Locaweb Edição 137

26 //capa / E-E-A-T //revistalocaweb @revistalocaweb Para melhorar a percepção sobre a autoridade do site, existem as chamadas táticas para incremento de reputação. Segundo Letícia, é possível usar a criação de conteúdos ricos para receber linkagens externas – que são vistas como votos de confiança pelo Google –, ampliando seu portfólio de backlinks (hiperlinks de outros domínios apontando para o seu) e referências. “Um trabalho de brand awareness também se mostra relevante. Especialmente se pensarmos em negócios ainda em desenvolvimento ou sites novos”, aponta a especialista. Segundo ela, o Google consegue avaliar citações à marca mesmo sem linkagens externas, então, também é válido considerar a atuação em sinergia com uma assessoria de imprensa, por exemplo. Trustworthiness “Quando pensamos em confiabilidade, consideramos fatores como acurácia dos conteúdos e transparência das informações disponibilizadas, assim como o quão seguros e confiáveis os sites são”, descreve a SEO manager e associate partner da Cadastra. Por isso, a diretriz está bastante relacionada à experiência do usuário na prática. De acordo com Diego, os elementos de navegação – como design profissional, selos de segurança, endereço físico, meios de contato, entre outros – vão proporcionar um sentimento de segurança para visitar e desbravar a página. transações financeiras online e ter políticas claras de troca e devolução de produtos. Os já citados backlinks também vão impactar a confiança das páginas. “Um site com boa autoridade referenciando outro é um sinal eterno para que o Google entenda a autoridade e a confiança do domínio referenciado”, garante o especialista da Rock Content. “Outro tópico em destaque é a atualização e a precisão dos conteúdos, evitando qualquer tipo de dado enganoso”, aponta Fábio. É de extrema importância assegurar a procedência das informações e evitar a propagação de boatos e elementos não verificados. Já no e-commerce, mais especificamente, as lojas precisam proteger as Mesmo que as ferramentas de inteligência artificial sejam excelentes para acelerar a produtividade, não podemos deixar o fator humano de lado '' Letícia Bernardino, SEO manager e associate partner da Cadastra

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=