serviços que podem auxiliar seu negócio Tendências Soluções tecnológicas com potencial de revolucionar o mercado 8 12 14 16 18 20 42 44 46 48 50 Para falar com a redação: (11) 3544-0444 Para fazer sua assinatura: (11) 3038-5050 locaweb@europanet.com.br Sumário
entrevista 8 //entrevista //revistalocaweb @revistalocaweb
9 //entrevista //revistalocaweb Inteligência artificial para todos Cada vez mais acessíveis ao público, as soluções baseadas em inteligência artificial são capazes de transformar o dia a dia de profissionais de diversos setores. Os criadores de conteúdo, por exemplo, têm usado inúmeras dessas ferramentas para identificar tendências, produzir roteiros e até criar imagens e animações para vídeos e postagens. Iberê Thenório, apresentador e fundador do canal Manual do Mundo, é um dos brasileiros que já adota soluções de inteligência artificial em diversas etapas de seu trabalho. “Em cerca de 15 anos, praticamente todas as profissões vão atuar com ferramentas de IA. Por isso, é muito importante que as pessoas testem e se familiarizem com essa tecnologia, nem que seja só para ter uma ideia de como funciona”, recomenda. CRIADOR DO MANUAL DO MUNDO, IBERÊ THENÓRIO FALA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE IA NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA A INTERNET MARIA BEATRIZ VACCARI | FOTOS: GABRIEL BARRERA A ferramenta pode ser utilizada para criar roteiros básicos, sugerir títulos e fazer descrições dos conteúdos
10 //entrevista //revistalocaweb @revistalocaweb Até hoje, qual foi a solução de IA que mais te surpreendeu? O ChatGPT, que temos usado muito na geração de ideias. Vamos supor que você queira fazer uma série sobre conserto de bicicletas. É possível pedir para ele sugerir temas para vídeos curtos no YouTube, por exemplo. Nem todas as ideias são boas, mas várias delas você não teria. Além disso, a ferramenta pode ser utilizada para criar roteiros básicos, sugerir títulos e fazer descrições dos conteúdos para as redes sociais. Quais são os cuidados básicos na hora de utilizar o ChatGPT? O Manual do Mundo não usa o ChatGPT para pesquisas, por exemplo, porque a plataforma ainda não é muito confiável. Muitas vezes, pode descrever algo maravilhoso, mas, quando você checa o conteúdo, está tudo incorreto. No entanto, acredito que, no futuro, as pesquisas com esse tipo de ferramenta poderão ser feitas com maior segurança. Quais outros tipos de soluções de IA o Manual do Mundo tem utilizado? Usamos muito os geradores de imagem com IA, que são sensacionais para adicionar fotos aos vídeos. Atualmente, também estamos fazendo uma animação em stop motion, na qual todas as imagens foram geradas por inteligência artificial. Esse tipo de gerador de imagem é uma boa opção para evitar problemas de direitos autorais? Sim e não, por isso, é preciso tomar alguns cuidados. Se você disser que quer a imagem de um rato, com duas orelhas redondas e nariz de bolinha em cima de um castelo, ele vai desenhar o Mickey no castelo da Disney. Por isso, é necessário ter critério para saber se a IA não está infringindo algum direito autoral. Uma alternativa interessante é utilizar essas soluções para buscar inspiração. Como esse processo funcionaria na prática? Recentemente, fizemos o lançamento de um livro e precisávamos criar um carimbo especial para cada cidade que fôssemos visitar. Então, fui ao gerador de imagem e pedi para ele gerar um carimbo como aqueles dos Correios. O resultado foi bem mais ou menos. Então, peguei a imagem, joguei no Photoshop, tratei, refiz alguns pontos com base no que a IA já tinha feito e, a partir disso, criei os carimbos personalizados. O Manual do Mundo também está testando uma funcionalidade de dublagem automática de vídeos, certo? Trata-se de uma tecnologia em beta chamada Aloud, liberada para alguns criadores de conteúdo para o YouTube. Em resumo, a gente sobe o vídeo e a legenda dele em português. Com isso, é gerado um conteúdo escrito em inglês – que precisa sempre ser revisado, pois uma coisa ou outra costuma estar errada. Depois, a solução cria uma faixa de áudio em inglês, que fica disponível no feed do vídeo. É uma dublagem que, apesar de ser um pouco robótica, cumpre muito bem seu papel. Quais são as expectativas para o futuro desse tipo de tecnologia? A expectativa é poder fazer as dublagens com a própria voz de quem estiver apresentando o vídeo, mas é claro que esse tipo de ferramenta ainda está muito no começo e é bastante cara. No entanto, já estamos negociando um pacote com uma empresa especializada, que vai usar inteligência artificial para criar a minha voz em inglês. Acredito que, em alguns anos, o YouTube mesmo terá um botão para ativar dublagem automática. Isso deve abrir as portas para uma globalização de conteúdo muito grande. Como as soluções de IA podem ajudar os pequenos e médios negócios a potencializar sua presença digital? Hoje, há uma necessidade muito grande de gerar textos – como relatórios, manuais, comunicação interna e e-mails. Nesse contexto, o ChatGPT pode ser uma ferramenta incrível, se usada como parte de atendimento ao cliente via texto, por exemplo.
