Locaweb Edição 137

//revistalocaweb 35 //reportagem / black friday Lembre-se de que, no contexto da Black Friday, a antecedência é a chave – principalmente para as PMEs. “Se o empreendedor deixar para se planejar na semana do evento, não vai conseguir trabalhá-lo. Isso porque boa parte das pequenas e médias são ‘eu-empresas’, nas quais não há muita mão-de-obra disponível”, reforça Hawan, da Simples Inovação. Isso sem contar que, no Brasil, existe o hábito de estender o período da Black Friday. Em vez de celebrá-la na última sexta-feira de novembro, como manda a tradição gringa, os varejistas tendem a promover o evento ao longo do mês, sob nomes como Black Month ou Black November. Se por um lado aumentar o período pode trazer maior fluxo de clientes e, consequentemente, mais vendas, por outro, demanda um planejamento maior do empreendedor. Independentemente do caminho escolhido, o fato é que a falta de planejamento tende a desencadear problemas. “A empresa que opta por entrar na data e não se prepara adequadamente pode ter consequências negativas, a exemplo de perda de vendas e experiência ruim para o cliente. Em consequência, pode ter a imagem da marca prejudicada, além de acarretar desconfortos internos, como equipe desmotivada e prejuízos financeiros”, salienta Daniele Monteiro, fundadora da Bfly Treinamento e Consultoria em Trade Marketing. A origem A Black Friday surgiu na cidade da Filadélfia, na Pensilvânia (EUA), na década de 1950. Entre o feriado de Ação de Graças e o jogo de futebol americano disputado entre integrantes do exército e da marinha, a cidade costumava ficar lotada de torcedores. Para aproveitar o grande movimento, as lojas faziam diversas promoções. A polícia local costumava chamar esse período de "Black Friday", por causa do estresse que causava. Uma curiosidade é que o termo ficou restrito à Filadélfia por um longo período. Ele começou a ser usado em outras regiões dos Estados Unidos apenas em meados de 1980 – e só tornou-se conhecido ao redor do mundo na década seguinte. Segundo Daniele, da Bfly, a empresa que opta por entrar na data e não se prepara de maneira adequada pode ter consequências negativas

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=