//revistalocaweb @revistalocaweb 34 //reportagem / black friday Vale destacar que, além de garantir boas ofertas, é preciso que tudo corra bem na experiência de compra do consumidor. E o segredo para que isso aconteça está no planejamento. Isso porque o período da Black Friday é uma oportunidade não apenas para vender mais, mas também de obter novos clientes – que poderão ser fidelizados para as próximas grandes datas do varejo, como o Natal e o Réveillon. Motivos para participar Segundo uma pesquisa do Grupo Globo, batizada de "Panorama do Consumo na Black Friday 2023", o brasileiro costuma estar bastante disposto a comprar na sexta-feira de descontos. Tanto é que quase 50% das pessoas se preparam com antecedência para a data – inscrevendo-se em listas vip ou baixando o app das lojas de interesse, por exemplo. A ideia aqui é não perder nenhuma oferta. “Se o público está mais disposto a comprar, significa que também está propenso a experimentar algo novo. Como as pequenas e médias empresas não costumam ser tão conhecidas no mercado, trata-se de uma grande chance para capturar esses novos clientes”, ressalta Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce. Outras vantagens que o evento pode trazer para as empresas participantes são aumento de caixa e de faturamento, maior visibilidade da marca e oportunidade de rodar produtos que estão parados no estoque. “Ao participar de uma data sazonal, a empresa ainda mostra que está antenada no mercado. Se todo mundo está falando de Black Friday e comunicando promoções, não existe motivo para sua marca ficar de fora – ou pior, pular a data e focar apenas o Natal. É importante se inserir na realidade do consumidor”, complementa o especialista. Organize e estruture O planejamento é uma questão estratégica para tirar o máximo de proveito não apenas da Black Friday, mas também de qualquer outra data importante para o varejo. “Um bom plano vai fazer com que o empreendedor consiga escalar o evento e ser mais eficiente. Sem isso, provavelmente, o resultado será mediano e sem performance”, alerta Lincon Beraldo, fundador da LB Company, especializada em soluções de vendas. Um bom plano vai fazer com que o empreendedor consiga ser mais eficiente. Sem isso, provavelmente, o resultado será mediano e sem performance'' Lincon Beraldo, fundador da LB Company
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