Locaweb Edição 130
// revista locaweb 41 // reportagem / energia solar O primeiro deles está relacionado ao barateamento da tecnologia. “Por volta de 2008, a China entrou na manufatura dos painéis fotovoltaicos e, de lá para cá, por conta da escala de produção, o investimento começou a cair e se tornou financeiramente viável para PMEs. Em média, a energia produzida pelas placas solares fica de 5% a 8% mais barata ao ano”, afirma Rodolfo, da Portal Solar. Em contraponto, está a inflação da conta de luz. “O Brasil passou por muitos momentos complicados em relação à produção de energia, especialmente pela falta de chuva. Quando isso ocorre, as hidrelétricas apresentam capacidade inferior ao que deveriam produzir, o país entra em crise hídrica e o custo da eletricidade sobe. Nesse contexto, além do impacto no bolso do empreendedor, existe a questão ambiental, pois, quando não há chuvas, é necessário recorrer à usina termoelétrica, que queima combustíveis fósseis”, ressalta Kim, da Evolua Energia. Esses fatores somados apontam que investir em energia solar é muito mais do que um bom caminho para as PMEs. Segundo Ramon, é uma saída para largar na frente. “Qualquer empresa que deixa de aplicar na matriz solar está deixando de olhar para o futuro. Estudos já apontam que as companhias que não investirem em energia sustentável até 2025 serão ultrapassadas por seus concorrentes.” Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que apenas 14% das pequenas e médias empresas já adotam a energia solar no país. Apesar do número ainda ser baixo, é um mercado que cresce a passos largos por conta de dois motivos principais. exemplo, é melhor realizar a compensação na conta de luz”, esclarece Rodolfo, da Portal Solar. Mercado para PMEs Um levantamento realizado pelo Sebrae, em parceria com o Instituto A rede fotovoltaica tem impacto ambiental próximo a zero, além de ajudar na descarbonização, como poucas outras fontes '' Rodolfo Meyer , fundador e CEO da Portal Solar
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