LUCAS DI GRASSI EMPRESÁRIO E PILOTO BRASILEIRO CAMPEÃO MUNDIAL DE FÓRMULA E INSIGHTS E DESAFIOS DO PROJETO ROBORACE, O CARRO DE CORRIDA AUTÔNOMO QUE USA IA E REPRESENTA O FUTURO DO AUTOMOBILISMO Artigo | IA no Automobilismo 38 WEBJUMP Insigths O carro de corrida autônomo mais avançado do mundo Q uando iniciei minha carreira como piloto de Fórmula 1 em 2010, os veículos eram movidos por combustão. Quatro anos depois, os carros já eram híbridos e, dois anos mais tarde, ou seja, em 2016, os carros passaram a ser elétricos. Isso mostra a velocidade com que a tecnologia tem evoluído. Hoje ouvimos muito sobre IA e machine learning, coisas que pareciam existir somente em filmes de ficção científica, mas que fazem parte do nosso dia a dia e estão evoluindo a uma velocidade cada vez mais rápida. E é o avanço desta nova geração de tecnologias que tenho o prazer imensurável de presenciar e participar com um projeto que nasceu em 2015, trazendo a ideia de criar a primeira série de carros de corrida autônomos do mundo, o futuro do automobilismo moderno. Para colocar isso em prática, precisaríamos de um cenário que somasse dois pontos principais: um sistema full stack autônomo e independente de qualquer infraestrutura de mapas ou mesmo GPS e um controle de movimento capaz de prever os possíveis comportamentos do carro e aplicá-los em sua trajetória. Ou seja, uma inteligência artificial que se aproximasse de um motorista humano, mas com tomadas de decisões e reações mais rápidas. Tendo isso em vista, o primeiro protótipo possibilitaria a interação humana, para ensiná-lo como dirigir, já o segundo seria 100% autônomo. Ou seja, uma IA capaz de analisar um enorme volume de dados, bem como os inputs vindos dos sensores e câmeras do veículo. Dessa forma, quando colocado na pista, o Roborace deve ser capaz de fazer uma leitura quase automática do trajeto, definindo os parâmetros disponíveis, analisando todos os dados de entrada e trabalhando por um algoritmo de estabilização, calculando a forma mais
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