//revistalocaweb 11 //entrevista Quando o assunto é imagem, é necessário ter critério para saber se a IA não está infringindo algum direito autoral
12 //radar //revistalocaweb @revistalocaweb radar NOVIDADES, NÚMEROS E CURIOSIDADES DA TECNOLOGIA OCentro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) lançou o Radar. A ferramenta possibilita que as empresas verifiquem seu comprometimento com a diversidade dos colaboradores, confrontando dados nacionais ou setoriais. Para isso, basta acessar https://ceert.org.br/radar. Por meio da plataforma, um usuário que trabalha no setor hoteleiro, por exemplo, pode descobrir se a proporção de pessoas brancas e negras em sua empresa é maior ou menor do que em outros negócios do mesmo segmento na cidade, no estado e até mesmo no país. Com o Radar, o internauta consegue, ainda, pesquisar se a diferença salarial na profissão corresponde à mesma distorção existente na organização onde atua – fazendo recortes por gênero, raça, faixa etária, pessoas com deficiência e outras características. PLATAFORMA COMPARA ESSE PERCENTUAL NO QUADRO DE COLABORADORES DE UMA ORGANIZAÇÃO EM RELAÇÃO À REGIÃO ONDE ATUA Diversidade no ambiente corporativo
13 //radar //revistalocaweb Tecnologia em Números! Gravação de podcasts OSpotify inaugurou seu primeiro estúdio de podcast no Brasil. Batizado de Seu Espaço, é totalmente equipado para a gravação de conteúdos em áudio e pode ser reservado gratuitamente pelos criadores – sejam podcasters consolidados, sejam aspirantes. Essa novidade está localizada no restaurante-escola Da Quebrada – Gastronomia Periférica. A iniciativa faz parte do Making Space, movimento global que visa elevar vozes subrepresentadas. Para checar os horários de gravação disponíveis, acesse http://lwgo.to/1r2. 28% do mercado brasileiro de streaming pertence à Netflix. Os dados do JustWatch focam o terceiro trimestre de 2023 e apontam que Amazon Prime Video (18%) e HBO Max (14%) completam o pódio. US$ 2,5 bilhões é o valor estimado da fortuna de Jay-Z. Embora tal patrimônio corresponda à 1.217ª posição no ranking dos maiores bilionários da Forbes, ele é o único rapper a figurar na lista. 73,87 Mbps é a velocidade média de download da Apple. O número faz com que a Maçã tenha a internet mais rápida entre as marcas mobile. As informações são de uma pesquisa da Ookla com dados do Speedtest. O robô manobrista já existe, mas há um tempo de amadurecimento até se tornar uma solução comercialmente viável e pronta para ser replicada'' Thiago Piovesan, CEO no Brasil da empresa de estacionamentos Indigo.
16 //opinião //revistalocaweb @revistalocaweb As redes sociais são canais fundamentais na vida de bilhões de pessoas e fazem a diferença na estratégia de venda dos empreendedores. Com a rápida evolução da tecnologia e das tendências de consumo, é essencial estar atualizado sobre as mudanças e inovações que estão moldando o cenário digital. Neste artigo, vamos explorar as principais tendências das redes sociais que prometem dominar o ambiente online em 2024. 1. Perfis e conteúdos reais Uma das principais tendências que vem ganhando força é a valorização de perfis e conteúdos reais. Os usuários estão cada vez mais interessados em se conectar com pessoas e marcas autênticas, que compartilhem experiências genuínas e criem uma sensação de identificação e proximidade. Isso significa que a autenticidade supera a perfeição. Marcas e influenciadores que mostram bastidores, erros e histórias de vida têm maior probabilidade de criar uma conexão com seu público. 2. Narrativas naturais As redes sociais não são mais apenas um local para anúncios diretos e promoções incessantes. Em 2024, a tendência aponta para a criação de narrativas naturais em torno de produtos e serviços. Os consumidores estão mais conscientes e desejam relações mais profundas com as marcas. Isso implica contar histórias relevantes, que mostrem como seu produto ou serviço faz sentido e é útil. As vendas indiretas, por meio de conteúdos envolventes e informativos, podem ser mais eficazes do que o “bombardeio” de publicidades. 3. Humanização e utilidade A consciência do consumidor está evoluindo, e as empresas que desejam prosperar nas redes devem se concentrar na humanização e utilidade de seus produtos e serviços. Os consumidores querem saber como o que você oferece pode resolver os problemas deles, melhorar suas vidas ou atender às suas necessidades. Mostrar a utilidade do que você comercializa e como pode fazer a diferença na vida das pessoas é fundamental. 4. Diversificação Não basta investir em um único espaço. Para 2024, a diversificação se torna essencial. Explore as possibilidades oferecidas por várias plataformas, como YouTube e Pinterest. Cada rede social tem público próprio e características distintas. Por isso, diversificar a estratégia para cada uma delas é crucial, adaptando o conteúdo e a abordagem para atender às expectativas dos usuários em cada uma delas. 5. Mais conteúdo de valor As tendências de entretenimento nas redes sociais estão em constante mudança. Em 2024, a era das "dancinhas" pode perder força. Os usuários estão buscando conteúdo de valor e utilidade. As marcas e os criadores de conteúdo que fornecerem informações relevantes, educativas e valiosas têm maior probabilidade de se destacar. Nesse sentido, observar as tendências e entender a consciência de compra das pessoas se torna fundamental para criar conteúdos que realmente ressoem em seu público. A capacidade de se adaptar a essas tendências será essencial para o sucesso de marcas e influenciadores que desejem se destacar no cenário digital. Esteja atento às mudanças e tenha muito sucesso em sua jornada digital no próximo ano! 5 tendências para as redes sociais em 2024 JULIANA FERNANDES ANALISTA DE MARKETING NA LOCAWEB /jfernandesju
