Locaweb Edição 118

40 // reportagem / vídeos curtos // revista locaweb @revistalocaweb A melhor frequência Uma característica dos vídeos curtos é que eles fazem a audiência querer consumir mais. Por isso, é importante alimentar as redes sociais com frequência. Até porque uma marca ausente não gera saudade no consumidor, mas, sim, esquecimento. “Um dia sem postagens pode significar perda de seguidores e queda no algoritmo, que costuma ser bastante exigente com a disciplina diária de trabalho”, alerta a estrategista de negócios Camila. A Kamaleão Color, por exemplo, publica ao menos um vídeo curto por dia. “Optamos por postar sempre às 15h, pois, além de ser o horário em que toda a equipe está ativa, sabemos que é um dos períodos de maior movimento em nosso perfil no Instagram”, conta Marina. A marca trabalha com planejamento antecipado, mas não deixa de acompanhar as trends. Caso apareça uma tendência relevante, conteúdos de última hora são criados. A Papelaria Unicórnio, por sua vez, segue uma estratégia diferente e posta o máximo que consegue diariamente. “Trabalhamos com um mínimo de três posts, mas já chegamos a subir mais de dez conteúdos em um único dia. É claro que muitos não chegam a ter 10 mil views, mas um que chegue a 500 mil compensa os outros. Ele, sozinho, pode ser responsável por trazer cerca de 5 mil pessoas para o site”, explica Giovanna. A empresa também tem o compromisso de realizar publicações aos fins de semana. “Achamos importante fazer isso, pois é o momento em que a galera está em casa, querendo consumir conteúdo, e é quando as empresas menos postam. Então, é uma oportunidade de conseguirmos mais engajamento”, diz a profissional. Os vídeos são feitos durante a tarde de sexta-feira e programados para entrar nas redes sociais entre sábado e domingo. Para descobrir qual a frequência indicada para o seu negócio, a dica é ir testando o número de postagens. “Se a produção ainda for complexa para você, distribua o conteúdo ao longo do mês e aumente as postagens conforme a necessidade. O importante é alternar as temáticas, para conseguir impactar usuários com hábitos de consumo diferentes”, conclui Luiz, da Trope.se. Estrategicamente, você deve prender a atenção do público em, no máximo, 3 segundos, seja com um título, seja com uma legenda ou música '' Camila Silveira , estrategista de negócios

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