No varejo eletrônico, a experiência de compra não é apenas um diferencial competitivo — é o ponto de partida para fidelizar consumidores em um mercado cada vez mais disputado. Quando 55% dos consumidores afirmam que as formas de pagamento influenciam diretamente sua decisão de voltar a comprar em uma loja, o recado é claro: oferecer opções de pagamento que sejam práticas, seguras e diversificadas não é mais um diferencial, mas uma necessidade estratégica. Além de fatores tradicionais como preço, qualidade do produto/serviço e frete grátis, que ainda são critérios essenciais, a jornada de compra precisa ser intuitiva e livre de fricções. Jornada essa que vai desde a navegação no site até a finalização do pedido, e até mesmo o pós-venda. E é na etapa do checkout que muitas empresas ainda perdem clientes, levando a altos índices de abandono de carrinho devido à falta de opções de pagamento ou outras dificuldades técnicas. Por que o pagamento importa? Os consumidores estão mais exigentes e atentos à experiência de compra como um todo. Hoje, eles não apenas buscam boas ofertas, mas também conveniência. No Brasil, por exemplo, o PIX se popularizou rapidamente e se tornou o método de pagamento preferido graças à rapidez e simplicidade, além de ser uma opção amplamente acessível. No entanto, limitar-se a uma única forma de pagamento pode alienar os consumidores que possuem outras preferências de pagamento, como parcelamento no cartão de crédito, pagar com boleto ou até usar carteiras digitais. Integrar diversas opções de pagamento ao checkout é, portanto, essencial para atender às expectativas de um público cada vez mais diversificado. Então, além de diversificar as formas de pagamento, é fundamental garantir que todo o processo seja fluido e confiável. Uma experiência positiva na etapa final de compra pode ser decisiva entre perder o cliente ou converter a venda. O papel da experiência na fidelização Uma grande parte dos consumidores (78%), preferem marcas que oferecem uma boa experiência. Isso significa que, além de um produto de qualidade, a jornada de compra que a empresa oferece precisa surpreender positivamente em cada etapa. Quando o consumidor percebe que a marca se preocupa em facilitar sua vida, seja oferecendo uma compra rápida ou proporcionando flexibilidade no pagamento, isso se traduz em confiança e lealdade. Por Monisi Costa, Diretora de Pay e Banking da Vindi BRANDED CONTENTPagamento como estratégia: por que a experiência do checkout conquista o consumidor no varejo eletrônico
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=