18 //opinião //revistalocaweb @revistalocaweb Acada dia, mais e mais pessoas se deparam com IA até mesmo nas atividades mais simples do cotidiano. Isso torna a tecnologia ponto importante para quem trabalha com marketing e quer tornar suas marcas conhecidas e admiradas pelos consumidores. Mas a pergunta é: será que a inteligência artificial dá conta da abrangência dessa tarefa? Ou será que ainda precisamos de conexões humanas para aproximar os clientes das empresas? Dada a evolução da tecnologia, pode até parecer que ela vai predominar. Porém, pelo menos no marketing, não será possível abrir mão daquilo que é central no processo de promoção de marcas: a atenção ao consumidor. Por mais que a IA conquiste espaço, a necessidade humana fundamental de pertencimento e conexão não vai desaparecer. Daí a importância das estratégias “de carne e osso”, como a gestão de comunidades (ou community management). Desenvolver estratégias de marketing de comunidades é crucial para estabelecer um diferencial competitivo que se baseie não apenas no produto, mas também na comunidade que o rodeia. Isso envolve testes com lançamentos, feedbacks para melhorias, colaborações em fóruns online e incentivo para os membros da comunidade criarem conteúdo a respeito da marca. Essas conexões genuínas entre a marca e os seus clientes não podem ser replicadas — nem por outra marca, nem pela IA. A inteligência artificial tem sido utilizada para personalizar campanhas, otimizar anúncios, gerar insights e criar planos de marketing direcionados, além de ajudar muito na análise de dados de clientes, por exemplo – que são pontos muito importantes. Porém, o negócio não pode depender excessivamente da automação, sob pena de afastar-se demais da desejável humanização nas interações com o cliente. Quando se fala em proximidade humana, não se trata de algo distante das tecnologias digitais – muito pelo contrário. Já faz pelo menos 20 anos que as pessoas integram comunidades online em torno de marcas. E as empresas que conseguiram criar ambientes virtuais de interação, usando redes sociais e comunidades proprietárias, têm visto os benefícios da dinâmica. Assim, por mais paradoxal que possa parecer, o futuro do marketing está na conexão legitimamente humana, e não na tecnologia de inteligência artificial – que terá seu papel, apesar de secundário. Empresas que negligenciam a gestão de comunidades podem perder a oportunidade de construir relações sólidas e autênticas com seus clientes. Será muito mais valioso para as marcas investir nesse relacionamento próximo, autêntico e acolhedor do que se valer exclusivamente das ferramentas de IA. O marketing de comunidades é a parte humana que as máquinas não podem substituir EMILIANO AGAZZONI CEO DA CM SCHOOL /emilianoagazzoni
Receba em casa 12 edições inéditas por um ano. Na coleção Figurões das HQs, veja o perfil completo dos super-heróis e supervilões como você nunca viu. Assine a revista Locaweb e saiba como. *Preços válidos até 31 de dezembro de 2023. Sujeito à disponibilidade de estoque. Fretes não inclusos. Reservamos o direito de corrigir eventuais erros de divulgação nesta edição. Parcelamento em 12x no cartão de crédito. Empreenda e ganhe dinheiro no mundo digital. Descubra tudo o que eles queriam esconder. ou 12x R$ 15, 10 ou 12x R$ 37, 50 por R$ 180, 20 por R$ 405, 00 (11) 3038-5050 (11) 95186-4134 www.europanet.com.br Thor • Shazam • Loki • Batman • Coringa • Venom • Capitão América Thanos • Deadpool • Doutor Estranho • Viúva-Negra Mulher-Maravilha • Feiticeira Escarlate • Arlequina • Homem-Aranha
20 //capa / 50 soluções de IA //revistalocaweb @revistalocaweb 50 CONFIRA UMA SELEÇÃO DE NEGÓCIOS BRASILEIROS QUE TÊM POTENCIALIZADO O MERCADO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PAÍS BIANCA BELLUCCI, MARCELLA BLASS E MARIA BEATRIZ VACCARI Inteligência Artificial – ou simplesmente IA, como tem se consolidado – é o tópico do momento. Não é à toa que o assunto está no topo do “Hype Cycle for Emerging Technologies 2023”, metodologia da Gartner que usa representações gráficas para mostrar os níveis de maturidade e adoção de tecnologias e apps. A chamada IA generativa já provou ser grande aliada em estratégias de diferenciação competitiva, produtividade e melhor aproveitamento de tempo. E embora esse subconjunto esteja sob os holofotes – graças ao queridinho ChatGPT –, diversas outras técnicas emergentes de inteligência artificial têm se posicionado como alternativa para otimizar experiências digitais, análise de dados, tomadas de decisão e uma série de outras atividades. Um relatório recente da Bloomberg Intelligence sugere que, após movimentar US$ 40 bilhões entre 2022 e 2023, o mercado de aplicações de inteligência artificial atinja US$ 1,3 trilhões até 2032. Já a taxa de crescimento das IAs na próxima década deve ser de 42% ao ano. Nesse cenário, muitas empresas estão não apenas utilizando, mas também desenvolvendo ferramentas baseadas em inteligência artificial. Vire a página e conheça 50 soluções que têm fortalecido o uso de IA no mercado brasileiro. soluções de IA
21 //capa / 50 soluções de IA //revistalocaweb
