Locaweb Edição 137

18 //opinião //revistalocaweb @revistalocaweb Como publicitário e empreendedor, acompanho de perto o rápido avanço da tecnologia ao longo do tempo – e como ela tem impulsionado a indústria publicitária nas últimas décadas. Um dos casos que mais me impressiona é a Inteligência Artificial (IA), que se apresenta como uma poderosa ferramenta para mudar a maneira como as pessoas se relacionam com as marcas. De acordo com o "Painel Marketing Trends", mais de 60% dos maiores anunciantes que atuam no Brasil utilizam algum tipo de IA para realizar tarefas de marketing. Isso é reflexo de como os profissionais já entendem como a tecnologia otimiza coleta, análise e interpretação de dados em grandes quantidades. Não foi à toa que eu a trouxe para a Tif desde sua criação. Com uma cultura que batizamos de Beats&Bytes, acreditamos no uso inteligente de dados para entender o comportamento do públicoalvo dos clientes. Por meio disso, muito mais do que criar campanhas direcionadas, usamos a criatividade estratégica dos nossos profissionais para contar histórias que conectem pessoas e marcas. Isso continua funcionando porque usamos a eficiência da IA a nosso favor – até porque não se trata de uma tendência passageira, mas de uma ferramenta para otimizar o trabalho da equipe e a experiência do cliente. Por outro lado, é crucial ter em mente que a capacidade analítica das máquinas não substitui a criatividade humana. Não é clichê dizer que acredito que o segredo esteja na união dos dois, pois entendo que trata-se de uma parceria poderosa e transformadora que impulsiona a inovação. Isso sem falar que a criatividade humana ainda é inigualável. As pessoas conseguem pensar de forma abstrata e não linear, criando storytellings únicos, com base em experiências e empatia. Além disso, fazem uso dos critérios ético e moral, que devem nortear todas as práticas. Esses pontos garantem que os benefícios superem os riscos, aumentando o escopo de possibilidades e aprimorando os trabalhos criativos. No geral, a conclusão a que podemos chegar é que a inteligência artificial representa uma grande revolução no mercado publicitário – especialmente na busca por inovação, proporcionando eficiência e personalização, além de aprimorar resultados. Se soubermos usá-la adequadamente, temos nas mãos o potencial de elevar o marketing a novos patamares. Se abraçarmos as tecnologias de maneira estratégica – em vez de enxergá-las como concorrentes – e direcionarmos as equipes para as demandas que realmente importam, já teremos metade da receita para construir um sucesso completo. IA, dados e criatividade humana no setor publicitário THIAGO BIAZETTO FUNDADOR DA TIF, AGÊNCIA DE PROPAGANDA FULL-SERVICE /thiago-biazetto-19376013

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