//revistalocaweb 35 //reportagem / delivery próprio explica Rafinha Soares, CEO do podcast Falando de Delivery. Isso significa que o ideal não é o empreendedor escolher entre uma ferramenta ou outra, mas buscar entender o papel de cada uma na estratégia de negócio, combinando as soluções. “É muito importante atender ao que os consumidores desejam, e eles desejam que você esteja presente em vários canais. Alguns deles vão preferir comprar pelas plataformas das quais já são clientes, enquanto outros vão optar por um contato mais pessoal, via WhatsApp”, diz Simone Galante, fundadora e CEO da Galunion, consultoria especializada no setor de foodservice. Ainda assim, a entrega própria apresenta certas vantagens quando comparada à realizada pelos aplicativos populares. “É preciso esclarecer que as plataformas de marketplace cobram uma comissão que pode variar de 5% a 30%, sem contar o fato de que seu produto estará misturado a vários concorrentes – que empreendem uma verdadeira disputa pelo menor preço”, alerta Fábio, do Senac EAD. Em uma ferramenta própria, no entanto, em vez de comissões por pedido, o empreendedor vai pagar uma mensalidade fixa. Dessa forma, quanto mais ele vender, maior será a economia em relação à dinâmica dos marketplaces. Sem falar na autonomia para gerir cardápio e tempo de entrega, criar promoções vantajosas e escapar de restrições impostas por terceiros. Faça você mesmo O Delivery Direto é uma plataforma da Locaweb Company que permite criar um aplicativo completinho para restaurantes. Além de funcionalidades básicas, como gestor de pedidos, cardápio, área de entrega, horário de funcionamento e pagamento online, o proprietário do negócio conta com um CRM completo – com ferramentas para realizar disparos de e-mail marketing e notificações por aplicativo e SMS, painel de estatísticas com gráficos e relatórios, além de mais de 50 integrações diversas. “O objetivo do Delivery Direto é desenvolver uma solução prática, confiável e repleta de funcionalidades que ajudem o empreendedor a gerenciar sua operação. E que, a partir disso, a otimização do tempo permita que ele se dedique a surpreender e encantar o cliente”, explica Juliana Cicereli, parte do time fundador do Delivery Direto e head de relacionamento e comunidade. Com a plataforma, é possível criar aplicativos Android e iOS, bem como site responsivo. Para completar, o utilizador tem à disposição um robô dedicado a facilitar compras pelo WhatsApp do estabelecimento. E tudo isso com a marca própria do negócio, atuando como uma ferramenta oficial. Rafinha Soares, do podcast Falando de Delivery, destaca que ter um app próprio dá ao empresário a chance de controlar toda a experiência de compra do cliente
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