22 //capa / 50 soluções de IA //revistalocaweb @revistalocaweb InfoPrice Fundada por Leonardo Monteiro, Marcus Roggero e Paulo Garcia, a InfoPrice é resultado de um projeto iniciado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). De maneira geral, a empresa nasceu com o propósito de acessar as informações de preço praticadas e disponibilizá-las ao mercado – usando tecnologia e dados para simplificar a precificação em diferentes tipos de negócios. “A InfoPrice desenvolve modelos de inteligência artificial e machine learning há mais de cinco anos, mas reconhecemos o poder transformacional que, agora, está mais próximo da população em geral”, destaca Marcus Roggero, cofundador e co-CEO do negócio. “Entendemos que, além de utilizar tecnologias inovadoras, o ponto principal está em ser capaz de transformar essas ferramentas para entregar resultados espetaculares para nossos clientes – que, hoje, por meio de uma precificação inteligente, demoram 10 vezes menos no processo e já dobraram seu lucro.” Em 2023, a InfoPrice apresentou 50% de crescimento. Suas principais conquistas foram a escala do produto de software de pricing (o IPA – Intelligent Price Action), que atingiu mais de 50 clientes (entre médios e grandes varejistas), e o lançamento do módulo de precificação baseado em inteligência artificial. Vindi Em 2013, antes do big-bang das startups, a Vindi nasceu com o desejo de apresentar soluções às queixas do mercado de pagamentos. Inicialmente, veio com o intuito de mergulhar de cabeça em recorrência – ou o segmento de assinaturas, como é mais conhecida. Em 2021, por sua vez, expandiu os horizontes na fusão com a LWSA e abriu uma vertical voltada ao online. “Pelo segmento de serviços financeiros ser muito delicado e por cuidarmos do dinheiro das empresas, temos que escolher sempre as melhores ferramentas de inteligência artificial”, alerta Camilla Aidar, diretora de experiência do cliente na Vindi. “Porém, observando nosso contínuo crescimento e evolução, temos convicção do nosso propósito: capacitar nossos clientes a aumentar suas vendas constantemente, facilitando recebimentos por meio da mais avançada tecnologia”, completa. Neste ano, a empresa completou 10 anos colecionando premiações, a exemplo do selo Great Place to Work – reconhecimento dado, a partir da avaliação dos funcionários, para as empresas bem-sucedidas em criar um excelente ambiente de trabalho. Além disso, conquistou o primeiro lugar no prêmio B2B Stack 2023 na categoria Billing e Meios de Pagamentos e levou o Prêmio ABComm na categoria Serviços Web. ATENDIMENTO, VENDAS E MARKETING
23 //capa / 50 soluções de IA //revistalocaweb Predify Fundada em 2018, a Predify oferece uma estratégia de precificação data-driven por meio de inteligência artificial, usando os dados do negócio de cada cliente para monitorar os preços da concorrência. A startup faz parte do ecossistema Neogrid, que foca o desenvolvimento de soluções para a gestão da cadeia de consumo. Independentemente do tipo de negócio, a proposta do uso de IA nesse contexto é maximizar a capacidade de precificar dezenas de milhares de produtos em tempo real. A partir disso, o objetivo da startup é contribuir para que o empreendedor supere dificuldades de precificação e tenha uma empresa saudável, sustentável e lucrativa. Este ano, a Predify foi premiada como a segunda melhor fintech no pitch competition do G20 Digital Innovation Alliance e está entre as Top 10 na categoria RetailTechs do Ranking 100 Open Startups. “Integrar, agora, esta lista da Revista Locaweb representa a validação de nossos esforços e nossas realizações até o momento. Esta conquista é um marco significativo para a equipe e testemunho do nosso compromisso contínuo com a inovação e a excelência. Queremos seguir liderando o cenário da IA no Brasil e no mundo”, comenta Carlos Schmiedel, fundador e CEO da Predify. N3urons A N3urons é uma salestech que foca o uso de inteligência artificial aplicada à automação e à inteligência de negócios. A tecnologia proprietária iSA (Intelligent Sales Advisor) surgiu para empoderar vendedores durante todo o ciclo de vendas, apoiar gestores e supervisores comerciais no gerenciamento de equipes e potencializar os resultados de vendas das empresas. Atualmente, 30 clientes e mais de 3 mil usuários estão ativos na plataforma. A iSa permite fazer recomendações de produto de maneira rápida e assertiva, com base no perfil do cliente. Simultaneamente, ela acompanha as projeções de cada vendedor em tempo real – sugerindo ações para melhorar os resultados. Dentre outros recursos disponíveis, o destaque fica para a assistente de voz e a possibilidade de criar campanhas para engajar o time de vendas. Octadesk A Octadesk, empresa da LWSA, trouxe para o mercado o WOZ. Trata-se de um modelo criado a partir de inteligência artificial para oferecer respostas instantâneas para o atendimento ao cliente. Um de seus recursos exclusivos é a capacidade de sugerir melhores opções de mensagens e apresentar diferentes respostas para o usuário escolher a mais adequada. “Com o WOZ, as empresas podem reduzir o tempo médio de atendimento em até 70% e aumentar a taxa de conversão de vendas em até 80% – ou seja, com o poder da IA, e mantendo os mesmos recursos, as equipes de vendas e pósvenda conseguem um baita salto estratégico na aquisição de clientes. Com isso, é possível atender mais rápido, reduzir a carga de trabalho, otimizar custos e aumentar a qualidade do atendimento – melhorando a satisfação dos clientes”, explica Rodrigo Ricco, fundador e diretor-geral da Octadesk. A tecnologia também está em aprendizado contínuo – tendo como base informações sobre produtos, serviços e resolução de problemas –, ampliando a inteligência e a precisão de respostas e sugestões oferecidas. Com isso, é capaz de levar em consideração o contexto do negócio e direcionar maior valor para a equipe de vendas, por meio das respostas mais adequadas para cada situação.
