Locaweb Edição 137

//revistalocaweb 39 //reportagem / black friday Black Friday e não saber se as etapas, de fato, podem funcionar. Por isso, é preciso testar. Antes do evento, verifique a sequência de e-mails que será disparada após a transação de vendas e as notificações de cada passo – isso não apenas para o consumidor, mas também para os departamentos financeiro e de separação ou despacho de produtos. Cada etapa do processo deve funcionar sem furos ou congestionamentos. “Um planejamento bem-feito permite que o empreendedor esteja preparado para possíveis problemas. Imprevistos podem acontecer, mas quando o empreendedor testa com antecedência as funcionalidades do site, a efetividade da entrega, o atendimento e outros processos essenciais para a Black Friday, evita-se perder vendas, clientes e dinheiro”, avalia Thiago Sarraf, fundador da consultoria Dr. E-commerce. E lembre-se: campanha de Black Friday não é um tiro de 50 metros, é uma maratona. Quanto mais bem-preparado – e tranquilo – você estiver para lidar com o evento, melhor será para todas as pontas. “Cada detalhe faz a diferença na hora de criar uma boa experiência. E todo esse cuidado mostra que o dia é especial tanto para o cliente quanto para a empresa”, finaliza Lincon, da LB Company. O papel da propaganda Diante de tanto trabalho, é importante comunicar ao público que a loja está participando da Black Friday e quais são os produtos em promoção. A principal maneira de fazer isso é por meio da propaganda. “Se o empreendedor não preparar comunicação, divulgação e marketing, todo o potencial do evento pode ser perdido, fazendo com que ele termine com um estoque maior do que tinha quando iniciou a campanha”, frisa Christopher “Mago” Neiverth, CEO da Allomni E-commerce Partner. Uma boa dica nesse sentido é trabalhar com anúncios digitais. Nas redes sociais, as possibilidades de segmentação são bastante diversas. É possível, por exemplo, direcionar campanhas para públicos específicos – como pessoas que estão dentro de determinado raio da loja. “Vale também apostar nas páginas de vendas da cidade e na rádio local. Elas ainda são bons veículos de comunicação, dependendo da região de atuação”, ressalta Daniele Monteiro, fundadora da Bfly Treinamento e Consultoria em Trade Marketing. Thiago Sarraf, da Dr. E-commerce, garante que se preparar com antecedência é fundamental para lidar bem com qualquer imprevisto

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