Locaweb Edição 137

//revistalocaweb @revistalocaweb 36 //reportagem / black friday Produtos e descontos O planejamento deve começar pela seleção dos produtos que entrarão na Black Friday. A estratégia pode variar conforme o segmento, mas, de maneira geral, a dica é colocar em promoção os itens que tenham boa margem para desconto. “Quanto maior a margem de lucro, maior pode ser o abatimento aplicado sobre a mercadoria, sendo possível usar esse item como principal chamariz para sua loja. Contudo, será necessário se preparar do ponto de vista de estoque. Se você anuncia que um produto está com 80% de desconto no site, por exemplo, precisa garantir que ele não esgote. Se isso acontecer, as pessoas vão achar que seu evento é mentiroso”, aponta Christopher “Mago” Neiverth, CEO da Allomni E-commerce Partner, aceleradora de resultados em comércios eletrônicos. Entretanto, a Black Friday também serve como oportunidade para liquidar mercadorias que estejam paradas no estoque. Além de permitir que o empreendedor explore descontos mais agressivos, elas podem ser combinadas com os itens mais procurados pelos clientes. “Como os produtos mais populares costumam ter menor margem para desconto, você pode deixá-los no preço cheio e usar outros itens com maior margem (e menos giro) para produzir kits. Com isso, consegue aumentar o tíquete médio durante o evento”, comenta Lincon, da LB Company. Sinal vermelho A empresa que queira se beneficiar do aumento da demanda durante a Black Friday deve tomar alguns cuidados básicos. O mais importante deles está em cumprir o combinado com o cliente. Como é de conhecimento geral, por muitos anos o evento no Brasil foi conhecido como “Black Fraude”, por conta de promoções maquiadas. Mas a ingenuidade do consumidor brasileiro ficou no passado. Quem tem intenção de aproveitar a data costuma monitorar os produtos desejados para evitar ser enganado. Tanto é que 26% dos brasileiros começam a pesquisar os itens três meses antes do evento, e 22% o faz com um mês de antecedência. Os dados são do "Panorama do Consumo na Black Friday 2023", uma pesquisa do Grupo Globo. Logo, vender pela “metade do dobro” está fora de cogitação. Além de errado, esse comportamento quebra a confiança do consumidor. Outro problema está em anunciar um preço e reduzi-lo ao longo da campanha. “Por isso, é importante conhecer a margem de lucro dos produtos e planejar quais serão os valores praticados. Se o item custa R$ 50, e você vende por R$ 25, por exemplo, deve seguir assim até o fim do evento. Não dá para mudar no meio do caminho. Isso queima a imagem da marca”, alerta Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação. Christopher, da Allomni E-commerce Partner, lembra que garantir o estoque é essencial para ter bons resultados na Black Friday

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