24 //capa / 50 soluções de IA //revistalocaweb @revistalocaweb STILINGUE by Blip Desde 2014, a STILINGUE by Blip é uma plataforma multicanal voltada para otimizar as experiências entre marcas e consumidores – organizando em um só lugar conversas em redes sociais, avaliações em sites e aplicativos, notícias, CRM e demais canais públicos e privados relacionados à empresa. Com isso, possibilita uma escuta mais ampla e em tempo real de tudo o que acontece. Em 2022, a STILINGUE foi adquirida pela Blip – à época conhecida como Take Blip –, especialista em conversas inteligentes nos principais aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. Agora, juntas, trabalham para oferecer o que há de mais relevante no mercado de comunicação, com foco em inteligência artificial e soluções conversacionais. “Empreendo em inteligência artificial desde 2014 e me orgulho em dizer que a STILINGUE by Blip é um caso de sucesso. À época, não se falava em IA, muito menos em Processamento de Linguagem Natural (NLP) – a palavra da moda era Big Data. Hoje, entretanto, estamos diante de uma revolução tecnológica, uma nova era IAfirst, repleta de oportunidades para as empresas brasileiras que souberem adotar bem a tecnologia e encarar a interface conversacional como um novo ativo digital”, diz Rodrigo Helcer, advisor da Blip e cofundador da STILINGUE by Blip. Clarice.ai Em 2020, centenário da escritora Clarice Lispector, chegou ao mercado uma inteligência artificial em sua homenagem. Batizada de Clarice.ai, a tecnologia trabalha como revisora de língua portuguesa. Criada por Felipe Iszlaji, PhD em Linguística Computacional com pós-doutorado em inteligência artificial, contou com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Já este ano, a empresa lançou a Clarice Escritora, uma integração da plataforma com o ChatGPT. A Clarice.ai ajuda os usuários a criar conteúdo original em poucos cliques, além de revisar ortografia, gramática e estilo de textos como artigos, posts para redes sociais, anúncios e e-mails. Para guiar os produtores, a IA conta, ainda, com mais de 50 templates de escrita. “Em cerca de três a cinco anos, a maioria dos textos será escrita com auxílio das IAs. Porém, por mais poderosas que sejam, elas não substituirão a criatividade e a intencionalidade humana. Por isso, desejamos que a Clarice.ai atue como uma ferramenta feita por escritores para escritores – e não como uma substituta”, diz Felipe. Squid Fundada em 2014, a Squid é uma empresa de tecnologia líder em marketing de influência baseado em dados. “Nos nos consolidamos como a maior plataforma de Creator Economy do país executando campanhas nacionais e internacionais para grandes marcas”, conta Luciano Kalil, CMO e CXO na Squid. Em setembro, o negócio lançou uma nova solução através de uma demanda trazida pelo Mercado Livre – e aplicada à nova plataforma de vídeos curtos da empresa. Batizada de Squid Content, foca facilitar a vida de marcas e criadores no processo de validação de vídeos para campanhas de marketing de influência. De acordo com Luciano, ao introduzir o conteúdo na ferramenta, uma IA proprietária o compara com os critérios preestabelecidos pelo contratante, listando os pontos de ajuste. Atualmente, além do Mercado Livre, outras marcas já podem ter acesso à plataforma de validação. “A Squid nasceu digital, então é natural que a inteligência artificial faça cada vez mais parte do nosso dia a dia. A Squid Content é só o pontapé inicial. Para 2024, nosso foco é estar na vanguarda em IA e aprimorar o atendimento e a experiência para os nossos clientes”, afirma Luciano.
25 //capa / 50 soluções de IA //revistalocaweb Diferente Partindo do lema “não julgue pela casca”, a missão da Diferente é proporcionar alimentação saudável e acessível para os brasileiros, contribuindo para o combate ao desperdício. Ao mesmo tempo, a empresa dá um destino sustentável a alimentos que seriam descartados por serem considerados “fora do padrão”. Com base na PitaIA, uma inteligência artificial 100% proprietária, a empresa tem aperfeiçoado a experiência do consumidor com entregas de alimentos orgânicos até 40% mais baratos do que a concorrência. De acordo com Paulo Monçores, cofundador e CTO da Diferente, antes de tudo, a IA verifica a disponibilidade do mercado e dos produtores rurais e orgânicos, ajudando no processo de curadoria da empresa. Depois, a partir das preferências e restrições do cliente, tenta montar a cesta mais fiel possível. “Temos também um projeto beta que já está trazendo resultados interessantes.” De maneira geral, a inteligência artificial está ajudando a Diferente a resolver os problemas com as compras semanais dos brasileiros. Isso porque os usuários têm à disposição um personagem shopper, que se encarrega de montar uma cesta saudável e com alimentos de qualidade. ClickBus Fundada em 2013, é a maior plataforma de soluções de viajantes, viações e parceiros do setor rodoviário no Brasil. “Ao longo de 10 anos de operação, revolucionamos a experiência de viagem de ônibus no país, introduzindo soluções digitais que tornaram os deslocamentos mais convenientes, fáceis e seguros para passageiros e empresas de transporte rodoviário”, destaca Rodrigo Polacco, chief product & operations officer na ClickBus. A empresa foi a primeira no mercado rodoviário a aplicar a inteligência artificial em benefício da experiência do usuário. A ClickAI é a feature da ClickBus que utiliza IA generativa para montar roteiros e ajudar o viajante a planejar sua próxima viagem. Com ela, o cliente pode enviar dúvidas sobre destinos de interesse, melhores épocas para viajar, atrações imperdíveis, segurança e muito mais. “A ClickAI é uma ferramenta tanto para os usuários quanto para a empresa, que pode utilizar a tecnologia para aprofundar o entendimento sobre o tema e suas possibilidades”, explica Polacco. “Isso nos permite obter insights valiosos para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, proporcionando aos clientes um nível mais elevado de personalização e fortalecendo nossa proposta de valor.” 