Locaweb Edição 137

41 //inovação //revistalocaweb Transportadora digital MODELO DE NEGÓCIOS DA MOTZ BUSCA ATENDER AO CONSUMIDOR 4.0 Motz centraliza a gestão do relacionamento com os caminhoneiros A transportadora digital Motz foi criada para atender as necessidades do consumidor 4.0 – que valoriza entregas mais rápidas, dinâmicas, automatizadas e eficientes. Fundada em 2020 pela Votorantim Cimentos, a empresa transporta cargas como materiais de construção, matérias-primas, minérios, milho, soja, farelos, feijão, fertilizantes e calcário, para companhias de diversos setores. Um de seus grandes diferenciais é que a Motz centraliza a gestão do relacionamento com os caminhoneiros por meio de processos digitais, facilitando dinâmicas como seleção de profissionais e administração de contratos. Os motoristas só precisam analisar as ofertas e aceitar transportar as cargas que fizerem mais sentido dentro de seus objetivos. O modelo de negócio tem se mostrado promissor. A base de condutores, por exemplo, cresceu 63% – totalizando mais de 27,5 mil motoristas – entre 2021 e 2022. O volume de cargas transportadas, por sua vez, aumentou 41% no mesmo período. Somente no último ano, a transportadora realizou 665 mil viagens.

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=