Locaweb Edição 118

36 // reportagem / vídeos curtos // revista locaweb @revistalocaweb Boas práticas Por mais curto que seja um vídeo, é importante entender que ele precisa seguir um storytelling. Ou seja, deve contar uma história com começo, meio e fim. Entretanto, os primeiros segundos são os mais valiosos nessa equação – do contrário, a geração mais apressada pode perder o interesse e deslizar a tela para conferir o próximo conteúdo. “Estrategicamente, você deve prender a atenção em, no máximo, 3 segundos, seja com um título, seja com uma legenda ou música. Também deve trabalhar, em média, com 1 minuto de duração”, recomenda Camila Silveira, estrategista de negócios com ênfase em marketing e redes sociais. Em relação ao conteúdo em si, o que mais faz sucesso são informações que costumam ficar longe dos olhos dos clientes. Processos de fabricação, atendimento ao consumidor e bastidores de trabalho são alguns temas que despertam a curiosidade do espectador. O vídeo mais popular da Papelaria Unicórnio, por exemplo, mostra simplesmente o que uma pessoa comprou na loja. Ele já acumula mais de 7,8 milhões de visualizações no TikTok. Veja-o aqui: http://lwgo.to/1ms. “Quando abrimos caixinhas de perguntas nos Stories do Instagram para saber o que os seguidores querem ver em nossos vídeos, os pedidos giram em torno de compras comuns. Eu até invisto tempo na Aplicativos aliados Mais do que gravar vídeos curtos, os empreendedores podem usar aplicativos para dar um toque de profissionalismo à produção. Seja na edição, seja na organização, confira três programas essenciais indicados por Camila Silveira, estrategista de negócios com ênfase em marketing e redes sociais. 1 CAPCUT App para editar vídeos da mesma empresa proprietária do TikTok, a ByteDance. É recheado de recursos, como efeitos de transição, filtros, textos e faixas de áudio. O conteúdo final pode ser salvo no smartphone ou compartilhado diretamente pelas redes sociais. Tudo isso sem deixar marca d’água. Está disponível para Android (http://lwgo.to/1mv ) e iOS (http://lwgo.to/1mw ). 2 INSHOT Outra sugestão para editar vídeos curtos, está disponível para Android (http://lwgo.to/1mz) e iOS (http://lwgo.to/1m-) . Permite aplicar bordas com cores, filtros e textos. Isso sem contar que o usuário pode cortar a parte que desejar e incluir áudios. 3 META BUSINESS SUITE Aplicativo para Android (http://lwgo.to/1mx) e iOS (http://lwgo.to/1my ) para gerenciar páginas do Facebook e perfis do Instagram. Permite o agendamento e a postagem em ambas as plataformas ao mesmo tempo, além de gerenciar e receber mensagens, notificações e alertas em um só lugar. “É fundamental para manter a frequência e disciplina de publicações, deixando tempo para o empreendedor se dedicar a outras atividades”, diz a especialista.

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=