8Beats Idealizada por Fernando Silva, o negócio nasceu em 2023 com a missão de democratizar o acesso à inovação tecnológica na indústria fonográfica. Junto de Talita Rock, figura carimbada da cena musical brasileira, a empresa é especialista na criação de batidas e instrumentais personalizados. Seu marco inicial foi o lançamento da faixa “Se Entrega e Vem Sem Medo”, colaboração entre Kevin O Chris e DeeDee Beatz, o DJ-IA da empresa. “A 8Beats utiliza inteligência artificial como parceira estratégica para impulsionar cantores e elevar a qualidade do material produzido. Somos um aliado criativo para artistas de diversos níveis, abrindo possibilidades tanto para os mais experientes, que buscam levar inovação para seu público, quanto para os iniciantes, que ainda não possuem a técnica ou os recursos necessários para produzir uma boa música”, afirma Fernando. Em dois anos, a meta da empresa é atingir R$ 10 milhões em faturamento – impulsionado pelo desenvolvimento contínuo de ferramentas e parcerias. “Nosso compromisso é capacitar artistas a explorar novas fronteiras, usando a IA para potencializar a voz humana e revolucionar a indústria fonográfica”, completa o executivo. B2C
26 //capa / 50 soluções de IA //revistalocaweb @revistalocaweb Oncase A proposta da Oncase é democratizar o acesso a soluções de IA de ponta para as estratégias de relacionamento de empresas nos segmentos varejo, educação e financeiro. “A Scora Journey, nossa solução baseada em IA e Big Data, visa ser um motor de inteligência para guiar a jornada do consumidor – permitindo ao negócio entender o perfil de cada cliente e fazer recomendações personalizadas no momento ideal e através do canal mais adequado”, explica Iandé Coutinho, fundador e CEO da Oncase. O principal objetivo dos clientes da empresa é melhorar seus resultados de vendas. Por isso, a Oncase combina fontes de dados exclusivas com dados internos e algoritmos proprietários para: otimizar a performance das equipes de vendas – empoderando os vendedores com dados para que eles façam mais com menos –; escalar operações de venda – sem aumentar o quadro de funcionários –; e definir e executar estratégias de marketing – entendendo a audiência ideal para aprimorar a performance das campanhas. Com a aceleração da digitalização das PMEs pós-pandemia, Iandé acredita que ferramentas de personalização deixam de ser vantagem competitiva e tornam-se indispensáveis à sobrevivência das empresas. “Antes da Journey, as soluções de hiperpersonalização eram complexas e custosas. Por isso, para 2024, o plano é continuar a ampliar o acesso a recursos de IA para os pequenos e médios empreendedores no Brasil.” BI & ANALYTICS Price Survey O trabalho da empresa envolve a transformação das pesquisas de mercado por meio de tecnologia de ponta e abordagem inovadora. Assim, ela se dedica a oferecer informação precisa e em tempo real sobre preços e condições de venda de produtos no varejo físico e online. Na Price Survey, o uso de IA tem foco especial no reconhecimento de imagem e na tecnologia Optical Character Recognition (OCR). “No primeiro caso, aplicamos IA para aprimorar a coleta de dados no mercado físico. Na prática, os pesquisadores podem tirar fotos de produtos, etiquetas de preço e outros elementos relevantes durante as pesquisas. Depois, a inteligência artificial entra em ação para analisar e interpretar essas imagens”, explica Maycon Andrade, CEO da empresa. O OCR, por sua vez, é uma tecnologia que permite converter os textos das imagens em dados editáveis e pesquisáveis – funcionalidade bastante útil, já que o varejo trabalha com etiquetas, folhetos e placas. “Nosso panorama para 2024 é empolgante e repleto de avanços tecnológicos. A empresa está firmemente comprometida em continuar aprimorando e ampliando a utilização de IA para oferecer serviços ainda mais sofisticados e valiosos para os clientes”, destaca Maycon.
27 //capa / 50 soluções de IA //revistalocaweb A3Data A A3Data é uma consultoria cujo principal propósito é empoderar pessoas e corporações por meio de dados – transferindo know-how e fortalecendo bases para a criação de uma cultura data-driven. Para isso, ela usa inteligência artificial para resolver problemas complexos, organizando e dando significado aos dados das empresas para que elas possam tirar maior valor dessas informações. “Mesmo com as pessoas estando mais seletivas em relação a investimentos e despesas, conseguimos aumentar nossa carteira de clientes e fortalecer a marca como autoridade em dados e IA. Este ano, também lançamos três novos produtos”, diz Rodrigo Pereira, CEO da A3Data. “Acredito que 2024 oferecerá novos desafios. Porém, temos um time apaixonado e pronto para enfrentar os obstáculos que vierem. É nisso que também acredito”, completa. Entre as companhias que já realizaram projetos com a A3Data estão Afya, Banco Mercantil do Brasil, Blip, BMG, BTG, Cyrela, Farmax, Grupo Elfa, Grupo Fleury, Hering, Houer, Inter, Iveco, Localiza, Mater Dei, Moura, Neon, Pottencial Seguradora e Stellantis. Aquarela Analytics Em 2012, os empreendedores Marcos Santos e Joni Hoppen decidiram trazer para o Brasil algumas inovações tecnológicas que viram ser aplicadas mundo afora. Foi assim que fundaram a Aquarela Analytics, empresa que utiliza inteligência artificial para otimizar negócios. Ao longo de sua jornada, a empresa já atendeu marcas como Embraer, Scania, Hospital das Clínicas da USP, Auren Energia e Vivo Telefônica. “Por meio do uso intensivo de IA e analytics, promovemos a transformação digital de nossos clientes, melhorando seus resultados e inovando em suas operações. Desenvolvidos ao longo de mais de 10 anos, nossos algoritmos e modelos exclusivos proporcionam diferenciais competitivos com foco em otimização de processos e tomadas de decisão mais assertivas para organizações com alto compliance”, explica Marcos Santos, CEO da Aquarela Analytics. “Nos últimos três anos, tivemos um crescimento de faturamento superior a 150% ao ano”, destaca Joni Hoppen, COO da empresa. “Em 2023, houve também um aumento de 35% no número de colaboradores e o início de nosso processo de internacionalização, que ocorrerá em 2024”, completa.
