16 //opinião //revistalocaweb @revistalocaweb Quando pensamos na divulgação de produtos e serviços em ambiente digital, o primeiro desafio é saber onde e como apostar as fichas. Afinal, em um único minuto, são compartilhadas 695 mil stories só no Instagram e quase 70 milhões de mensagens no WhatsApp – segundo estudo da empresa Lori Lewis. Então, o que fazer para aumentar a visibilidade da marca e se destacar nesse universo? A resposta é simples: investir em presença digital. Isso porque as transformações vividas nos últimos anos colocaram o marketing tradicional em xeque e trouxeram novas possibilidades. Antes de começar, no entanto, vamos entender o conceito. Presença digital é o espaço que a marca ocupa no ambiente online, incluindo canais como redes sociais, sites, blogs, e-mail marketing, WhatsApp, entre outros. Algumas empresas já têm esses canais ativos, inclusive, mas não sabem tirar o melhor proveito deles e aumentar sua visibilidade. Faça o dever de casa Nessa jornada, é importante ter um bom planejamento estratégico, que comece com diagnóstico e análise do contexto no qual sua marca está inserida. Na sequência, defina os objetivos: onde você quer chegar e o que espera alcançar em cada canal. Feito isso, é hora de definir quais táticas e ações serão executadas. O bom planejamento digital requer análises constantes. Vale lembrar que presença é diferente de atuação. Então, é importante sempre validar se as suas estratégias geram valor para o público e corrigi-las se necessário. Conteúdo de qualidade Não basta simplesmente aparecer no feed do seu público-alvo. É necessário ter frequência e relevância e, sobretudo, apostar em conteúdos de qualidade – pensados estrategicamente para cada mídia social. Além disso, é determinante ter um site profissional responsivo e com visual atrativo – e que, acima de tudo, gere valor aos clientes. Outro canal importante é o blog. Ele tem função essencial dentro do plano tático, pois exerce papel de destaque no marketing de busca e ainda oportuniza o aumento da autoridade da marca. Ferramentas como o Wordpress podem ajudar o empreendedor a criar um blog em minutos. As campanhas de e-mail marketing também continuam sendo excelentes opções para divulgar novidades e promoções. Já no WhatsApp, a dica é humanizar suas interações. Em ambos os casos, mantenha um relacionamento mais próximo e ofereça uma experiência personalizada. Não esqueça: a presença digital não tem vida sem conteúdo. De que adianta um blog que não se atualiza? Ou um perfil nas redes sociais que não publica nada? Reflita sobre essas dicas e se prepare para alavancar sua presença na web. Como saber em quais canais minha marca deve estar? JULIANA FERNANDES ANALISTA DE MARKETING NA LOCAWEB /jfernandesju
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