Locaweb Edição 118

18 // memória / sambatech // revista locaweb @revistalocaweb marketing, ganhou um celular novo. Top de linha, o modelo era um dos poucos da época com visor colorido. “Tentei baixar um jogo e não consegui. Pesquisei a respeito do assunto e vi que, embora o mercado de games para celular já existisse na Europa e nos Estados Unidos, ainda não era expressivo no Brasil. Nesse momento, tive a ideia de tentar trazer esse mercado ao País”, destaca Gustavo, CEO da Sambatech e Samba Digital. A partir daí, o empreendedor enviou e-mails para várias companhias do segmento e chamou atenção de uma empresa de Londres, na Inglaterra. Em pouco tempo, a Sambatech surgiu como representante da companhia na América Latina. Em 2007, a empresa brasileira passou a distribuir jogos para as operadoras de telefonia da América Latina, mas notou um sinal de alerta no mercado. “Com outras grandes marcas entrando no Fundador ressalta a resiliência da Sambatech, que soube se renovar para continuar conquistando mercados segmento, logo ficou claro que não sobreviveríamos por muito tempo com esse modelo de negócios. Resolvi, então, mudar o foco de atuação. Foi aí que migramos para os vídeos online”, ressalta Gustavo. Um novo foco A Sambatech decidiu investir no desenvolvimento de uma plataforma de gestão e distribuição de vídeos na internet, pois já enxergava o streaming como uma tendência para os próximos anos. Em 2008, a empresa conquistou seu primeiro grande cliente (a Band) e recebeu um aporte financeiro que ajudou a alavancar os negócios. Nos anos seguintes, a startup continuou crescendo em ritmo acelerado, conquistou novos clientes de peso e se consolidou de vez no mercado. Em 2014, por exemplo, foi eleita uma das companhias mais inovadoras da América Latina pela "Fast Company". Depois, foi reconhecida como uma das 250 empresas mais inovadoras do mundo em 2017 pela Alchemist Global Top 250 Private Company Competition. Inovar, sempre Para os próximos anos, a Sambatech planeja seguir inovando, principalmente no que se refere a assuntos relacionados à transformação digital. “Também queremos fortalecer a marca empregadora da Sambatech como uma empresa ideal para trabalhar, na qual os líderes e gestores se preocupam com o crescimento profissional dos seus colaboradores. A ideia é que, cada vez mais, eles ofereçam à equipe ferramentas que ajudem no aprimoramento e conhecimento de assuntos ligados à sua área de atuação”, finaliza Gustavo. Transformação digital Em 2020, a Sambatech lançou a Samba Digital, unidade de negócios focada em transformação digital. “A ideia surgiu após percebermos um enorme gap nesse mercado, no qual as empresas têm a necessidade de implementar tecnologia, mas nem sempre sabem por onde começar”, conta Gustavo Caetano, CEO da Sambatech e Samba Digital. O especialista afirma que a ideia é entender os problemas que as marcas anseiam resolver. “Nosso objetivo é transformar pessoas e companhias por meio da inovação. Queremos ajudar as organizações a alavancar os negócios e abraçar a transformação digital, garantindo vantagem competitiva por meio de projetos que promovam mudanças culturais”, completa Gustavo.

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=