28 //capa / 50 soluções de IA //revistalocaweb @revistalocaweb Trimble A Trimble se dedica a transformar o universo de logística e transporte, atuando especialmente com o propósito de salvar vidas no trânsito. "Através de tecnologia de ponta, um time especialista e metodologias eficientes para gestão de frotas, ajudamos nossos clientes a evitar 90% dos acidentes", destaca Rony Neri, diretor da Trimble Transportation. A inteligência artificial tem sido um pilar extremamente importante para o negócio. Hoje, a Tassi (que recebeu nome e identidade visual específica) é uma das primeiras IAs do mundo totalmente especialista em transporte e logística. Por meio dela, as soluções de Safety da empresa detectam comportamentos de risco ao volante em tempo real. Já o recurso Predição de Acidentes utiliza machine learning para facilitar decisões de segurança. "Por meio da Tassi, os clientes também podem realizar um diagnóstico de suas operações e receber sugestões de indicadores que precisam ser trabalhados para aumentar o nível de segurança e eficiência da operação", conta Rony. "Nos próximos anos, o transporte evoluirá muito, e as tecnologias da Trimble – cada vez mais robustecidas pela inteligência artificial – serão um dos alicerces dessa transformação." LOGÍSTICA E ESTOQUE Supply Brain A proposta da empresa é fazer evoluir o setor de procurement e planejamento de demanda, trazendo modernização, otimização e automação para esses setores. “Para isso, utilizamos uma combinação de inteligência artificial, análise de dados, ciência de dados e práticas tradicionais para oferecer resultados inovadores e sem precedentes”, conta Glauber Almeida, cofundador, CTO e especialista em supply chain do Supply Brain. A solução Supply Brain Planning, por exemplo, traz uma evolução ao planejamento de demanda por meio de um forecast muito mais assertivo – que avalia e seleciona os melhores modelos de IA para cada produto e localidade. “Já com o Supply Brain Procurement automatizamos o processo de compras, acelerando a aquisição de produtos e garantindo os fornecedores ideais e com os melhores preços”, diz o CTO. Através dessa atuação, a plataforma planeja simplificar ainda mais a adoção de IA e ciência de dados pelas empresas. “Nosso objetivo é tornar os insights gerados a partir de dados mais acessíveis e compreensíveis, capacitando gestores a incorporar inteligência artificial em suas operações e empoderando nossos usuários por meio do uso do que existe de mais avançado no mercado”, finaliza.
29 //capa / 50 soluções de IA //revistalocaweb Panorama.id Aberta em 2018, a startup é responsável por desenvolver soluções para inventário baseadas no uso de drones e reconhecimento de imagens. “A proposta da nossa ferramenta, a fly.id, é tornar o processo de inventário mais seguro e produtivo. Para isso, substituímos o trabalho em plataformas elevatórias, por exemplo, por uma operação totalmente automatizada”, explica Antonio Carlos Martos, CEO da Paranoma.id. Atualmente, a empresa tem desenvolvido algoritmos de inteligência artificial para processamento e reconhecimento de imagens. “Com isso, a IA otimiza a contagem dos produtos em estoque e permite a navegação autônoma dos equipamentos móveis envolvidos”, conta Antonio Carlos. O uso da tecnologia traz perspectivas de aumento de produtividade e segurança nos processos não apenas para os clientes, mas também para a empresa em si. “Para 2024, nossa expectativa é oferecer novas aplicações, incorporando mais automação ao processo através da utilização de drones inteligentes e autônomos.” GAIA A solução de inteligência artificial especializada tem a missão de identificar padrões de consumo, otimizar consideravelmente a gestão de estoque e impulsionar a lucratividade de empreendedores varejistas – tornando suas atividades mais prósperas e descomplicadas. “A Gaia revoluciona a gestão do estoque oferecendo um acompanhamento organizado e em tempo real, que resulta em decisões mais assertivas e redução de custos operacionais”, destaca Tiago Carneiro, CEO da startup. Por meio de IA e da abordagem de gamificação, a GAIA atua em diferentes pontos essenciais da rotina em questão. Na prática, ela é uma grande aliada para ajudar gestores a identificar rupturas, gerenciar estoque virtual, otimizar inventários e garantir maior eficácia no controle de prazos de validade, por exemplo. “Junto com nossos clientes, alcançamos diversas conquistas, incluindo redução de até 18% na quebra operacional de inventário, diminuição de até 50% no estoque físico (por meio de sugestões de compras), e entrega de uma solução abrangente de FEFO (First-Expire, First-Out) e auditoria”, conta Tiago. Para 2024, a GAIA projeta uma expansão estratégica, impulsionada pela integração crescente de inteligência artificial. “Estamos comprometidos em garantir que os clientes tenham acesso a insights de negócios em tempo real, otimização de operações e ferramentas de tomada de decisão que impulsionem sua eficiência e seu sucesso”, diz o CEO.
30 //capa / 50 soluções de IA //revistalocaweb @revistalocaweb LEGISLAÇÃO, SEGURANÇA E AUTENTICAÇÃO Sigalei Nascida em 2016, tem como proposta melhorar a tomada de decisão dentro das empresas. Para isso, a startup utiliza recursos tecnológicos com o objetivo de mapear e analisar assuntos governamentais e jurídicos relevantes para diferentes tipos de negócios. O processo é feito por meio de uma inteligência artificial que identifica com rapidez as informações políticas e regulatórias publicadas em diários oficiais, casas legislativas, sites oficiais, mídia e redes sociais. Com isso em mãos, empresas e instituições se mantêm sempre atualizadas a respeito das novidades governamentais e jurídicas que possam impactá-las. A Sigalei conta também com um time de especialistas dedicado, que atua de forma complementar à IA. Os profissionais ficam à disposição para analisar as informações identificadas pela inteligência artificial e auxiliar o desenvolvimento de relatórios de riscos e oportunidades. Assim, os clientes da empresa aumentam sua oportunidade de tomar decisões estratégicas mais assertivas, garantindo também maior sustentabilidade para o negócio. Legalbot Referência em tecnologia regulatória, a startup tem a missão de auxiliar a governança das empresas, por meio de tecnologias digitais que viabilizem seus negócios a operar em conformidade. A plataforma SaaS de Compliance Regulatório baseia-se em algoritmos, robôs e workflows, além de desenvolver soluções customizadas, de acordo com as necessidades de cada cliente. Diante do volume crescente de novas publicações e exigências regulatórias, a proposta da regtech é usar inteligência artificial para automatizar o Compliance das empresas, otimizando e reduzindo em 80% o tempo gasto nesse tipo de atividade. Nesse sentido, a Legalbot se dedica a estudar como as novas tecnologias podem ser aplicadas para amplificar os ganhos no ciclo de Compliance Regulatório. Na prática, os clientes podem pesquisar diversos temas e encontrar os respectivos normativos sobre cada assunto na base de órgãos reguladores da plataforma. Outras soluções são o Radar Estratégico – que permite monitorar temas de interesse, o Feeder Regulatório – que traz atos normativos relevantes – e o Workplace Digital de Compliance – que soma todas as funcionalidades anteriores ao acompanhamento dos desdobramentos dos normativos.
