Locaweb Edição 130

// revista locaweb 25 // capa / liderança feminina importante para a empresa, ela decidiu investir sua energia em capacitar e desenvolver cada indivíduo. “Mais do que trazer dinheiro para o negócio, liderar se trata do legado que você constrói e da marca que deixará nas pessoas que passaram por você. É muito menos a respeito do que faço sozinha e muito mais sobre o que nós fazemos enquanto time.” Nesse cenário, Raquel entende que para criar uma matriz sólida é fundamental olhar para os pontos a se desenvolver. No entanto, reconhecer os pontos fortes é tão importante quanto – ainda mais quando se é mulher. “Às vezes, a insegurança vem e, aí, o autoconhecimento é essencial para seguir em frente.” Com 12 anos de empresa, uma carreira solidificada e 40 anos de idade, a executiva percebe o quanto a jornada de uma mulher é valiosa para abrir caminhos e inspirar outras profissionais. "O meio de tecnologia ainda é majoritariamente masculino. Não é raro estar em uma reunião de negócios e ser a única mulher”, afirma. Para quem projeta uma liderança em tecnologia, Raquel conta que o ponto mais importante é ter coragem para desbravar esse espaço. "O autoconhecimento ajuda a não se esquecer de quem é e de qual é seu lugar de domínio", aponta. Por fim, o ensinamento que ela deixa é a dedicação em estabelecer relações de confiança. "No mundo corporativo, as transformações vêm apenas por meio desse tipo de conexão." “Passei por minhas duas gestações dentro da Locaweb. Minha filha mais velha tem nove anos e meu filho caçula, seis anos”, conta. Segundo a executiva, a maternidade lhe trouxe um grande empoderamento profissional. “Eu senti que, se eu tinha sido capaz de gerar uma criança, eu poderia fazer qualquer coisa.” No retorno da primeira gestação, Raquel assumiu a função de Coordenadora de Marketing de Produtos. Na segunda gravidez, ainda no período de licença- maternidade, foi convidada a ocupar a posição de Gerente de Marketing de Produtos. Ela lembra que esse foi um grande momento de virada, pois precisou aprender muito. Assim, aproveitou a oportunidade para aprender com aqueles que passaram a responder a ela, conquistando conexões valiosas com seu time. Na sequência, veio o desafio de assumir a gerência de todo o portfólio da empresa, uma jornada que durou cerca de três anos. Até que, em junho de 2022, Raquel conquistou a posição de head da unidade de produtos digitais da Locaweb – área que não tinha familiaridade, e, mais uma vez, precisou aprender coisas novas. A partir daí, se tornou responsável pela experiência do cliente de uma ponta à outra (produto, marketing, venda e relacionamento). Para ela, o segredo para se adaptar ao mercado e tirar o melhor proveito dele está na curiosidade, na atitude de ir além da primeira resposta e em ser a pessoa que questiona os porquês. “É importante não ter vergonha do que não sabemos e ter cabeça de aprendiz eternamente.” Somado a isso, Raquel destaca a capacidade de ter olhar analítico e guiado por dados, assim como uma visão holística, que conecte produto, negócio, cliente, custos e outros tópicos determinantes para o negócio. “Nativamente, já tinha todas essas características, e esses hard skills fizeram com que a minha curva de aprendizagem e crescimento fosse consistente.” Trabalho em equipe Raquel vê o ato de liderar como um exercício genuíno de desapego. Segundo ela, no mundo corporativo, só é possível fazer transformações por meio de conexões de confiança. “Se eu aprendi a fazer determinada tarefa, outras pessoas também podem fazê-la tão bem ou até melhor”, diz. Consciente de que delegar tarefas não transforma o líder em uma figura menos

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