31 //capa / 50 soluções de IA //revistalocaweb KOR Solutions Esta startup surgiu com o objetivo de oferecer aos clientes o que há de melhor no mercado quando o assunto é negociação. Desde 2020, a KOR Solutions atua automatizando fluxos processuais por meio de uma visão verticalizada, que engloba desde o início de uma demanda judicial até seu acordo final. Através dessa otimização, visa garantir organização e escalabilidade para seus clientes. “Reconhecer o melhor momento para negociar é o pontochave – e esse momento é a fase processual. É nessa etapa que a parte do outro lado da negociação está propensa a interagir com a nossa plataforma”, explica Roberto Villas Bôas, advogado e COO da startup. De acordo com ele, a partir dos dados consumidos durante a existência do processo, a KOR Solutions usa inteligência artificial para tirar o máximo proveito das informações e gerar maior eficiência e economia para a empresa envolvida.” Com a dedicação dos fundadores Victor Aracaty e Roberto Villas Bôas, ambos munidos de mais de seis anos de experiência no mercado de Online Dispute Resolution (ODR), e de um time capacitado, a empresa vem trilhando um caminho ascendente no mercado. Este ano, pela segunda vez, está no Top 7 da categoria Legal Techs do ranking 100 Open Startups. Além disso, foi aprovada para fazer parte do ecossistema inovabra habitat. Docket “Nossa missão é fazer com que as operações que dependam de documentos para a tomada de decisão sejam realizadas no menor tempo possível”, destaca Rodrigo Lopes, cofundador e CTO da Docket. Hoje, o foco do negócio está em operacionalizar documentos e burocracia de grandes empresas do país. Inteligência artificial e análise de dados são o core do produto, que é dividido em três modelos. “O primeiro é o Hub, que viabiliza busca e emissão de mais de 495 mil tipos de documentos públicos em todo o território nacional. Em seguida, temos o módulo Insights, que analisa e interpreta as documentações com 99% de assertividade e com segurança”, diz Rodrigo. Segundo ele, a alta taxa de precisão só é possível graças à IA, que otimiza o processo de extração de informações específicas para a geração de insights em tempo recorde. Por fim, o módulo Controle permite a gestão de documentos regulatórios e alerta o usuário quanto a vencimentos e gestão de juros, por exemplo. “Para 2024, continuaremos com nossa expansão para áreas como seguros, indústrias, saúde, telecomunicações e varejo. Para isso, estamos desenvolvendo novas soluções para integrar ainda mais o uso de IA ao nosso ecossistema – oferecendo dashboards e relatórios que auxiliem a tomada de decisão de maneira analítica, estratégica e rápida”, finaliza o CTO.
32 //capa / 50 soluções de IA //revistalocaweb @revistalocaweb D4Sign Em 2015, Nahim Silva se deparou com o desafio de digitalizar, em um meio juridicamente válido, os contratos da empresa onde trabalhava. Então, decidiu pedir ajuda a Rafael Figueiredo, advogado a par das questões jurídicas e autenticações que uma plataforma com esse propósito deve ter. No entanto, ao buscar uma solução no mercado, ele percebeu que havia pouquíssimas alternativas. Logo, a dupla entendeu que aquela era uma grande oportunidade de negócio, e foi assim que nasceu a D4Sign, uma plataforma de assinatura eletrônica e digital. Hoje, a empresa é responsável pela D4Sign.AI, uma inteligência artificial alimentada por 30 terabytes de jurisprudências brasileiras. Até o momento, ela conta com duas funcionalidades: Analyzer, que cria um resumo com os principais pontos do documento, facilitando sua compreensão e acelerando o processo de assinatura, e Chat, que responde perguntas relacionadas ao contrato. “O brasileiro tem costume de assinar documentos sem ler, seja por falta de entendimento, seja por falta de tempo. Então, desenvolvemos uma tecnologia de inteligência artificial para resolver essa dor. Estamos orgulhosos de trazer esta solução em primeira mão e pretendemos, em breve, lançar novos produtos em nossa frente de IA”, destaca Rafael Figueiredo, CEO da D4Sign. Axur Para apoiar times de segurança da informação e proporcionar experiências digitais mais protegidas, a Axur oportuniza escalar e automatizar o tratamento de ameaças cibernéticas. Nesse contexto, tem feito vários lançamentos de recursos baseados em inteligência artificial para potencializar ainda mais o trabalho dessas equipes. “A Axur tem a inovação em seu DNA. Acreditamos no potencial da IA generativa para democratizar o acesso a um relatório de inteligência cibernética de nível CIA (a Agência Central de Inteligência norte-americana) para todos os profissionais de segurança. Hoje, a inteligência artificial tem ajudado esses colaboradores a tomar as melhores decisões em meio a um gigantesco volume de dados”, ressalta Rodrigo Alves, head de produtos na Axur. Dentre os produtos da empresa, o destaque vai para o recém-lançado CISO Compass. A novidade é uma combinação de modelos de IA que permite identificar as ameaças cibernéticas que podem afetar uma empresa. Basicamente, ele lê centenas de análises e relatórios sobre o assunto e gera um resumo inteligente, customizado de acordo com a infraestrutura, o setor e os fornecedoreschave de cada cliente.
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=